"Feijão com Costelinha" - da Priscila

Mistura no Feijão...


Feijão com Costelinha
da Priscila










Além do famoso
Feijão com Abóbora
da Vovó Selma,


o Feijão com Costelinha é outro que rende elogios, por ser
Mistura no Feijão, nasce com frequencia...

Prático! Tem só 2 panelas no fogão. Arroz, Salada, Panela de Pressão de Feijão com Costelinha (que já vem com legume) não precisa de + nada. Daqueles almoço que praticamente, a pratada é sempre repeteco do feijão...

Feijão Nutritivo: É um gancho que a gente não pode deixar perder o costume, senão as chaturas de casa se desacostumam. Já que foram criados almoçando Feijão com Abóbora, esta versão não tem outras Carnes e Linguiças boiando junto, só a Costelinha, sempre com Legumes da geladeira. A idéia é fugir da batata, empurrar para pança da turminha: Cenoura, Inhame, Vagem palito ou Vagem torta, esses acrescidos durante o finalmente do cozimento. Já a Couve-Manteiga refogada os pequeninos não querem comer, ele vai para panela de feijão também. Uso tem vez Couve-manteiga ou Mostarda, no final, após desligado a chama, só jogar dentro e mexer, que é instantaneo... Pode fazer que funciona, da 1.a vez e 2.a vez até tem resistencia, conseguiu colocar a garfada na boca, como que esse Feijão é muito saboroso, conquista!



Feijão com Costelinha
da Priscila:
  • 1 bandeja de Costelinha de Porco
  • 1.o - escaldada com chaleira de água quente
  • 2.o - lavada água com cachaça ou limão (para tirar as mágoas)
  • 3.o - tempero simples - 1 colher (sopa) tempero verde mineiro caseiro, sem sal de geladeira + suco de 1 ou 2 limões
  • feijão carioquinha
  • água o suficiente para cobrir
  • 1 colher (sopa) de vinagre (para poder aproveitar a água do molho do feijão - tira azia e aproveita os antioxidantes deste água - que combatem os radicais livres)
  • 2 folhas de louro
  • couro de bacon (que foi guardado - se tiver disponivel na geladeira)
  • óleo
  • costelinha de porco - selar até dourar
  • 5 dentes de alho
  • 1 dedo-de-moça, sem sementes, picadinhas
  • 1 cebola das grande picada
  • 1 tomate picado grosseiramente com tudo
  • 1 sachê tempero em pó para feijão Sazon ou Maggi
  • sal
  • 1 galhinho pequenino de orégano fresco (é truque para abrir o apetite dos filhos enquanto prepara o almoço, - que o cheiro deste feijão feito com galhinho de oregano fresco é bom demais...)
  • legumes da geladeira crus: cenoura, inhame, vagem palito ou vagem torta
  • e ou folhas verdes - rasgadinhas com mão - ou filetadinhas no facão enroladas segurando com a mão fechada: couve-manteiga ou mostarda
  • cheiro verde
  • parmesão para servir

-------------------------------------------------------------------------------
Feijão Carioquinha Camil

O Carioquinha Camil na Panela de Pressão está dispensando
o feijão cru de molho.


Costelinha com Carioquinha Camil
precisa de molho, é igual Pucherro, na caçarola,
dispensando a Panela de Pressão.

É o + pacote + caro da prateleira do supermercado.

Aqui em Minas, o Carioquinha Camil grão seco, está com alta qualidade, tão macio de cozinhar qto o Feijão Branco seco cru. Dispensando a pressão para não estourar demais os grãos...O Carioquinha, Rouxinho ou Preto cozidos com casca estourada a gente até não se importa, que faz parte do engrossar o caldo.

Já no caso do Feijão Branco com casca estourada, visualmente tem um cara de comida muito feia, ou mal feita
. Por isso que Feijão Branco é cozido na caçarola no máximo 50 minutos, sem pressão, do jeito comum para não virar purê ou grão com casca estourada, que quando estoura, é igual a Lentilha, todas as cascas de todos os grãos se abrem ao mesmo tempo.


Feijão Comum com o Carioquinha Camil
O ideal é cozinhar só 20 minutos na pressão. Cozinhando na quantidade certinha de água para o feijão cru que você colocou para fazer.
Porque com 30 minutos de panela de pressão , preparado com feijão cru sem molho, ele estoura todo, todos os grãos abrem demais, praticamente purê de feijão com casca aguado. Carioquinha Camil qdo nasce assim dentro da panela, é um saco, vira Tutu ou Sopa Creme de Feijão, sem contar que um saco até reduzir o caldo na textura que se precisa...

