"Carne Seca na Abobora em Camadas" - Cabochan

Tem 2 receitas de sucesso, bitoladas (tradicionais)
preparadas na minha família,
o povo não enjoa nunca,
as famílias vão almoçar juntas na mesma casa, aparecem:

Panqueca ou
Abobora Recheada com Catupiry





Cabochan ou Moranga, não importa... Frango e Carne Seca são os recheios que + nascem. Camarão na Moranga teve uma época que vire e mexe aparecia. Ultimamente ficou + dificil. Camarão esta semana no Wall Mart Itau Power Center Contagem esta custando R$ 45,00 o kg (em terras mineiras, longe do mar é um assalto). Podem rir... Eu servi de novo Carne Seca na Cabochan!


Abóbora Cabochan - Sabor da polpa é neutra. - O prato final é salgado tradicional. Cabochan é seu curinga quando gregos e troianos da família comem na mesma mesa, todos comem, inclusive crianças.

Moranga - É linda, o sabor da polpa é naturalmente adociçada, mesmo temperando. - Pessoalmente é a minha predileta. O problema que familia reunida é fogo! Lembra a estória do Peru x Chester, Peru é uma carninha de frango mesmo assada naturalmente adoçicada, já o Chester é salgadinho. O problema é a minoria, que acaba não comendo ou separando, tipo o Douglas meu irmão não gosta, o pequeno William não come. O adoçicado da Moranga quase sempre criança não gosta, tirando aquele sobrinho que já se acostumou a comer Moranga em casa, o resto da turminha não come. Só faça com Moranga em Família, se tiver certeza que todos comem, ou se tiver um outro prato principal extra para as chaturas atacarem.


Carne Seca na Abóbora em Camadas da Priscila

Ingredientes:
  • 1 Abóbora cozida no microondas (leia o meu preparo com fotos)
  • Catupiry comprado ou caseiro
  • Recheio de Carne Seca gostoso
  • Azeite para pincelar

Recheio de Carne Seca da Priscila
:

  • óleo de milho
  • 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes picada
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1 pacote de carne seca cozido e desfiado
  • 2 tomates Débora, picados com tudo
  • pimenta-do-reino (carne vermelha pede um pouquinho da do reino)
  • oregano
  • cheiro verde bastante
  • sal - experimente se vai precisar...

Rendimento Testado pela Priscila com 1 Cabochan Recheada:
  • almoço para 8 a mesa, com repetecos garantidos (sendo 6 adultos e 2 crianças pequenas), não precisa de outro prato principal de carne na mesa.
  • Cabochan ou Moranga recheada não é Nhoque de Batata, comendo sustenta igualzinho, só que é um tipo de sutenta que não pesa no estômago.
  • 1 Bisnaga Catupiry 400 é o suficiente
  • 1 pacote de Carne Seca Qualita é o suficiente (que o aproveitamento é 100%) - se for usar Carne Seca concorrente ai tem fazer recheio de 2 pacotes comprados mesmo, que a perda é grande na limpeza da gordurinha.



Pilotando a Cozinha com Priscila

(recheio panela de pressão e caçarola - abóbora microondas e forno)


Recheio de Carne Seca:

Carne Seca Comprada - Compre a carne seca de sua preferência (usei a Qualitá), deixe de molho na véspera e troque de água 3 vezes. No dia seguinte cozinha na panela de pressão por 40 minutos, escorra, desfie separando toda a gordurinha no dedo.

Recheio de Carne Seca - Vapt-vupt de fazer - Frite sozinho só a dedo-de-moça picada com alho no óleo de milho. Depois refogue a cebola até muchar. Juntos coloque o tomate e a carne seca, não precisa refogar o tomate primeiro. O tomate sora água, e a ideia é não ressecar a carne seca cozida. Tempere com oregano e um pouquito de pimenta-do-reino (apesar da dedo-de-moça, carne vermelha pede a do reino sempre)... Experimente a minha não precisa nada de sal, está no ponto. Secou um pouco, e ainda úmida desligue. Finalize com muito cheiro verde.
Pronto, delicioso, reserve!

