"Rocambole Surpresa" - "Rocambole Chococo Maravilhoso"


Delicioso!
Fazendo a linha tipo Bolo Bomba
Massa crua + Recheio assam juntos no forno...

Rocambole Surpresa
Rocambole Chococo Maravilhoso
do
Mais Você - Ana Maria Braga

Coco + Cheren de Castanha de Caju





Bolo para o Café ou é Sobremesa:


  • Sem cobertura, só polvilhado de coco - é bolo para café
  • Com cobertura, tipo da Marli, role no final do post para ver - vira sobremesa nível Ceia de Natal. A Marli usou nozes no lugar da castanha de caju.


Uma receita que o sabor do Leite Condensado aparece com destaque no comendo, sem ser Beijinho de Coco e sem ser Bolo Prestígio, tb não é Cocada pra valer, é um comendo Leite Moça mesmo!

A massa assada de chocolate já em temperatura ambiente é uma textura + seca, que ganha o cremoso do recheio. Tipo aquele Bolo Chococo (sem farinha), só que nesta versão Rocambole é bem + gostoso de comer.

Receita é diferente e imperdivel!
Você precisar assar ela.


Rocambole Surpresa
Rocambole Chococo Maravilhoso

Coco + Cheren de Castanha de Caju
1.a Etapa Tabuleiro:
  • n.o 4 - tamanho 40 x 31
  • papel aluminio
  • untado com capricho com margarina

2.a Etapa - Recheio Cru que vai ao Forno
  • 2 latas de leite condensado
  • 200 g de coco ralado
  • 20 g de cheren de castanha de caju - 3 colheres de sopa gorda

3.a Etapa - Bolo de Chocolate - Batedeira (estilo gemada sem margarina primeiro)
  • 6 gemas
  • 7 colheres (sopa cheia) açúcar
  • 6 colheres (sopa) chocolate em pó soluvel (usei 50% caca, por isso nasceu + escuro - e na foto do Mais Você foi aquele 32% cacau)
  • 1 xícara (chá) farinha de trigo
  • 1 colher ( " chá" ) fermento em pó para bolo (tiquinho mesmo)
  • 6 claras em neve firme

4.a Etapa - Finalizar - Polvilhe uma das opções:
  • coco ralado
  • neve de açúcar de confeiteiro peneirado
  • chocolate em pó soluvel peneirado


Pilotando a Cozinha com Priscila

(apesar do monte de fotos abaixo é bem simples, vapt-vupt):


1 - Tabuleiro n.o 4 (40 x 31 cm) forrado de papel aluminio e untado com capricho com margarina.


2 - Despeje 2 latas de leite condensado sobre o untado.

3 - Polvilhe o cheren de castanha de caju


4 - Polvilhe 200 g de coco ralado por igual. Reserve.

Agora use a Batedeira.


5 - Massa - Bolo de Chocolate - Não é pão-de-ló é tipo bolo comum de gemada (só que sem margarina dessa vez e sem liquidos)... Bata a gemas com o açúcar até ficar fofo, ai seque com chocolate em pó soluvel e farinha de trigo e 1 colher chá de fermento para bolo (tiquinho). Usei o o fermento Dr. Oetker que esse não vai crescer agora, so no forno. Bata as 6 claras em neve. Manualmente misture na pastinha de chocolate crua. Espalhe sobre a superficie as colheradas, é pouquissima massa, para tanta superficie. Alise e cubra com as costas da colher. É estranho que embaixo é tudo mole e sai um pouco do lugar.

6 - Forno preaquecido a 180.o C. Leve para assar vapt-vupt, não é bem uma assada, na verdade é uma secada por 25 minutos. Tipo o tempo de gratinado tipo o tempo de assar cupcakes, bem rapidinho...

Agora os finalmente é diferente também...

7 - Pegue 1 pano de prato da gaveta passado a ferro.

8 - Molhe debaixo da torneia da pia da cozinha e torça. Ficando úmido.


9 - Abra o pano de prato umido, sobre a bancada. Úmido polvilhe farinha de trigo sobre a superficie dele.


10 - Com a mão espalhe a farinha de trigo, para cobrir tudo. Parece talco...


11 - Assou os 25 minutos, a superficie do bolo de chocolate secou no forno. Não adianta espetar com nada, que embaixo é meio melado... Tire do forno e vire direto sobre o pano que vc preparou. Com cuidado tire o papel de aluminio devagarinho. Desgruda mais ou menos direito. O que grudou eu raspei com faquinha e voltei para o recheio.



12 - Desgrudado, então enrole apertadinho ainda quente com ajuda do pano.
Deixe assim enrolado até esfriar. Esqueçe ele assim por enquanto.
Dá tempo de limpar a cozinha e fazer muita coisa em casa.


13 - Frio em temperatura ambiente, retire o pano.
A ponta do meu rocambole ficou estranha.
Ta bom, reconheço, a ponta do meu rocambole nasceu um desastre!
Tudo bem, nós formigas vamos mandar pra dentro essa ponta rapidinho.

O pano nasce imundo.
Tem um tiquinho de farinha no rocambole desenrolado.
Ai vc vê esse pano e pensa, é a 1.a vez e a última, não faço + essa receita...


