Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 18 de novembro de 2012

"Bolo de Arromba da Palmirinha Onofre"

Quitanda Mineira 
com Bolo Famoso...

Bolo de Arromba

Minha professora predilta. Palmirinha com toda sua simplicidade, desde o tempo do antigo Note & Anote nos anos 90, me ensinou a fazer delicias garantiram elogios de todos, a maioria delas, simples e maravilhosas. E de lá para cá acompanho ela em todos os programas de tv.

Palmirinha hoje arrasa no canal da Fox Brasil - Bem Simples. Sem precisar fazer receita inedita, só trazendo  de volta, apresentando de novo, para uma nova geração apaixonados  por cozinha,  no canal cabo as melhores receitas dela em 2 décadas de tv. Ela assou esses dias um bolo que sempre amei dela. Coçou, vamos come-lo de novo aqui em casa, que a Quitanda Mineira põe na mesa somente receitas caseiras deliciosas de comer.

Bolo de Arromba - É o simples delicioso!  Serviu, liberou, ele sempre acabou aos repetecos sempre que assei, por isso nunca soube se ele fica macio no dia seguinte.  Os 3-4 iogurtes desta receita, transformam o miolo numa massa nobre assada, incrivelmente fofo ao mesmo tempo muito quebradiça e  muito esfarelenta. Delícia para comer de pratinho com garfo. Com calda ou sem calda? A massa do bolo de arromba é uma delicia puro. Pode fazer sem calda se quiser.

Cupcake com Bolo de Arromba - Não aconselho! Olhando sobre  o ponto de vista técnico, é uma receita nobre  para cupcake, mas, na minha opinião não serve para cupcake.  Fazendo nasce mesmo com 4 claras uma massa bem + encorpada e pesada, daquelas boas para usar colher de sorvete para rechear cupcakes. Nao se engane... Agora é um ponto de vista pessoal: Não gosto de cupcakes esfarelentos demais, as crianças fazem muita lambança com receita assim, puxa o papel e ja na 1.a mordida  caiu farelo no chão sem querer querendo... Cupcakes esfarelentos também precisam serem servidos no pratinho com garfo. Se vc tem uma cafeterie e já tem o habito de servir cupcake  no pratinho com garfo, então vc poderá vender esta receita. Ainda será para mim, um bolo de vó, bolo de mae na forma de pudim,  para fazer arrasar na mesa da familia. 


Como ela sempre anunciou,
ei amiguinha,  anote esta Receita Imperdível:

Bolo de  Chocolate Arromba
da Palmirinha Onofre

cuidado
assando é um bolão no forno
assado é um bolo de chocolate tamanho normal comum...

asse somente em fôrma de pudim  dos grandes - com 3 litros de capacidade interna
com 2,5 litros da comum transborda
cresce um bolão no forno  e nessa que transborda,
e  no forno ele mesmo abaixa um pouco e acomoda depois

Bolo de Chocolate com 3 ou 4 Iogurtes  comprados  - de Batedeira:
  • 200 g - 1 xícara (chá) manteiga sem sal
  • 4 gemas
  • 320 g - 2 xícaras (chá) açúcar
  • 400 g - ou 400 ml - comprando será 3 ou 4 copinhos de iogurte natural sem sabor  -  leia a dica do iogurte abaixo - usei  iogurte polpa sabor coco da Itambé que sao exatos 4 copinhos, 1 copinho so tem 100 ml  (cada marca de iogurte a qtde em grama é diferente, verifique, no caso do iogurte a qtde em grama ou  ml é identico)
  • 1 colher (sobremesa) essência de baunilha
  • 360 g - 3 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 90 g - 1 xícara (chá) chocolate em po - usei 50% cacau da Mavalerio
  • 10 g - colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 1 colher (chá) bicarbonato de sódio