Cozinhando a Abóbora:
1 - Abóbora (polpa é neutra) ou Moranga (a polpa é adoçicada naturalmente) , o preparo rápido e prático é mesmo para as 2 (microondas + forno). Crua, inteira, lave a casca, pra valer, só com água corrente + bucha nova. Sem secar, ainda molhadinha coloque no prato. Molhadinha, inteira, do jeito que comprou, não fure, não faça nada. 2 - Microondas cada um conheçe o seu. O meu Panasonic já velhinho, funciona assim... Abobora ou Moranga inteira:
  • 20 minutos pot alta, com todo mundo em casa, usando micro e tv (virando a ela a cada 3 minutos).
  • 16 minutos pot alta, só eu em casa, sem máquina de lavar roupa funcionando, sem televisão ligada (virando a cada 3 minutos).

3 - Durante o cozinhe, pause a cada 3 minutos, com luva pegue e vire ela. Cozinhando um pouco de bumbum para cima, e da outra vez do outro lado. Você vai ouvir, barulhinho de fervendo por dentro, é assim mesmo... O lado que a casca verde amarelar + rapido, está + cozida, então vc controla, deixando + tempo do outro lado para cima que o tempo, para o outro lado cozinhar por igual. 4 - Terminado, abobora inteira cozida, sem estourar, sem nada. Essa água sora dela mesmo... No microondas, não tem jeito... O lado da boca será aquela que ficou + tempo virado para cima. O lado que fica + tempo embaixo, achata mesmo...


Montagem em Camadas da minha Carne Seca com Abóbora: 1 - Importante: Uma vez já cozida, transfira para o refratario que vai ao forno à mesa, antes de começar. Uma vez cheia e montada, se você levantar, ela estoura embaixo e cai tudo ( a tonha, eu mesminha, aqui já fez isso...) por isso estou avisando.

2 - Com faca abra uma tampa estrela, boa de tampanho, para você meter a colherzona dentro. Como esta cozida é uma manha...
3 - Você vai encontrar tudo: fibra, semente e polpa tudo cozido. Com o garfo, puxe a fibra com semente para fora. Se vier polpa junto, separe. Polpa num prato e fibra com semente em outro (lixo). 4 - Eu retiro toda a polpa, sem tirar demais do fundo, que ele vaza ou rasga fácil. Principalmente das laterais e em cima, eu tiro tudo para fora, fica só a casca mesmo. Por ficar vazia ela dá uma muchada. 5 - Polpa retirada.
Tem
vez que a polpa está mais resistente (faltava cozinhar + um pouquito), saiu, da colher em pedaços, essa você só pica no prato miudinho e usa na montagem, que forno termina trabalho.

Tem
vez que a polpa está cozida demais (como hoje), na colher já é quase pure, não tem problema também. Nasce deliciosa de comer dos 2 jeitos... 6 - Meu segredo... Depois de servir Moranga recheada e Abóbora recheada tantas vezes para visita em casa, descobri no servindo e comendo que faz diferença a montagem.

Montagem Tradicional é não tirar a polpa - aplicar todo o catupiru de 1 vez só e depois o recheio escolhido (molhadinho ou creme, muitas vezes lembra um tipo de strogonoff)...


Meu Segredo - Minha Montagem Predileta:
Comendo a versão + gostosa, é tudo ao contrario da tradicional... Coloca-se 1/3 do Catupiruy agora, como um rejunte direto na casca, até em cima (boca) usando as costas da colher. Sobre o rejunto Grosso de Catupiry, você aplica camadas únicas (lembrando a versão tradicional) ou camadas sobrepostas (que é a minha predileta). - Porque? Come pra ver... O Catupiry ferve 1.o lá no forno, por estar em contato direto com a casca, passa pela outras camadas. Esse jeito de passar pelas outras camadas, faz os sabores de tudo se fundir melhor.

