"Sobremesa Mousse Prestígio" da Priscila








Sobremesa Criada por Mim:
A inspiração veio da televisão, a Palmirinha Onofre preparou um Mousse Floresta Negra. Fiquei com água na boca! Como eu não tinha Cerejas em casa e também não tinha anotado a receita dela, resolvi usar as minhas receitas prediletas da Nestlé. A diferença está é na Mousse de Coco que preparei com 300 g de coco em flocos, mais o truquinho do Ácido Cítrico + Cremor de Tártaro, para dar aquela textura e sabor idêntico ao recheio do original Bombom Prestígio. A sobremesa nasceu e e se tornou a Mousse de Chocolate Meio Amargo chiquetosa, predileta da minha família.

Mousse Prestígio da Priscila


Mousse de Chocolate Meio Amargo do Leite Moça:

  • 170 g - 1 barra de chocolate meio amargo (picadinho derretido no microondas)
  • 1 caixinha de 200 g de creme de leite tipo UHT
  • 1 sachê 12 g - gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 4 colheres (sopa) água (para hidratar e dissolver a gelatina no microondas)
  • 1 lata de Leite Moça
  • 4 claras (batidas em neve com cremor de tártaro)
  • 1 colher (chá rasinha) cremor de tártaro (dá sustentabilidade ao volume consquistado com nas 4 claras em neve)

Mousse de Coco Prestígio da Priscila
(Receita do Leite Moça carregado de Coco Ralado)
  • 1 sachê 12 g - gelatina incolor e sem sabor
  • 4 colheres (sopa) água (para hidratar e dissolver a gelatina)
  • 1 lata de Leite Moça
  • 1 garafinha 200 ml - leite de coco
  • 1 caixinha de creme de leite tipo UHT de 200 g
  • 1 colher (sopa) essência artificial de coco
  • 1 micro pitada de dedo (micro mesmo) ácido cítrico em pó (é ele que dá o saborzinho que lembrará o original recheio de coco do bombom Prestigio - se exagerar estraga a receita, é um sisquinho de nada, que acido citrico em pó é muito forte)
  • 300 g de coco ralado em flocos (dessa vez eu usei 1 pacote de 100 g de flocôco da Sococo + 200 g de coco ralado seco comum)
  • 4 claras batidas em neve
  • 1 colher (chá rasinha ) cremor de tártaro em pó (é comprado em casa de boleiras)

Dica: Vai sobrar 8 gemas. Aproveite para preparar o Quindim de Iogurte de Liquidificador do Chef Álvaro Rodrigues (que pede certinho 8 gemas), o Siricaia (Pudim de Gemas do Leite Moça, que também pede certinho 8 gemas), uma Baba-de-Moça (que pede no mínimo 7 a 8 gemas). Estas 3 sobremesas são ótimas, que podem ficar na geladeira por maior tempo. Quando acabar a Mousse Prestígio você já tem outra sobremesa, ainda na fôrma na geladeira pronta, só esperando desenformar.
Decoração de Ovinhos Raspas de Chocolate:
Quanto maior a superfície, mais a gente gasta Chocolate. A sobremesa foi deitada numa Lasanheira da Marinex grande (com 5 cm de altura). Como confeiteira eu sempre peso a barra de chocolate antes de raspar e peso depois que acabei o trabalho. Porque a gente gasta chocolate na decoração e perde chocolate também, que tem raspinhas que não dão certo, fora aquela que acaba derretendo um pouquinho só no manipular. No final, o custo de decorar a sobremesa foi: de 500 g de Chocolate Hidrogenado Escuro + 250 g de Chocolate Branco Hidrogenado. É a decoração raspas certinha para um Bolo Médio de Aniversário.



Rendimento Testado pela Priscila:
  • Esta receita rende uma Sobremesa tamanho Família. Tem 4 litros de sobremesa pronta aqui na foto. Coloque em Refratário Lasanheira de 5 cm de altura (aquela antigo com 3 cm de altura não vai caber) ou num refratário Oval Grande (que também tem 5 cm de altura).
  • Se sua idéia é fazer esta Mousse em Taça Compoteira de pé alto (aquela para pavê), então prepare 1/2 receita só de cada Mousse acima. Na Taça Compoteira sugero até montar ela em camadas bicolores.

