Total de visualizações de página

.

Todas fotografias e conteúdos são resultado do trabalho duro de produção Priscila Beneducci. Não é legal copiar o conteúdo, para uso no seu blog, site, ou mídia sem autorização escrita da Priscila (contato@bolospriscila.com.br).

domingo, 18 de novembro de 2012

"Bolo de Chocolate Arromba da Palmirinha Onofre"

Quitanda Mineira 
com Bolo Famoso...

Bolo de Arromba



Como ela sempre anunciou,
ei amiguinha,  anote esta Receita Imperdível:

Bolo de  Chocolate Arromba
da Palmirinha Onofre

cuidado
assando é um bolão no forno
assado é um bolo de chocolate tamanho normal comum...

asse somente em fôrma de pudim  dos grandes - com 3 litros de capacidade interna
com 2,5 litros da comum transborda
cresce um bolão no forno  e nessa que transborda,
e  no forno ele mesmo abaixa um pouco e acomoda depois

Bolo de Chocolate com 3 ou 4 Iogurtes  comprados  - de Batedeira:
  • 200 g - 1 xícara (chá) manteiga sem sal (se você optar por margarina, asse este bolo exclusivamente com margarina com teor de gordura 82% ou leia na tabela se está registrado 8,2% gorduras)
  • 4 gemas
  • 320 g - 2 xícaras (chá) açúcar
  • 400 g - ou 400 ml - iogurte - pode fazer com natural sem sabor ou polpa de coco é neutro após assado - optando por iogurte comprado   você terá prestar atenção, cada potinho marca vendido no mercado tem uma gramagem diferente, 70 g 80 g e 100 g - esta receita pede 400 g, por coincidência também é 400 ml
  • 1 colher (sobremesa) essência de baunilha
  • 360 g - 3 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 90 g - 1 xícara (chá) chocolate em po - usei 50% cacau da Mavalerio
  • 10 g - colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 1 colher (chá) bicarbonato de sódio


Calda de Chocolate com Laranja de Arromba:
esta calda não seca tipo casquinha de chocolate depois, 
ela não leva manteiga, é calda mesmo...
  • Grosso que Escorre tipo Glaze (não é glaze é tipo, é linha falso glaze) -  foto do Bem Simples - nasce assim usando: 1 lata de creme de leite gelado 395 g, sem o soro, deixe gelar bem, abra 2 buraquinhos e deixe escorrer todo o soro, sobra = 200 g de creme de leite grosso
  • Calda Gostosa Rala Simples  - minha foto nasce com o baratinho: 1 caixinha de 200 g creme de leite simples UHT de supermercado.
  • 180 g - 2 xícara (chá) chocolate em po - usei 50% cacau da Mavalerio
  • 60 g - 1/2 xícara (chá) de açúcar - ou 6 colheres de sopa cheia
  • 125 ml - 1/2 xícara (chá) suco de laranja puro (resultado vem de espremer 2 laranjas peras de casca fina suculentas de suco) - o sabor é especial com laranja - nao deixe de fazer a receita se nao tiver laranja, substitua por leite
Iogurte Polpa de Coco Itambé
1 copinho desta foto tem so 100 ml 
para fazer este bolo vc precisará usar 4 copinhos

Iogurte Natural sem Sabor

ou
Potinho de Iogurte Polpa de Fruta baratinho de criança?

Essa aprendi com a própria Palmirinha, apesar dela nao ter comentado no Bem  Simples, ja assei este bolo dela com os 2.  O resultado assado é o mesmo. No caso do sabor do Iogurte Polpa de Frutas baratinho, passa para o bolo? É bom ate voce assar iogurte polpa para vc  se convencer de vez, que o iogurte baratinho que compramos para nossos filhos é  mesmo aromatizado e saborizado artificialmente demais da conta... Ja assei com Polpa de Morango, e esse da foto foi assado com Polpa de Coco.  Este sabor do iogurte polpa  baratinho é muito artificial como a maioria das essencias liquidas baratinhas brasileiras, não sobrevive em sabor e nem sobrevive o cheiro no calor da fornada, neste bolo  apenas a qualidade do iogurte sobrevive  ao calor do forno depois de assado.


Pilotando a Cozinha 
abaixo com fotos do Passo a Passo da própria 
Palmirinha no Bem Simples:


Todo bolo assa melhor,  nasce um miolo melhor, assado em forno vaporizado. Principalmente os bolos manteiga como é essa receita.  Forno caseiro vaporizado é feito assim: Coloque no chão do forno do seu fogão, 1 fôrma de bolo qualquer cheia de água torneira fria (eu uso 1 fôrma teflonada que mora lá sempre). Ligue o forno, temperatura máxima por 15 minutos, para aquecer bem. Preaquecido apos 15 minutos, já estará no jeito para você assar este bolo. Lembrando de baixar a temperatura para 180.o  quando bolo cru entrar no forno.



1
Coloque na vasilha da batedeira a manteiga, o açúcar e as gemas. Bata até obter um creme.
2
Junte o iogurte natural, a farinha e o chocolate em pó. Bata para se agregarem.
3
Adicione o fermento, o bicarbonato, as claras em neve e a baunilha e misture delicadamente até homogeneizar a massa.
4
Coloque a massa obtida em uma assadeira redonda, com buraco no meio, untada e polvilhada. Leve ao forno 150°C por 15 minutos e, a seguir, 180°C até dourar.
5
Para fazer a cobertura, coloque em uma panela o creme de leite (sem soro), o suco de laranja ou leite, o chocolate em pó e o açúcar. Mexa até se agregarem. Dissolveu, desligue. Não é para ficar secando, fervendo no fogo.
6
Desenforme o bolo, regue com a calda. Decore com raspas de chocolate branco e sirva.



Fonte: Receita antiga  da Palmirinha Onofre.


 Foto do Bolo de Arromba da Palmirinha 
ensinada na Tv em 09-02-2005



 Foto do Bolo de Arromba da Palmirinha 
ensinada na Tv em 29-06-2006



 Foto do Bolo de Arromba da Palmirinha
2012
Bem Simples - Fox Brasil


No programa da Palmirinha no Bem Simples, eles propositalmente colocam ela usando batedeira domestica da Arno comum das bem baratinha comprar, acredito que seja para passar a ideia que todos podem fazer. Numa cozinha retro em tons azul com geladeira da vovo azul. A Confeitaria, Homens Gourmet, Brasil no Prato, programas do Bem Simples, a cara Planetaria KitchenAid é o eletro de trabalho.



Bolo de Arromba - É o simples delicioso!  Serviu, liberou, ele sempre acabou aos repetecos sempre que assei, por isso nunca soube se ele fica macio no dia seguinte.  A quantidade de iogurte enorme desta receita, transformam o miolo numa massa nobre assada, incrivelmente fofo ao mesmo tempo muito quebradiça e  muito esfarelenta. Delícia para comer de pratinho com garfo. Com calda ou sem calda? A massa do bolo de arromba é uma delicia puro. Pode fazer sem calda se quiser.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Que delícia adoro as receitas da Palmirinha vou fazer agora obrigada.