O interessante que o Segredo funciona bem nos 2 jeitos de montagens.
Na montagem 1 camada de tudo de uma vez só ou na montagem em camadas sobrepostas como vou fazer abaixo.
O rejunte grosso de Catupiry direto na casca,
tem esta cara.

7 - Após o rejunto a sequencia em camadas é sempre no capricho com carne seca tá? Siga a sequencia.
- Carne Seca

- Polpa de Abobora

- Catupiry

8 - Quando faltar pouco espaço, só preencha de carne seca até o borda, soque, para caber + e complete até a boca.


9 - Tampe, pincele com azeite ou óleo.
Pincelada fica assim brilhosa.


10 - Leve ao forno por 25 minutos, no máximo 30. O suficiente para o Catupiry ferver lá dentro... Não precisa + que isso. Você ouvirá um chiadinho vindo do forno. Pode tirar que está pronto.

11 - Dica Arrumando o Refratario - Tirando o refratario ou inox do forno, o fundo dele e os lados, fica sempre sujo meio queimadinho, por causa do azeite que espirrou da casca e queimou. Esse espaço no fundo refratario sujo, você esconde cobrindo com qualquer delicia, sugestões: Arroz, Farofa, Batata Palha, ou Legumes...

Para servir, eu falo para todos:
Afunda a colher até fundo que pega todas camadas
.
Pode comer a casca se quiser.
Pode até servir fatiado com casca e tudo no prato,
que dá certinho também.

Um sucesso sempre...




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Marly disse…
Pri,

Delícia de prato com sabor "Brasil", né não?
Só não entendi muito bem a diferença de tempo para o cozimento da abóbora, quando a casa tá cheia. Seria por que
com vários aparelhos elétricos ligados, a corrente baixaria um pouco?

Beijinho, boa noite e boa semana?
Priscila disse…
Oi Marly, é isso mesmo,
casa cheia, aparelhos todos ligados, o microondas não fica tão potente.
É bem visivel quando se cozinha 1 Abobora Moranga ou Cabochan inteira... Já teve vez que abri e a polpa esta meio resistente ainda.

Beijão Pri.
Older disse…
Priscila, sua moranga parece estar deliciosa, já fiz algumas vezes, com pequenas alterações. Lavo a moranga, corto a tampa, retiro toda a semente. Forro o prato do microondas com papel absorvente, deste de cozinha, forre bem, passe óleo na casca da moranga e 20 minutos (teste tempo menor, depende de cda micro)potência alta, para testar palito de dente, espete na casca, se entrar com facilidade já está cozida.
Deixe esfriar, forre com mussarela em fatias e coloque o recheio de carne-seca, ou frango. Fica muito bom, agora camarão a 45 reais o quilo só se for daqueles de meio metro.
Bjs e boa semana.
Sónia Meirinho disse…
que giro. nunca comi assim mas realmente torna uma mesa bem diferente!! ainda dá é um pouco de trabalho mas no final compensa bem!! maravilha mesmo. beijinhos
Renata disse…
Oi Priscilla, suas dicas sao valiosas, afinal moranga com carne seca nao ha quem resista! Gostei!
Naninha disse…
Eu já fiz essa abobora mas a carne era normal pois minhas lombrigas não gostam de carne seca, e não cozinhei no micro pois se eu cozinhasse ouviria meu pai falar na minha cabeça 10 dias devido ao gasto de energia, meu modo de cozinhar é um pouco diferente do teu também.
Mas é muito boa né!
Beijos
Tatiana disse…
Pri, essa receita de Cabochan com carne seca e catúpiry acho que é o prato que mais amo no mundo!!! Meu marido diz que detesta carne seca, por isso nunca faço. Mas antes de casar minha mãe sempre fazia essa abóbora. Vou fazer, ele goste ou não! Fiquei aguada de vontade!!!
Bjs