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Mousse de Chocolate Meio Amargo do Leite Moça - Hidrate a gelatina e reserve. Pique o chocolate meio amargo e aqueça no microondas por 1 minuto em potencia alta. Retire, estará em pedaçinhos, só mexer que ele ficará totalmente líquido. Acrescente o creme de leite e mexa até obter uma ganashe homogenea. Aqueça a gelatina por 35 segundos no microondas, retire mexa até ficar líquida. Acrescente o Leite Moça. Misture bem ganashe. Bata as 4 claras ainda liquidas com 1 pitada de cremor de tártaro, até ficarem em neve firme. Incorpore manualmente o creme líquido de chocolate nas claras. Despeje metade no refratario e leve ao direto ao freezer, para formar formar uma película rápida na superfície. A outra metade da mousse ainda líquida, não reserve na geladeira que endurece rápido. Deixe no balcão mesmo, que o cremor de tártaro sustenta tudo.

Mousse de Coco Prestígio - Começe imediatamente a Mousse de Coco. Hidrate a gelatina e aqueça no microondas por 35 segundos. Mexa até ficar líquida. Vá adicionando Leite Moça, em seguida o Leite de Coco, o Creme de Leite o ácido cítrico (um sisquinho de nada), a essência artificial de coco e 300 g de coco ralado (tudo em flocos ou parte flocos e coco ralado comum). O coco vai ficar se hidratando quando você bata as claras em neve. Coloque o cremor de tártaro na clara líquida ainda, bata em neve firme. Misture manualmente na Cocada Líquida. Despeje sobre a Mousse de Chocolate que ficou no freezer. Volte esta tudo ao freezer e aguarde uns 15 a 20 minutos. Percebeu que tem película em cima da Mousse de Coco, pode então despejar a Mousse de Chocolate as colheradas cuidadosamente por cima. Leve agora para gelar na geladeira mesmo, até endurecer tudo (2 horas a 3 horas).

Decoração - Com a superfície firme cubra com Ovinhos de Raspas de Chocolate. Se usar um Chocolate Hidrogenado mais novinho, dá para fazer direto na barra. Use um Raspador de Inox próprio para Ovos de Raspas, ou uma Plaina de Inox de Queijo ou um Cortador Redondo de biscoito (o maior que você tiver). Passe raspando que as Raspinhas nascem. Pegue com colher de sopa para não quebrar e vá deitando sobre a sobremesa. Caso a barra de Chocolate é velha, está hiper dura, não tem jeito, tem que picar, derreter, deitar nas costas de um tabuleiro firme ou granito, esperar ele secar e raspar.





Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

Comentários

Cinara disse…
Priscila, seu blog realmente só tem delícias!!! Passei aqui para agradecer sua visita e seu comentário lá no Cinara's Place, e já estou há um tempão "babando" em suas receitas... Maravilhosas!
Vou colocar seu link lá no Cinara's Palce, OK? E adorei saber que seu filho gosta do meu Snickerdoodles... :o)
Beijinhos!
Arroz di Leite disse…
Olá Pri,
Curiosidades minhas: gostaria de saber de vc em quais mais preparações pode-se usar o ácido cítrico.
visita disse…
Oi, Priscila. Gostei muito do bolo de laranja. Se não se importa, coloquei de novo mais uma receita que tirei do seu blog.
Mandei um email para vc agradecendo, não sei se vc respondeu. Moro em Belo Horizonte , pertinho de vc, contagem.
Um abraço
Anônimo disse…
oi priscila amo suas receitas elas sao divinas... bjs anonimo
Rafaela Duarte disse…
Pri....Que saudades de vcs, das delícias q vc prepara! Aquela "fogaza" (acho q nem é assim q se escreve), q é a verdadeira delícia! E essa mousse de prestígio, dá até agua na boca qndo lembro!!!sucesso pra vc!!! Bjus
Anônimo disse…
http://www.buysale.ro/anunturi/vestimentatie-si-accesorii/imbracaminte-si-incaltaminte/caras-severin.html - caras severin
Anônimo disse…
demais da conta isso aqui sô
Anônimo disse…
leva 1 sachê de gelatina? ou 12 gramas? porque 1 sachê tem 24 gramas!


agradeceria se me tirasse esta dúvida.

júlia,


Anônimo disse…
Fiz a receita ontem e é naverdade 12gramas. Metade de um sachê Dr. oetker de gelatina sem sabor que usei e ficou ótima a consistência. É muito saboroso.