"Pudim Gourmet de Laranja"

Pudim Gourmet de Laranja
O pudim predileto do meu marido Alexandre.








O Alexandre ( my love ) ama um docinho compota de interior, principalmente o Doce de Casca de Laranja ( de qualquer tipo, tirinha, sequinho cristalizado, em pedaço em calda ).

Doce de Casca de Laranja em Tirinhas da Priscila
(Como se trata de uma sobremesa que sirvo hoje, de tão gostosinho, acaba hoje mesmo, o meu doce leva pouquissimo açúcar, porque não preciso de açúcar agindo como conservante nesta compota, o meu açúcar é o suficiente para adoçar no ponto e mais nada):
  • descasque 4 laranjas peras de casca fina, com todo o cuidado para extrair o mínimo de casca branca (A 1.a fica mais ou menos, a 2.a descascada já melhora, é o jeitinho comadre)
  • na tabua corte em tirinhas finas, as tiras de casca (Fique só com as tirinhas bonitas, despreze as rebarbas, de 4 laranjas vai rende um montão de tirinhas bonitinhas e perfeitas. Não jogue essas rebarbinhas desprezadas, coloque para assar no Banho-Maria fervente no forno, para o tabuleiro não oxidar.)
  • água novinha (São 5 fervuras na sequencia, cubra com água nova o suficiente para as tirinhas ficarem submersas, ferveu, cozinhe 3 minutos, desligue e escorra na peneira. Não é preciso esperar esfriar, escorreu, começe uma fervura nova.)
  • 2 colheres ( sopa cheias ) açúcar refinado ou cristal (Na última fervura, a 5.a vez, ferva com açúcar por uns 4 minutinhos, rapidinho, o suificiente para as tirinhas ficarem docinhas, escorra e reserve sem calda, deixando pingar, secar sobre uma peneira.)

Pudim de Laranja

(batido manualmente no garfo rende 900 ml - batido no liquidificador rende 1 litro certinho por causa da espuminha):
  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida de " suco de laranja puro coado " - certinho 250 ml de suco ( certinho o suco extraído de 4 laranjas peras de casca fina )
  • 3 ovos inteiros
Caramelo da Fôrma
(Fôrma de Pudim ou qualquer outro formato ):
  • 10 colheres ( sopa cheias ) de açúçar cristal ou refinado (queimar sozinho)
  • 1 colher ( sopa ) de água (cuidado espirra)

Forno da Priscila:
Asse em Banho-Maria Fervente, colocando a fôrma dentro um tabuleiro de aluminio com as rebarbinhas da casca de laranja que você ia jogar fora (se quiser use 1 pedaço de limão com casca ou gotinhas de vinagre). O pudim de laranja asse bem vedado com papel aluminio na bordas (para não formar aquela casquinha na superficie, que encontramos embaixo dele quando comemos), com 3 furinhos para escapar o vapor (é uma única furada com garfo no papel aluminio). Asse por 1 hora no forno quente a 180.o C. Só desenforme depois de frio, esquentando o bumbum na boca do fogão, para soltar o caramelo que secou. Sirva este pudim desenformado geladinho, coberto com Doce de Casca de Laranja em Tirinhas.


Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

Comentários

Biah.. disse…
Oi Adorei essa receita.
Vou fazer para o meu noivo,ele ama pudim.
O unico doce que ele come..ele vai amar esse..
Bjinhoz !!!!