Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Caldo de Abóbora com Gengibre do Restaurante Consulado Mineiro"

The Best Recipe
Receita de Festa Junina
Receitas Sopas e Caldos do Inverno Brasileiro

Caldo de Abóbora com Gengibre
Capuccino de Abóbora
Restaurante Consulado Mineiro - SP
Chef Fernando Carneiro


20-06-2012 O inverno  começa hoje. 

Festa Junina pelo menos em Belo Horizonte a barraca que + bomba, faz sucesso, é a Barraca dos Caldos

Mineiros  sofrem do delicioso costume de  Caldosmania o ano inteiro. Enquanto outras cidades brasileiras durante o ano inteiro  pessoas saem para   Pizzaria, Mineiros tem  a tradicão,  costume  popular o ano inteiro,  saímos atras de Caldos, tradicional nos Barzinhos e Botequins comuns e  finos.

Creme de Abobora com Gengibre do Chef Fernando Carneiro é maravilhoso! Ele conseguiu fazer de uma simples abobora ficar tão gostosa, que dispensou tranquilamente o  bacon,  franguinho, carne seca desfiado. 

Claro que uma misturinha sempre é bem vinda no Caldo de Abobora.  Aconselho vc experimentar assim, na versão original deste Creme de Abobora, sem nenhuma misturinha,  para vc se surpreender! 

Além de muito gostoso, não tem sabor picante, suave de tudo, tem um perfume, um cheiro que exala único: "gengibre". Este Creme transforma vc numa fã viciada no Gengibre na comida  instantaneamente, inclusive tira o seu medo de picar ou ralar  no preparo  uma boa porção de gengibre na comida da sua família.

Caldo, Sopa, Creme, Consomé ou Capuccino?
Esta receita se encaixa nos 5 nomes.

O nome + interessante da moda hoje é Capuccino
Capuccino é o caldinho creme servido  nos coqueteis e festas  na xícara  de café. Essa receita  é perfeita para beber na xícara de café.


Receita:

Caldo de Abóbora com Gengibre
Capuccino de Abóbora
Restaurante Consulado Mineiro - SP
Chef Fernando Carneiro
The Best Recipe

Ingredientes - na versão melhorada
(cebola, caldo de galinha + pimenta-do-reino):

1.o Cozimento 
  • 1 kg de abobora japonesa crua 
  • 1 litro de água
  • 3 dentes de gengibre em laminas (3 pedaçinhos bons -  não é pouquinho)
  • 1 pitadinha de sal

Alho  Batido de Liquidificador -  do Consulado Mineiro:
  • 1 litro de óleo de canola (R$ 8,00 o litro)
  • 1 bandeja de 250 g alho em dentes descascados
  • liquidificador + vidro

2.o Refoga numa 2.a Caçarola
  • 2 colheres (sopa cheia) de alho batido
  • 1 cebola branca, cortada em rodelas
  • 1 tablete de caldo de galinha - este foi por minha conta  ficou + gostosa ainda - nao pertence a receita original
  • 2 colheres (sopa gorda generosa) requeijão grosso (catupiry de pizza)
  • pimenta-do-reino  preta moida na hora - esta tb foi por minha conta

Servir com:
  • cebolinha verde em rodelinhas picado na tesoura
  • parmesão peça ralado



Com ou sem  Caldo de Galinha?

Fiz do jeito original primeiro do Chef Antonio Carneiro, que já estava muito bom. Arrisquei e coloquei o calo de galinha, não se destacou no caldo, ainda manteve o sabor  interessante e especial deste caldo, apenas deixou + gostoso de comer. Aconselho fazer este Capuccino de Abobora com o tablete de caldo de galinha.


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Alho Batido de Liquidificador - Vc não leu errado... Liquidifique 250 g de dentes de alho descascados no oleo de "Canola" (+ caro de comprar) no liquidificador pra valer. Despeje este oleo no alho no vidro limpo seco, e utilize nas receitas.

1.a Etapa - Cozimento da Priscila - Eu tenho costume de cozinhar a abobora com casca, sem as sementes por imersão, depois de cozida, eu raspo com a colher, coisa muito facil rente a casca e jogo a casca fora. A receita manda cozinhar agora inicialmente com as laminas de gengibre com um pouquinho de sal. Cozinhe por 20 minutos.

Cozimento do Chef Antonio Carneiro - Ele cozinhou ja limpinha sem casca em cubos, com gengibre e sal por 20 minutos.

2.a Etapa - Faça a refoga do alho sozinho e depois 1 cebola em rodelas, mucha coloque dentro do copo do liquidificador. 

3.a Etapa - Liquidifique a refoga com a abobora, a agua do cozimento e todas as laminas de gengibre junto. Ate virar uma vitamina.


 4.a Etapa - Leve ao fogo para engrossar, e engrossa rapido, é praticamente caldo vapt-vupt, temperei do meu jeito a +, pimenta-do-reino moida na hora + caldinho de galinha. Com 10 minutinhos só de fogao nesta,  etapa, a textura despeja rala engrossa no ponto perfeito.

O cheiro  que exala nesta etapa da receita é conquistador!
O perfume do gengibre é unico, perfuma a cozinha de verdade, passando aquele cheirinho que vc nao tem outra tipo de receita do seu costume, cheiro de coisa muito gostosa! É gostosa mesmo!

5.a Etapa - Acertou a consistencia desejada que vc quer servir, coloque o requeijão, aveluda, muda a cor, e deixa especialmente + gostoso. 

 
Sirva quentinho.
Delicioso!

Meu marido Xandão, falou que me superei... 
Este caldinho é maravilhoso, coisa muito fina!



Fonte - Merecidos créditos:
Festival de Sopas 
Chef Fernando Carneiro 
do Restaurante Consulado Mineiro - SP



Para quem não o conheçe, ele foi um dos primeiros Chefs que acompanhei e me interessei.  20 anos atras, ainda no tempo do antigo Note & Anote da Record da Ana Maria Braga, ele já ensinava da tv, revelando todos os segredos das receitas do restaurante dele.    Ele é exemplo para outros Chefs  famosos Brasileiros que não contam suas receitas por nada, muito menos em mídia abrangente popular como tvs e blogs.   Ele não ficou + pobre com isso, pelo contrario, é nome consagrado   de sucesso até hoje.

Sou fã do Chef Fernando Carneiro.

Ele é tipo Chef Alvaro Rodrigues, pegar 1 receita de na internet escrita do Chef Fernando Carneiro, aquele texto receita reduzido, minimo de informaçao,  é ficar sem um monte dicas extras, que só assistindo ele fazer, vc aprende, ele maravilhosamente conta todos os segredos. Pena que não passam estes macetes para as receitas registradas na internet. Aqui no meu blog, eu registro...


"Receita Sopa", "Receita Caldo", "Receita Creme de Abobora", "Receita Cabochan", "Receita Inverno", "Comida de Boteco", "Receita de Caldos e Sopas", "Festival de Caldos e Sopas", "Receita de

2 comentários:

Mayara disse...

Nossa, que legal. Não sou fã de sopa, mas adoraria ir em um festival desses. Um beijo.

Martin disse...

"Creme de Abóbora com Gengibre do Restaurante Consulado Mineiro", este prato é uma exquisites! Nós realmente inacreditável, eu tentei durante o inverno e eu acho que agora, é o meu favorito! Este é um dos melhores restaurantes em sao paulo.