Costelinha com o Carioquinha Camil
O ideal é fazer ele igual ao Pucherro - Feijão Branco, sem panela de pressão, de caçarola teflonada das grandonas comum por 50 minutos. Feijão Branco precisa de molho, por isso deixe o Carioquinha Camil de molho também. Começe selando a costelinha, faça a refoga do tempero, coloque os liquidos, + 1 colher de sopa de vinagre (para aproveitar a agua do molho), os demais ingredientes e o Feijão Cru Carioquinha Camil (sem deixar de molho). Cozinhe 2 juntos sem pressão, fogo baixo, abafado, checando de vez enquando...

-------------------------------------------------------------------------------


Feijão Carioquinha Kicaldo

Deixe de o feijão cru de molho

Costelinha com Carioquinha Kicaldo é na panela de pressão.

Kicaldo nunca é o feijão da oferta. O bom que não é tão caro quanto o Camil. Ele é dos bons que cozinha por pouquissimo tempo...

Deixe de molho. Cozinhe o Kicaldo, com água do molho + 1 colher de sopa de vinagre. O vinagre tira a azia e acidez, aproveitando o antioxidante que foi solto neste molho pelo feijão cru. O antioxidante combate diretamente os radicais livres.

Kicaldo com Costelinha são duas etapas rápidas de Pressão. Da 1.a vez cozinhe só 20 minutos na pressão, rapido demais, fica esperta senão a gente esquece..
. Por isso, ao mesmo tempo, enquanto isso, inicie a selagem das Costelinhas de Porco, na caçarola teflonada, que toma um tempinho para faze-lo no capricho, em cima delas, faça a refoga do tempero. Quando tirar a pressão, coloque o tempero com Costelinha e tampe novamente. Da 2.a vez cozinhe na pressão chiando com a Costelinha + 25 minutos. É o almoço estará pronto.



-------------------------------------------------------------------------------

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Truque da Costelinha com + Carne - Corte com a faca rente a 1 lado do osso. Assim a carne se concentra de um lado só. Fica a impressão depois de pronto que é uma costelinha + carnuda, do que cortar os gomos separados ao meio na carne. Escalde com água da chaleira e deixe lá, que solta uma gordurinha natural dela. Escorra. Deixe num 2.o molho rápido, com água com cachaça (ou suco de limã), tira o cheiro de carne crua, abatida (as mágoas). Escorra e tempere, simples molhando com suco de limão. As costelinha sde porco do Feijão não precisam ficar de véspera no tempero (claro que se temperar na vespera ela nascerá + gostosa, só realmente não precisa). Temperando 1 hora antes, ele já nasce uma delicia, por ser receita de cozimento.







Molho de Feijão Cru - O molho de feijão cru depende da marca que você comprou. O Carioquinha Camil não precisa de molho e Costelinha com Carioquinha Camil dispensa panela de pressão. Kicaldo precisa de molho, precisa de panela de pressão por pouco tempo de cozimento. Já os Feijões da oferta, esses não tem jeito, gasta-se tempo e gas de cozinha mesmo... Molho de véspera, 35 a 40 minutos de pressão, para depois abrir colocar o tempero refogado e continuar cozinhando sem pressão até apurar o caldo.

Feijão - Cozinhe o Feijão lavado, com água, couro de bacon e folha de louro. A parte sele com pouco óleo em caçarola teflonada boa (que pede menos oleo) até dourar, a propria costelinha vai soltar uma gordurinha. Isso toma um tempinho. Acrescente e cozinhe na pressão por 20 minutos, ou sem pressão por 35/40 minutos, pingando água da chaleira se precisar. Quase no final do cozimento, acrescente tomate e legume(s) escolhido(s). Desligando coloque o cheiro verde.


  • Costelinha é igual Carne Seca... Se cozinhar além do ponto, a carninha se desfia todo no feijão e você terá é Feijão só com osso.
  • O 1.o almoço vão todos os ossos...
  • O 2.o almoço, o feijão do dia seguinte, é o + saboroso, mesmo sem osso, o sabor dele se apura. Delicioso!

Parmesão no Feijão Carioquinha?


Como essa receita é variação do clássico Feijão Branco com Costelinha, ele nós comemos com Parmesão.

Experimente este Feijão Carioquinha com Costelinha com Parmesão.
É tão bom que vc não irá querer comer de outro jeito...




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp

contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

ameixa seca disse…
Tem um aspecto muito bom!
Tânia disse…
Que delícia!!!
Kris Nardini disse…
Hummmm.... Adoro esse tipo de comidona (é assim que chamo esses pratos!)
Parabéns, Pri.

Beijos