"Bolo de Mandioca com Babá-de-Moça"

Bolo Mandioca com Babá-de-Moça
Sem Glutén




A receita antiga é preparada com metade da Babá de Moça abaixo, nascia + uma cocadinha. Para virar um bolo gostoso preparamos com dobro de Babá-de-Moça.

Bolo de Mandioca com Babá-de-Moça

Este bolo já é a versão melhorada por mim, corrigindo a textura seca da versão antiga.

Babá-de-Moça de Leite Condensado Diferente
- Receita diferente preparada com dobro de leite de coco, termina uma textura + mole do que costuma ser na prática.
- Rendimento: 800 ml de babá-de-moça de textura mole
  • 250 ml - 1 xícara (chá) de água
  • 120 g - 1 xícara (chá) açúcar cristal
  • 6 gemas (passadas pela peneira - ler abaixo o preparo )
  • 1 lata de leite condensado
  • 400 ml - 2 garrafinhas de leite de coco de 200 ml
  • 1 tirinha de casca de limão (detalhe especial da receita)
  • 2 colheres (sopa) manteiga sem sal (nós fizemos com manteiga de verdade, traz um sabor complementa tudo, caso você opte por fazer com margarina, faça exclusivamente com margarina com teor de gordura 82% no mínino, veja se a tabela está registrado 8,2%)
Bolo de Mandioca
  • 500 ml de Babá-de-Moça de Leite Condensado liquida  pronta  acima - vai sobrar 
  • 4 ovos inteiros batidos em neve firmes
  • 400 g de mandioca crua ralada
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Acabamento não estranhe, é os 2 juntos:

  • raspinhas de casca de limao
  • + canela em pó 


Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Descasque as mandiocas cruas, lave e rale no ralador (fino ou grosso) o que preferir.

2 - Mandioca crua ralada.

3 - Se não for usar imediatamente, cubra com água e vede com filme plastico.

4 - Senão for usar hoje, conserve assim dentro geladeira. Ela dura assim por bom tempo. Minha mandioca ficou na geladeira 4 dias, por pura falta de tempo para preparar esta receita. A água foi trocada por nova todos os dias.


5 - Prepare a Babá-de-Moça de Leite Condensado 

Leve ao fogo o açúcar, até obter uma calda de ponto de fio ralo. Desligue, espere amornar. Enquanto isso, para peneirar as gemas, separe claras das gemas. As claras congele-as. As gemas desmanche no garfo até ficarem liquidas. Passe pela peneira, importante, sem raspar por dentro da peneira, apenas balançe, se quiser raspar, só raspe o bumbum da peneira por baixo dela, nunca por dentro. Película de gema + clara ficam na peneira.

Nas gemas peneiradas, dilua o leite condensado, e 2 leite de coco. Despeje na calda amornada e volte a fogo, com 2 colheres de sopa de manteiga + 1 tirinha de casca de limao. Até borbulhar muito. É + liquida, quando ferve, cuidado, espirra quente igual polenta. Aguente uns 10 minutos a mais e pare. Nao terá textura de recheio, tipo bebida quente cremosa. Ela é + rala que a maioria dos recheios que fazemos... Aguarde amornar quase frio, ou totalmente frio. Rendimento: 800 ml.
6 - Escorra a mandioca crua ralada, retirada da geladeira.

7 - Unte com capricho 1 refratario médio de 2 litros ou grande de 3 litros, com margarina aplicada com camada grossa. Reserve.


8 - Bata as claras em neve bem firmes. Misture manualmente a mandioca ralada na baba de moça, acrescente as claras em neve e coloque o fermento em pó para bolo.


9 - Leve para assar direto ao forno vaporizado, por 35 a 40 minutos. Começou a dourar, pode tirar, senao seca demais a cremosidade (foi o que aconteceu da 1.a vez que preparei).

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  

10 - Sobrará 300 ml de Babá-de-Moça (o que equivale 1 caneca de porcelana da Oxford colorida ou branca). Use como quiser, até para comer de colherzinha. Vou ensinar a fazer a minha Gemada predileta, para tomar quentinho: Gemada de Babá-de-Moça.

11 -Sirva  polvilhado com essa mistura diferente  canela + raspinhas de casca de limão. Dessa vez, resolvi experimentar o sabor dele sem canela e é ótimo!




Passe um cafe preto fresquinho, o doce deste bolo está no ponto,
não interfere com doce do seu café.






Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

ameixa seca disse…
Estou aqui a tentar imaginar o quanto deve ter ficado delicioso, porque sou fã de mandioca e de coco :)
Que delícia...
Deve ser uma combinação maravilhosa.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/