"Salada Tabule Delicioso"



Tabule Delicioso
(com técnicas de preparo diferentes)

Este jeito de fazer aprendi a fazer no antigo programa Note & Anote da Ana Maria Braga, é temperando o trigo no molho, +  aqueles outros  segredinhos, que não vem na receita, só assistindo quem deu aula na televisão, você  aprende. Fica mesmo diferente, super + gostoso que todos os tabules que já comi por ai.

Tabule é só para cardápio libanês, arabê?  Não, aqui rola em qualquer cardapio. Se tem uma salada que funciona é Tabule, se tem uma salada que vale comer depois por 2/3 dias é o Tabule. 

Pra quem não sabe, Tabule gostoso é do dia seguinte. Esta é aquelas receitas de sucesso, que permite o preparo antecipado.






Qualquer receita de Tabule que você tiver que pede 250 g de trigo seco no preparo (é certinho 1 copo de requeijao de 250 ml até a boca de trigo seco para kibe), rende no mínimo 3 litros de Tabule pronto. Até para nós com uma mesa cheia de 9 adultos para comerem + 2 crianças pequenas, ainda sobra Tabule de monte até quarta-feira. Nem eu aguento comer tanto Tabule todo o dia.

Reduzi a receita para durar pelo menos 2 almoços de Tabule, com sorte vai sobrar um pouquinho para 3.o dia. Geralmente não sobra, porque o meu Tabule é de arrasar!

A receita básica rende muito. Para restaurante ok. Para a família é muito tabule. Eu já vou registrar Meia Receita abaixo, que é o que faço sempre.

Meia Receita de Tabule Delicioso 
rende 1,200 litro de Tabule Pronto
(tecnicas diferentes de preparo)
  • 1.o segredo trigo seco fica de molho na água temperada
  • 2.o segredo é o tempero  com 100 a 125 ml de azeite no mínimo, deixa úmido e soltinho, e faz nascer um cheiro proprio delicioso desta receita

Trigo para Kibe de Molho Temperado ( 1.o segredo)
Molho Temperado - Pode confiar neste medida abaixo, foi testada, retestada aqui em casa, é perfeita.
  • 125 g - 1/2 copo (requeijão só ) de trigo para kibe seco (1/2 copo só - só 125 ml de trigo seco granulado para quibe e mais nada)
  • 1 copo (requeijão cheio até a boca) água fervente - 250 ml (chaleira) - só e mais nada
  • 1 colher (sobremesa rasa) meu tempero mineiro verde de geladeira sem sal (ou 3 dentões de alho amassados 2 vezes)
  • 1 tablete de caldo de legumes (esfarelado)

Salada do Tabule ( pica na tábua)
  • 2 pepinos japoneses, picadinhos crus, com a casca (aquele verde fino e compridinho)
  • 1 cebola média branca, picadinha no capricho miudinho
  • 3 tomates, picados, com pele em cubinhos bonitinhos, no capricho (meia receita pediria só 2 tomates, picando 3.o tomate o tabule fica mais bonito e gostoso)
  • 1 maço inteiro de cheiro verde - salsinha cortada desde o inicio do talo + a cebolinha (meia receita seria meio maço, pode picar e verificar, picando 1 maço inteiro, o Tabule fica mais bonito e não dá nenhuma interferencia no sabor pra valer)
  • 1/2 copo (requeijão) folhas de hortelã fresquinhas, picadinhas

