Total de visualizações de página

.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Quentão de Morangos"

Super Delicioso!
Receita de Festa Junina...

Quentão de Morangos
Chá de  Morangos com Cachaça e Gengibre



Quentão e Vinho Quente não sai de moda... O gostoso  todo ano para sempre.
Agora vcs precisam  ter o prazer de beber o Quentão de Morangos.

Quentão de Morangos, vcs vão se surpreender, é maravilhoso! 
Esse rouba show do Quentão tradicional e do Vinho Quente.
Imbativel de gostoso e viciante!

Quentão é um chá batizado de cachaça de gengibre. 
Esse posso dizer que é o melhor Chá de Frutas que tomei na vida! 
Daqueles super bons, batizado...

Eu segui a dica gostosa  dos Mineiros...

Foto Quentão de Morangos no Preparo Original
Essa é a textura dele na versão, ralinha totalmente líquida, chá de cachaça mesmo, como é o Vinho Quente e Quentão tradiconal, lá no caldeirão ficam a maior parte  dos pedaços de morangos.


Foto Quentão de Morangos dos Mineiros - liquidificado  grosso
Essa é a versão + gostosa de beber ele, que concordo com os Mineiros.
Os morangos são liquidificados depois da fervura (explico porque abaixo no preparo), deixando o liquido levemente + denso, não é denso como o Chocolate Quente, é um chá com + textura.


Reduzi a receita proporcionada para nós aqui em casa (abaixo a lista), consumindo 2 caixas de morangos, que acabou assim mesmo nascendo uma caçarola com 3 litros de Quentão de Morangos.

3 Litros de Quentão é demais para para 4 pessoas.
Pasme... Sumiu..  Bebemos tudo rápido demais de tão gostoso!
Entre golinhos quentes dali e aqui, repeteco + um pouquinho depois, 
num instante a Caçarola secou...

A Receita do Mais Você da Ana Maria Braga não está errada, fazer um Caldeirão de Quentão de Morangos, ele é mesmo viciante!


Receita Reduzida:

Quentão de Morangos
Chá de  Morangos com Cachaça e Gengibre
Super Delicioso!
rende 3 litros 
  • 500 g de morangos - 2 caixas de morangos (250 g)
  • 250 g de açúcar
  • 750 ml de água  - se quiser pode colocar de uma vez agora 1 litro
  • 7 g de gengibre - 1 pedaço (cortado em 2), sem casca (raspada na colher)
  • 6 g  cravinhos e pauzinho de canela - pessoalmente coloquei 1 rama de canela e 6 cravinhos
  • 400 ml de cachaça

O álcool da Cachaça evapora quase que por completo, nascendo um sabor Chá de Frutas batizado claro. Batizado fraquinho de tudo, que vc vai deixar adolescente e criança beber sim, de tão gostoso que é.


Pilotando a Cozinha com Priscila:


1 - Quentão de Morangos Tradicional - Fácil, sem nenhuma queima de caramelo, nada disso é chá de morango mesmo. Escolha uma caçarola maior que vai crescer muito borbulhando, despeje tudo dentro e leve  direto ao fogo chama alta. Morangos lavados, açucar, gengibre, cravinhos, pauzinho de canela, água e cachaça. Mantenha em eboluição o seu chá por no mínimo 20 minutos.

Eu precisei abaixar minha chama e cozinhar por + tempo, que subiu tanto que ia transbordar como leite. Da proxima uso uma caçarola maior ainda. O gengibre é teimoso no Quentao de Morangos, ele sempre fica por cima de algum morango. De vez enquando afunda ele.

Finalizado ele tem esta cara. Esta cheio de morangos pedaçudos boiando. Na versão original o Quentão de Morangos esta pronto, do jeito que o Mais Você da Ana Maria Braga serve.

Tirando so os morangos do Quentão tem esta cara.
Servindo a versão original fica assim, igual Quentão tradicional e Vinho Quente, ralinho super liquido.

2- Quentão de Morangos  Mineiro - Com a escumadeira grande, vc retira os pedaços de Morangos que é muito rapido e coloca no liquidificador. Devolve dentro da caçarola. O Quentão ficara grosso demais. Vc corrige a textura colocando 1 pouquinho + de água. Eu nem corrigi o açucar, que achei que bebendo ficou perfeito.

Morangos liquidificado, o Quentão em eboluição vira uma enorme espuma. É assim mesmo.

Minha amiga mineira explicou, que vc liquidifica 1 vez só, quando retira os morangos do caldeirão. É melhor do que liquidificadar 2 kgs (8 caixas no inicio), que pede liquido para isso, e vc acaba errando o ponto de açucar e cachaça depois, que tem que ser no experimentando.  Liquidificando 1 vez só, além de  ter 1 trabalho, só, nunca erra a medida nem de açúcar e nem cachaça num caldeirão tão grande.

Quentão de Morangos
será o sucessão da sua Festa Junina

Na minha casa, com certeza agora é meu oficial
Chá de Frutas, Chá de Morangos com Bolo,
Quitanda com capricho extra, para fazer bonito com visita em casa.

Ele é super delicioso!

"Receita Festa Junina", "Receita Bebida Quente", "Bebida de Inverno", "Receita de Quentão", "Chá de Morangos", "Chá de Fruta", "Receita Chá de 

2 comentários:

Aline Peterle disse...

uhn... deu vontade de fazer...bora comprar os ingredientes!rsrs

beijooooooo

visita meu cantinho, tem post novo!

relatosdeumadesigner.blogspot.com

Marly disse...

Oi, Pri,

Ô delícia, já fiquei doida pra provar, rsrs.

Beijo!