Calda de Chocolate com Laranja de Arromba:
esta calda não seca tipo casquinha de chocolate depois, 
ela não leva manteiga, é calda mesmo...
  • Grosso que Escorre tipo Glaze (não é glaze é tipo, é linha falso glaze) -  foto do Bem Simples - nasce assim usando: 1 lata de creme de leite gelado 395 g, sem o soro, deixe gelar bem, abra 2 buraquinhos e deixe escorrer todo o soro, sobra = 200 g de creme de leite grosso
  • Calda Gostosa Rala Simples  - minha foto nasce com o baratinho: 1 caixinha de 200 g creme de leite simples UHT de supermercado.
  • 180 g - 2 xícara (chá) chocolate em po - usei 50% cacau da Mavalerio
  • 60 g - 1/2 xícara (chá) de açúcar - ou 6 colheres de sopa cheia
  • 125 ml - 1/2 xícara (chá) suco de laranja puro (resultado vem de espremer 2 laranjas peras de casca fina suculentas de suco) - o sabor é especial com laranja - nao deixe de fazer a receita se nao tiver laranja, substitua por leite
Iogurte Polpa de Coco Itambé
1 copinho desta foto tem so 100 ml 
para fazer este bolo vc precisará usar 4 copinhos

Iogurte Natural sem Sabor
ou
Potinho de Iogurte Polpa de Fruta baratinho de criança?

Essa aprendi com a própria Palmirinha, apesar dela nao ter comentado no Bem  Simples, ja assei este bolo dela com os 2.  O resultado assado é o mesmo. No caso do sabor do Iogurte Polpa de Frutas baratinho, passa para o bolo? É bom ate voce assar iogurte polpa para vc  se convencer de vez, que o iogurte baratinho que compramos para nossos filhos é  mesmo aromatizado e saborizado artificialmente demais da conta... Ja assei com Polpa de Morango, e esse da foto foi assado com Polpa de Coco.  Este sabor do iogurte polpa  baratinho é muito artificial como a maioria das essencias liquidas baratinhas brasileiras, não sobrevive em sabor e nem sobrevive o cheiro no calor da fornada, neste bolo  apenas a qualidade do iogurte sobrevive  ao calor do forno depois de assado.


Pilotando a Cozinha 
abaixo com fotos do Passo a Passo da própria 
Palmirinha no Bem Simples:


1
Coloque na vasilha da batedeira a manteiga, o açúcar e as gemas. Bata até obter um creme.
2
Junte o iogurte natural, a farinha e o chocolate em pó. Bata para se agregarem.
3
Adicione o fermento, o bicarbonato, as claras em neve e a baunilha e misture delicadamente até homogeneizar a massa.
4
Coloque a massa obtida em uma assadeira redonda, com buraco no meio, untada e polvilhada. Leve ao forno 150°C por 15 minutos e, a seguir, 180°C até dourar.
5
Para fazer a cobertura, coloque em uma panela o creme de leite (sem soro), o suco de laranja ou leite, o chocolate em pó e o açúcar. Mexa até se agregarem. Dissolveu, desligue. Não é para ficar secando, fervendo no fogo.
6
Desenforme o bolo, regue com a calda. Decore com raspas de chocolate branco e sirva.


Fonte: Receita antiga  da Palmirinha Onofre.

 Foto do Bolo de Arromba da Palmirinha 
ensinada na Tv em 09-02-2005


 Foto do Bolo de Arromba da Palmirinha 
ensinada na Tv em 29-06-2006


 Foto do Bolo de Arromba da Palmirinha
2012
Bem Simples - Fox Brasil

No programa da Palmirinha no Bem Simples, eles propositalmente colocam ela usando batedeira domestica da Arno comum das bem baratinha comprar, acredito que seja para passar a ideia que todos podem fazer. Numa cozinha retro em tons azul com geladeira da vovo azul. A Confeitaria, Homens Gourmet, Brasil no Prato, programas do Bem Simples, a cara Planetaria KitchenAid é o eletro de trabalho.



Encomendas de Bolos e Doces:

  Bolos Priscila Beneducci
Tel. (31) 2564-5124
Cel. Vivo  9689-2342
E-mail: bolospriscila@hotmail.com 


Album do Fotos no Facebook

Um comentário:

Anônimo disse...

Que delícia adoro as receitas da Palmirinha vou fazer agora obrigada.