14 - Leve o pano sujo para pia da cozinha, lave bem debaixo de água corrente, pingue detergente de louça no pano, e esfregue. Sai tudo. Já limpinho dá para deixar de molho em qualquer outra leva de roupa sem problema.

15 - Optei por polvilhar coco ralado, que esconde os siscos de farinha que ficaram nele.



16 - Ai vem a degustação...
Que delícia! Que delícia mesmo!
Esta tudo perdoado, perdoo até o pano sujo.
Vou fazer de novo, com certeza
.


Comendo a receita é conquistador!

Serve para visita em casa, na mesa do café,
vc vai arrasar...


Fontes:

Conheci aqui: A receita é do Mais Você da Ana Maria Braga (tem até video do passo-a-passo lá na receita só acessar). A receita é da Solange Menke (mora no Rio das Ostras - RJ). Já é uma versão melhorada, + moderna, do tipo com + recheio gostoso...

A amigona
Marli do Blog Saboreando a Vida (lá de Brasília)
registrou aqui nos comentarios que a receita é antiga, da Nestlé.
Pesquisei, é verdade.



O Rocambole Surpresa foi registrado aqui neste
livro antigo da Nestlé:
O Doce Brasileiro.

A foto era essa, do mesmo jeito com um pouco menos de recheio. A receita antiga na integra, você acessa aqui para conhecer, no: LeiteCondensado.com

O Portal Nestle Cozinha - Brasil (agora 2010) também tem esta receita registrada lá. Na mesma proporção de recheio antigo (com menos recheio que a minha receita indica). Já está com alteração, só que desta vez a alteração é na massa, leva agora Fécula de Batata (que deve dar aquele sabor de massa de Bem-Casado de Chocolate, fofo que quase sem açúcar e consistente. Acesse aqui para conhecer, apresentada no portal com o nome: Rocambole de Chocolate e Coco

Agora para fechar o registro com chave de ouro,
olha isso aqui:




Ela fez ele, serviu no Natal como Tronco (tipo Buche Noel Europeu), o tronco todo riscado foi coberto com Ganashe de Chocolate (ruim né), o Doce Brasileiro fazendo bonito na Ceia... Ganhou no lugar do cheren de Castanha de Caju, nozes. Ainda ganhou Nozes pintadas de Dourado na decoração.

Marli vc tem toda razão,
o sabor dele é muito gostoso, conquistador,
com todo esse capricho a + que vc colocou nasce
nível Ceia de Nata
l.


Marli parabéns, vou fazer da proxima do seu jeito
com esta cobertura cremosa, nasce com sabor de sobremesa fina.
Ficou nota 10!



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Qué delicioso!

tiene una pinta exquisita :)

En España lo llamamos "brazo de gitano" a este dulce

Saludos :)
ameixa seca disse…
Lindo e delicioso :)
Marly disse…
Oi, Pri,

Esse rocambole é mesmo uma delícia. Mas a receita não é do 'Mais Você' nem da pessoa mencionada, mas da Nestlé. Eu a faço há muitos anos (até com variações) e apostei no meu blog no fim do ano passado.
Renata disse…
Super delicioso!!!

Parabéns pra voce mais uma vez, arrasou!
Marly disse…
Oi, Pri,

Pois é, esse rocambole é também versátil e pode fazer bonito numa festa. Aqui em casa ele passou a fazer parte das sobremesas natalinas (e faz o maior sucesso, rsrs).

Beijão e obrigada pela menção ao meu bloguito
Iliane disse…
simplismente:maravilhoso!!!!!bjus
Vicentina disse…
Que delícia ele já sai recheado, muito bom, e muito bem explicadinho. Parabéns.
Bjs e Bom Final de Domingo
Fla disse…
Que bacana esta receita.
Vou deixar anotadinha aqui.
Bjs
Rachel disse…
Olá Priscila,
Que beleza de post, heim...tudo muito bem explicadinho.
Confesso que gosto mais da versão da Marly, acho que a fôrma com papel manteiga e açúcar no guardanapo, não grudam tanto, fora outras diferenças na massa.
A receita é uma praticidade só, e fica muito gostosa, com certeza vou fazer muitas outras vezes!
Bjuss!!!
Maria Lúcia disse…
Oi
Só você pra ensinar passo a
passo.
Obrigada.
Beijos...
Lúcia.
Emília disse…
Adorei a explicação e vou guardar nos favoritos!
Beijinhos
Daniel F. Moura disse…
Ontem minha esposa me pediu para fazer rocambole, e eu achei esse ... vou tentar

Estou seguindo o seu blog ...

Venha visitar o meu

abraço
http://feitonahora.blogspot.com/
Liih Arts disse…
Oi querida adorei seu blog
e essa receita então é tudo de bom!
to te seguindo tá
só nova por aqui ainda to aprendendo.
grande beijo
Renata disse…
Quero fazer mas só estou escrevendo para dizer que adoro seu blog e a forma divertida e informativa que você escreve! Muito obrigada pela receita!!
Anônimo disse…
Pricila suas receitas são maravilhosas,gostei mt.
Anônimo disse…
as receitas são ótimas,dão super certo, quero mais