"Pão-de-Ló de Laranja com Brigadeiro de Laranja"

Pão-de-Ló de Laranja com Brigadeiro de Laranja
da Palmirinha Onofre







Rendimento Testado pela Priscila - A receita da Palmirinha é grande, dá um baita bolão. Por isso vou publicar ela de 2 jeitos:
  • Meia Receita - 6 Laranjas - certinho para uma fôrma de pudim comum com capacidade interna de 2,5 litros.
  • Receita Inteira - 8 Laranjas - certinho um assadeira n.o 3 com 30 cm de diametro. Assado ele ficou com 2,8 cm de altura (quase 3 cm de altura, uma assadeira redondo comum cheia até a borda).
  • Brigadeiro de Laranja com Casquinha de Laranja - Dá só para cobrir bem uma Meia Receita, ou cobrir male mau uma Receita inteira da Palmirinha. Se quiser rechear, tem que fazer receita dobrada.

Pão-de-Ló de Laranja com Brigadeiro de Laranja

Palmirinha Onofre

Meia Receita da Pri (6 laranjas peras - certinho 1,020 kg do sacolão):
  • 3 ovos separados, jumbos em temperatura ambiente (bater na batedeira só as claras primeiros, depois adicionar 1 gema por vez)
  • 1 pitadinha de cremor de tártaro (recurso meu de boleira, que faz manter o volume conquistado nas claras, o miolo nasce melhor do forno)
  • 1 xícara (chá - 250 ml) açúcar (adicionar as colheradas na sequencia)
  • 1 colher (sobremesa cheia) raspas de casca de laranja (eu coloquei raspas de 1 laranja inteira) - ou 1 colher (sopa) essência de laranja
  • 125 ml suco de laranja puro coado (exatamente o suco de 2 laranjas peras de casca fina)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) farinha de trigo (adicionado manualmente as colheradas) - cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem
  • 1 colher (sopa cheia) fermento em pó para bolo (asse com 1 colher de sopa mesmo, para ele nascer do forno com o miolo mais macio, não asse com 1/2 colher)
Brigadeiro de Laranja da Palmirinha (brigadeiro mole):
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo
  • 1 lata de Leite Moça
  • raspas da casca de 1 laranja pera inteira
  • 1 colher (sopa) manteiga
  • 250 ml suco de laranja puro coado (exatamente o suco extraído de 4 laranjas peras de casca fina)
  • 2 colheradas de sopa cheias de creme de leite tipo UHT (3 colheradas são 100g - 1/2 caixinha, eu coloquei 3)
Casquinhas de Laranja em Calda da Priscila ( um capricho meu, não pertence a receita da Palmirinha):
  • tiras de cascas de laranjas ( a foto acima são de 4 laranjas), sem a parte branca
  • água para ferver (são 4 fervuras, o suficiente para cobrir as casquinhas)
  • 50 g de açúcar (são 6 colheradas de sopa)


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Laranjas - Meia Receita 6 Laranjas. Sendo 2 laranjas você tira as raspas delas inteiras (metade para bolo e metade para brigadeiro). As outras 4 laranjas você descasca fininamente sem a parte branca. Descascadas ou raladas você extraia o suco de todas. Das tiras, você pica na tabua, cortando em tirinhas fininhas (a tal Juliene), as rebarbas feias você descarta, fique só com o Juliene fininho bonito de Laranja.

Pão-de-Ló de Laranja - Tabuleiro apenas untado com margarina e farinha no fundo e 1 dedinho na lateral em baixo, o resto da lateral tudo seco. Se for usar Papel Manteiga, só corte um disco e deite no fundo (não precisar untar nada em baixo do papel). Assim ele nasce com a superficie retinha, retinha do forno. Bata primeiros só as claras em neve, depois acrescente 1 gema por vez, e colheradas de açúcar. Acrescente as raspas. Desligue a batedeira, seja rapida e delicada ao mesmo tempo, para não perder o volume conquistado. Manualmente mesmo, altere colheradas de farinha de trigo com fermento e um pouquinho de suco de laranja. Despeje no tabuleiro. Asse até que enfiando um palito no centro este saia seco. Coisa de 35 minutos só.

Aqui assamos todos bolos (manteiga, oleo, sem nada, brownies) em fornos vaporizados. Fazem o miolo nascer melhor.  Como fazer Forno Vaporizado caseiramente? Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC. Ele será assado neste ambiente úmido quente.



