Total de visualizações de página

.

Todas fotografias e conteúdos são resultado do trabalho duro de produção Priscila Beneducci. Não é legal copiar o conteúdo, para uso no seu blog, site, ou mídia sem autorização escrita da Priscila (contato@bolospriscila.com.br).

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"Antepasto de Berinjelas Italiano" - Chef Álvaro Rodrigues

"Antepasto de Berinjelas Italiano"
Chef Álvaro Rodrigues





Este antepasto é delicioso!

Um micro potinho de 150 g aqui em Belo Horizonte, custa R$ 10,80 no Supermercado Gourmet Verdemar em dezembro 2013 (eles tem desta versão Juliene e em Cubos). Esta receita é + gostosa de comer comparando com  a deles.

Uso:
Couvert, Buffet, Coquetel, Festas, Finger Foods,  Comida de Boteco e Quitanda Mineira da familia (mesa de café receitas caseiras + gostosas de comer, caprichosa dos mineiros: pães,  biscoitos, bolos caseiros e patês e cia..).

Esta é uma receita compensa fazer em casa,
o antepasto comprado pronto, 
duvido que leve 200 ml  de azeite + óleo de milho Mazola para completar...
Com esse capricho, comemos o antepasto à vontade, sem culpa ou dúvidas...


Receita: 
"Antepasto de Berinjelas Italiano"
Chef Álvaro Rodrigues:


Berinjelas:
  • 6 berinjelas grandes, cruas, fatiadas, cortadas em Juliene  (palitos tiras finas - tipo espaguete)
  • sal 
  • espremedor de batatas

Marinada Italiana:

1.a Etapa -  refoga na caçarola
  • 200 ml de azeite extra virgem (bastante bebe meia garrafa - use parte no inicio na refoga, terminou a refoga, molhe seu antepasto com o que sobrou dos 200 ml depois da refoga, para umedeçe-la de novo)
  • 10 dentes de alhos, cortados em palitos finos (1 cabeça grande tem 9 dentes - 1 cabeça inteira + 1 dente)
  • 1 cm de pimenta dedo-de-moça, sem semente
  • 300 g de cebolas cortadas em Juliene (palitos tiras finas) - 3 cebolonas
  • 150 g pimentão vermelho, sem pele e em tirinhas finas (capricho, siga a tecnica abaixo) - o meu pimentão estava mesclado em verde e vermelho
  • 120 ml de vinagre branco (o Chef Álvaro recomenda vinagre de arroz, eu usei vinagre de vinho branco de vidro - evite usar o baratinho agrin)
2.a Etapa - misturando dentro do refratario
  • 100 g de azeitonas verdes, rodelinhas ou palitos (sem caroços)
  • 2 colheres (sopa) salsinha
  • 3 colheres (sopa) hortelã
  • 1 colher (chá) sal
  • pimenta-do-reino moida na hora - esta foi por minha conta
  • oregano - esfregado na palma da mão para ativar o cheiro - esta foi por minha conta
  • óleo de milho - para completar o nivel - regar (usei Mazola)

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 2 litros de antepasto - escolha um marinex  médio de 2 litros internos + alto pequeno, para consumir pouco oleo de milho.




Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Pimentão Vermelho sem pele - Queime ele com garfo na bocao do fogao acesso direto, ate a casca queimar e pretejar. Coloque dentro do saco, feche e aguarde esfriar. Lave debaixo de agua corrente, que a pele saira toda e ficará apenas o pimentão. Corte a Juliene, em tirinhas finas.

2 - Berinjelas Corte e Tirando o Amargor - Da um pouco de trabalho, toma tempo + o capricho compensa, va, cortando a Juliene em palitos tirinhas compridas finas, cada berinjela. Coloque um recipiente e polvilhe "sal" a vontade... Aguarde 30 a 45 minutos, ou 1 hora depois.  O sal ira escurecer a berinjela, tirar todo o amargor dela, sorando água de berinjela. Lave esta berinjela sobre o escorredor com água corrente, para lavar todo o sal dela, aperte bem e deixe escorrer um pouco.

3 - Berinjela Sequinha - Pegue porçoes desta berinjela crua lavada, e esprema dentro do espremedor de batatas, que irá sair + água de berinjela ainda. Ate obter um bloco compacto de berinjela espremida. Vai encher um prato de de blocos de berinjelas. Reserve.


despreze esta água de berinjela


4 - Marinada Italiana - Refogue no azeite primeiro o alho em filetes, tem bastante, depois a pimenta-dedo-de-moça, em seguida a cebola com o pimentao. Demora um pouco + mucha.  Quando muchar refogue acrescente aos poucos porçoes de berinjela. Molhe com 120 ml de vinagre, que será o líquido, que ira ferver na embaixo e cozinhar toda essa cama de tirinhas.... Deixe ate secar.  Seca rápido pra caramba....  Acaba sendo um refoga bem rápida. 

5 - Desligue, tempere com 1 colher (chá) de sal, oregano e pimenta-do-reino moida na hora. Misture bem.

5 - Escolha um Marinex de 2 litros, dos tipos + pequenos e altos, para pedir menos óleo de milho nos finalmentes do preparo.
6 - Coloque as ervas: salsinha, hortela, e as azeitonas.

7 - Misture as ervas com  a refoga e o que sobrou dos 200 ml de azeite.

8 -  Nivele o antespasto,  e molhe o antepasto úmido de azeite, completando  com o  óleo de milho (usei Mazola). O suficiente para cobrir 1 dedinho raso de óleo. Usando este especifico refratario 2 litros da minha foto, consumiu 1/2 oléo de milho Mazola.

antepasto já úmido de azeite
só falta completar com óleo de milho Mazola


9 - Prazo de Validade - Deixe marinar por 3 dias no minimo na geladeira. Já no dia seguinte é delicioso! Este antepasto dura 30 dias facil, desde que sempre esteja gelado, com 1 dedinho de óleo protegendo cobrindo a superficie sempre.  Aqui em casa não dura nem 2 semanas, que vamos comendo, em todas as refeiçoes (acompanhando as saladas ou como entrada) e todas as mesas de café da família (Quitanda Mineira).
Delicioso!

Coma com Pão Francês...

Coma com rodelas de Baguete Gergilim...



Coma com Torradas...




Fonte:  Este antepasto foi ensinado pelo Chef Álvaro Rodrigues em 07-05-2008, no programa Dia-a-Dia da Tv Bandeirantes, apresentado pelo Chef Daniel Bork.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

3 comentários:

Executiva de Panela disse...

Antepasto de beringela é o meu favorito e estou feliz de encontrar a receita aqui, este blog que só passa receitas e dicas excelentes! Feliz 2014 para você e sua familia, Priscila!
Beijos
Paula
Executiva de Panela

Cozinha Caseira disse...

Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo 2014!

http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Andréia Simões disse...

Parabéns! Este antepasto de berinjela é fabuloso!!!