"Bolo Caseiro de Claras com Coco"

Receita para Sobras da Pâtisserie...


Bolo de Claras com Coco

Fonte: Fazendo parte do feliz ano novo 2009, só descobri agora em janeiro que existe o Blogue Avental Engomado. Blogue escrito pela Marita. Gostei tanto das receitas dela que tornei seguidora. Lá encontrei esta receita para aproveitar as sobras de claras das encomendas de Bolos de Aniversarios.

Sabor: De primeira linha. Fofinho e com sabor, faz o tipo que lembra muito Bolo Pullmann. Foi muito elogiado aqui em casa.


Bolo de Claras com Coco
(massa batida ao estilo da Priscila):
  • 80 g - 4 claras ( usei sobras do dia anterior que ficaram cobertas com filme plástico dentro da geladeira)
  • 1 pitada de cremor de tártaro (para estabilizar o volume conquistado com a neve crescida)
  • 3 colheres sopa - margarina sem sal (60 g) - use exclusivamente margarina com 82% teor de gordura, veja se esta escrito na tabela 8,2% gorduras 
  • 1 e 1/2 copo requeijão - açúcar refinado
  • 1 e 1/2 copo requeijão - leite (175 ml)
  • 1 colher (sopa) essência de baunilha ( 5 ml - a única que recomendo - se não for desta marca, nem precisa colocar)
  • 2 e 1/2 copos de requeijão - farinha de trigo - 240 g (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1/2 copo de requeijão - coco ralado seco (50 g - usei também sobra de lateral de bolo que recolhi e guardei em vidro, de um bolo de aniversário que confeitei)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Cobertura (misture cru):
  • 1/2 lata de leite Moça
  • suco de 1 limão
  • coco ralado para polvilhar
Pilotando a Cozinha com Priscila:
  1. Fôrma de Pudim - Forre internamente com Papel Toalha de Cozinha (do mais baratinho que não absorve bem liquidos). Reserve. Pode deixar sobrar em pé para fora da forma.
  2. Bata uma margarina com açúcar. Ficará um pouquinho dificil sem gema no inicio. Pingue um pouco de leite, ficará com cara de manteiga talhada.
  3. Vá alternando ingredientes secos com o restante do leite.
  4. Essencia de Baunilha Fleschmann - Acrescente a essência de baunilha Fleschmann. É a melhor essência atual do mercado. Ela consegue resistir as fornadas. A principio a massa crua ficará com cheiro muito forte de baunilha, do tipo exagerou. Vai para o forno, vai ter cheirinho de baunilha assando. Agora que conquista, bolo assado e frio, tem cheiro e sabor de baunilha no bolo. As outras marcas praticamente não tem nada, desaparece depois de assado.
  5. Bata as 4 claras em neve, acrescente o cremor de tártaro para estabilizar o crescimento conquistado. Misture manualmente na massa batida.
  6. Despeje dentro da fôrma untada e enfarinhada, ou desmoldante aerosol ou desmoldante caseiro pincelar 
  7. Bolos Manteiga nascem com miolo de bolo melhor, assados em Fornos Vaporizados - Para pâtisserie já compramos fornos vaporizados - Este ambiente é fácil reproduzir no forno comum. - Como fazer Forno Vaporizado caseiramente?: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".  O  bolo será assado o tempo todo neste ambiente quente vaporizado.   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC. 
  8.  Este bolo assou 30 minutos no meu forno. Asse em forno preaquecido a 180.o C, caso você tenha dúvida que o seu está assado ou não, enfie um palito + proximo ao centro, se este sair seco estará assado.  
  9. Espere esfriar. Desenforme e aplique a cobertura.







Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Pri...que lindo...ah vou passar lá pra conhecer o blog também...menina não faço bolos como você, mas tem receita que só usa as gemas e eu tenho pena de jogar as claras é um desperdício né?

Bjus
Eliana Scaramal disse…
Que TUDO esse bolo amiga!! Assim que voltar de viagem vou fazer. rs

Olha já dei risadas viu, sua conta está certinha a data prevista para o nascimento é 15 de outubro. hehehehe
angela disse…
adoro bolo de claras, normalmente uso as sobras em suspiros, beijos
ameixa seca disse…
Adoro coco, deve ficar super fofinho com as claras :)
Naninha disse…
Eu fiz uma receita uma vez com bolo de claras, mas não gostei do resultado, ficou um bolo pesado. Será que fiz algo de errado? rs
Beijos
Que delicia de bolo!

bjsssssssssss