Tempero do meu Tabule  - Cheiro desta Receita delicioso (meu 2.o segredinho)
  • 1 colher ( sobremesa rasa ) pimenta síria caseira ou comprada (minha receita esta abaixo registrada)
  • suco de 1 e 1/2 a 3 limões grandes, - tudo isso de limão, tudo isso sim. Tem  ir que experimentando, vai pedir no mínimo 1 e 1/2 limão (suco de limão é à gosto, eu costumo tempera só com 2 limões grandes ou 3 limões pequenos - a receita do Tabule do Mais Você recomenda temperar essa medida de salada com 1/2 copo de suco de limão puro- que seria pelo menos + de 6 limões grandes espremidos - o Tabule do Mais Você é bem puxado para o azedinho)
  • 125 ml  azeite gostoso verde - tudo isso? Isso mesmo tudo isso. Todas receitas vai dizer azeite quanto baste, assistindo ela explicou exatamente que no mínimo 1/2 copo de requeijão de azeite, no minimo. Você só vai parar de adicionar quando ficar super umido e soltinho no azeite. 
  • sal, à gosto ( vai experimentando e salgando a gosto)



Pilotando a Cozinha com Priscila
:

Trigo -  Numa tigela tempere 250 ml de água fervente (chaleira) com o tempero mineiro verde de geladeira) + 1 tablete de caldo de legumes esfarelado / ou 3 dentes de alho amassados 2 vezes + 1 tablete de caldo de legumes esfarelado. Neste águinha quente temperadinha despeje só "1/2 copo requeijão de trigo seco para kibe" e mais nada. Cubra com filme plástico a borda. Em 1 hora, até menos tempo (30 minutos apenas) o trigo já inchou e se rehidratou cheio de sabor. Não precisa escorrer, não precisar espremer. Essa quantidade de liquido é perfeita

Salada finalizando - Nesse trigo, acrescente todo o pica da salada, misture e tempere como indicado acima na receita.  Vai no minimo como citei 1 e 1/2 limão a 3 limões. Vai no mínimo 125 ml de azeite extra virgem. Experimente o sal no final.

Preparo antecipado de preferência - A salada esta pronta. Tabule é igual vinagrete. Quanto maior for o preparo antecipado + gostoso ele será comendo. Fresquinho agora é muito bom. Depois é super delicioso!

Decoração / Guarnição com Folhas - Obvio o que você usar, será colocado momentos antes de servir.



Rendimento Testado pela Priscila:
  • Meia Receita da Pri (125g 1/2 copo de trigo + 3 tomates, 2 pepinos) - rendeu 1,200 litro de Tabule pronto - que rendeu 16 colherzonas de servir arroz super gordas, cheionas de Tabule pronto.
  • Receita Inteira (250g de trigo, 4 pepinos + 4 tomates) - rendeu 3 litros de Tabule pronto (porção para restaurante por kilo preparar).



Pimenta Síria Caseira
(receita do Mais Você da Ana Maria Braga, ensinada na Esfiha Siria do dia 28-06-2000) :

  • 1 colher (sopa cheia) canela em pó
  • 1 colher (sopa cheia) pimenta-do-reino preta moida
  • 1 colher (sopa cheia) cominho em pó
  • 1 colher (sopa cheia) cravo-da-Índia moído (use o inteiro e soque no pilão até ficar moidinho)
  • 1 colher (sopa cheia) hortelã seca (como fala Nigella hortelã seca dá calor na receita, hortelã folha dá frescor na receita)
  • 1 colher (café cheia) páprika picante

Tempero Mineiro Verde de Geladeira Sem Sal
(processar até obter uma pasta e guardar na geladeira)

  • 1 bandeja de dentes de alhos descascados (tem bandeja com 250g ou 300g)
  • 1 cebola descascada cortada em 4
  • 1 maço de cheiro verde inteiro
  • fioszinhos de óleo de milho (pouquinho), misturar só dentro do vidro quando for guardar na geladeira.
Sirva acompanhado de alface e se quiser mini pães sirios de acompanhamento no almoço domingueiro, cai muito bem. Faz bonito, não importa o cardápio que escolheu!



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Eliane disse…
Priscila,

Estava procurando uma boa receita de tabule. Esta sua me parece muito boa,inclusive,por levar pimenta, especiaria que muito me agrada. Suas dicas são ótimas. Vou fazer o tabule seguindo a todas. Obrigada. Eliane