"Sobremesa Flan de Laranja da Nestle"

Flan de Laranja 
que eu fiz 
Cobertura de Compota de Casquinhas de Laranjas




Nestle fez Flan de Laranja com Cobertura de Damascos

Fonte: Você se lembra dessa foto? Esta foto é antiga da latinha do Leite Moça,  o Flan de Laranja com Cobertura de Damascos. Eu tenho esta sobremesa anotada no meu caderno desde o tempo de solteira, na decada dos anos 80. A foto acima é com certeza de uma receita básica dobrada. Nasceu muitas vezes na geladeira da minha mãe e até hoje nasce na geladeira daqui de casa.





Na minha geladeira, o Flan de Laranja nasce com Docinho de Casca de Laranja em Tirinhas. Meu marido curte muito um Doce de Laranja fruta (tirinha em calda, casca em calda e até o cristalizado). Qualquer sobremesa que leva laranja, geralmente eu coloco o Doce de Casca junto.

Este Flan de Laranja é aquela sobremesa simples, boa de comer. Dispensa caramelo, dispensa uma calda de chocolate. Se quiser servir com uma Caldinha grossinha de Suco de Laranja é uma boa. Se quiser gastar um pouco mais uma Geleia de Damascos mais liquida, como é na foto original do Leite Moça, deve ser dos deuses.

Doce de Casca de Laranja em Tirinhas da Priscila
(Como se trata de uma sobremesa que sirvo hoje, de tão gostosinho, acaba hoje mesmo, o meu doce leva pouquissimo açúcar, porque não preciso de açúcar agindo como conservante nesta compota, o meu açúcar é o suficiente para adoçar no ponto e mais nada):
  • descasque 4 laranjas peras de casca fina, com todo o cuidado para extrair o mínimo de casca branca (A 1.a fica mais ou menos, a 2.a descascada já melhora, é o jeitinho comadre)
  • na tabua corte em tirinhas finas, as tiras de casca (Fique só com as tirinhas bonitas, despreze as rebarbas, de 4 laranjas vai rende um montão de tirinhas bonitinhas e perfeitas. Não jogue essas rebarbinhas desprezadas, coloque para assar no Banho-Maria fervente no forno, para o tabuleiro não oxidar.)
  • água novinha (São 5 fervuras na sequencia, cubra com água nova o suficiente para as tirinhas ficarem submersas, ferveu, cozinhe 3 minutos, desligue e escorra na peneira. Não é preciso esperar esfriar, escorreu, começe uma fervura nova.)
  • 2 colheres ( sopa cheias ) açúcar refinado ou cristal (Na última fervura, a 5.a vez, ferva com açúcar por uns 4 minutinhos, rapidinho, o suificiente para as tirinhas ficarem docinhas, escorra e reserve sem calda, deixando pingar, secar sobre uma peneira.)
Flan de Laranja
(liquidifique - rende 1,5 litro de sobremesa líquida, ele fica baixinho desenformado enche só 1/2 fôrma de pudim de 2,5 litros):
  • 500 ml de suco puro de laranja coado (exatamente o suco de 8 laranjas peras de casca fina - vai ser 1,4 kg de laranjas pesadas, 1 kg é certinho só 6 laranjas)
  • 1 sachê 12 g - gelatina em pó incolor, a branquinha, sem sabor (hidratada e dissolvida no suco de laranja)
  • 1 lata de Leite Moça
  • 1 lata de Creme de Leite com o soro de 390 g (ou 2 caixinhas de 200g de creme de leite tipo UHT caixinha longa vida)
Preparando o Flan de Laranja - Unte uma fôrma com óleo de milho, lave debaixo de água corrente e deixe escorrer de cabeça para baixo. Extraia o suco de laranja puro e peneire. Em parte do suco hidrate a gelatina. Aqueça no microondas por 35 segundos em potencia alta. Retire e mexa até dissolver. Vá pingando parte do suco de laranja para trazer esta gelatina quentinha liquida para a temperatura ambiente. Liquidifique tudo, batido vai encher o copo do liquidificador, certinho 1,5 litro. Despeje na fôrma e leve para gelar até endurecer. Desenforme e sirva com Doce de Casca de Laranja em Tirinhas por cima.




Site
https://www.facebook.com/bolospriscila


tag: "Sobremesa", "Sobremesa Natal", "Reveillon", "sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"

Comentários