Casquinhas de Laranja em Calda da Priscila (capricho meu não pertence a receita da Palmirinha) - Coloque o Juliene de casquinhas num fervedor e cubra de água. Ferveu, imediatamente descarte na peneira esta água. Repita este processo + 4 vezes, tudo na sequencia. Na última fervura você ferve por uns 4 minutos com o açúcar, também passa pela peneira. Deixando as casquinhas escorrendo. Estão prontas.
Nesta foto elas ainda não foram cozidas, estão cruas.


Brigadeiro de Laranja - Farinha de trigo + raspas de casca de laranja primeiro na caçarola. Despeje o Leite Moça e dissolva nela a farinha de trigo. Agora dilua com suco de laranja, coloque a manteiga. Leve ao fogo até engrossar. Desligue. Fora do fogo, manualmente incorpore o Creme de Leite. Não precisa furar o Pão-de-Ló que ele fica feio. Apenas espalhe por cima dele. Se quiser rechear tem que fazer esta receita dobrada.

As tirinhas de casca de laranja eu salpiquei a mão por cima. Só corte o bolo em quadrados depois que tudo secar ficar durinho em cima.


Fonte - Merecidos Créditos: A Palmirinha ficou fazendo marketing deste bolo uma semana antes inteira. Foi ensinada no dia 08-11-2006, no Tv Culinaria da Tv Gazeta São Paulo. Receita inteira da Palmirinha acesse para conhecer, assa uma assadeira n.o 3 de 30 cm de diametro, um baita bolão.

Foto original do
Pão-de-Ló de Laranja com Brigadeiro de Laranja da Palmirinha

Você vai gostar, apesar de ter um Brigadeiro de Laranja, que não tem gosto de Brigadeiro e sim está mais para um Creminho mais durinho, ele é otimo para acompanhar um Café Preto fresquinho.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Andrea Dohashi disse…
Psiu, tem jeito de mandar um pedacinho pra cá???
Beijos
Mari Azevedo disse…
Pri minha linda, assim vc me mata... ai que delíciaaaaaaaaaaa!!
Bjo grande!!
Eliana Scaramal disse…
Adorei o brigadeiro de laranja!!


www.saboresdalica.blogspot.com
Axly disse…
Adoro as receitas da Palmirinha, e essa não fica atrás!
Kisss^^
Cris disse…
Oi Priscila, até suspirei agora de saudade da minha vó que fazia um pão-de-ló tão gostoso... que bom passar aqui esta visitinha e ver suas delícias. Bjs!
Lira disse…
Olá Priscila,dando uma olhada nas tuas delicias, adorei a idéia deste pão-de-ló de laranja,sera que
daria para mandar um pedacinho por
email? rsrsrs melhor não...vou fazer, grande beijo para você, e todas amigas que estão por aqui...
Vivian disse…
como diz Palmirinha: oi amiguinha !!!
Adorei o bolinho

bjks
Ziza disse…
Ho-ho-ho. fome de um bolinho como estes...
Livia disse…
Olá Priscila! Adorei os seus blogs!
Cada receita mais deliciosa que a outra e seus bolos são tbm maravilhosos...meus parabéns!
Muito obrigada por ter linkado nosso blog, somos apenas iniciantes, mas um dia a gente chega lá...hehehe
Vou linkar o seu tbm, tá?
abraços!
Bia Belliard disse…
hmmmm, que delicia de cantinho, voltarei sempre ! beijinhos
Ziza disse…
Oi Priscila, não fiquei surpresa em saber que meu recheio parecia comida mineira. Eu adoro a comida daí...
Me conta depois como ficaram tuas filhoses. Beijos,
Ziza
Téia disse…
Pri querida, amo tudo com laranja, este pão-de-ló adorei, mas o brigadeiro de laranja e as cascas de laranja, foram "o diferencial". Maravilha, amiga, e o seu jeito didático de explicar continua especial.Bj grande.
Simone Izumi disse…
Uow, bolo de brigadeiro de laranja!!
Ótimo passo a passo e explicações!!
Me deu uma vontade de abocanhá-lo por inteiro!!!
bjss
Livia disse…
Oi Priscila! Adorei a sua dica de usar o creme de leite UHT na torta salgada. Na próxima vez vou testar, sou louca por catupiry! Para falar a verdade nunca usei esse creme de leite, vou tentar achar para comprar. É difícil de achar, tem alguma marca que você remomenda?
Beijos!
Lívia
Eliana Scaramal disse…
Está tudo bem por aí querida!! Sumiu!?!

www.saboresdalica.blogspot.com
Dani Oliveira disse…
Tem desafio no meu blog pra você =)
Nana disse…
Querida,
Adorooo a Palmirinha hehehe ela é das ultimas safras das velhas boas cozinheiras.
O seu bolo ficou lindo.
Bjs