Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 9 de junho de 2012

"Bolo de Fubá Caipira de Liquidificador do Chef Álvaro Rodrigues"

Receita de Festa Junina.
Quitanda Mineira especial com Bolo de Fubá do Chef Álvaro...

Bolo de Fubá Caipira 
Chef Álvaro Rodrigues
Tipo estilo Bolo Milharina

Todo ano Chef Álvaro Rodrigues vem com 1 receita nova de Bolo Fubá diferente para Festa Junina.

De todas que assei de Fubá dele (com ou sem milho), essa foi a + simples de todas, até estranhei qdo li a receita.  Receitas do  Chef Álvaro sempre foi listão diferente, que tenho que seguir a risca e ler item por item c cuidado no fazendo.

Este Bolo de Fubá faz parte do quadro "Mexeu tá Pronto" do Programa Dia-a-Dia da Band

Receita bem simpleszinha, facil de fazer,
ingredientes baratinhos que tem na despensa de casa agora,
permite até  adolescente fazer.
Do tipo, sem desculpas para  um  Bolo de Fubá pra já...


Receita:
Bolo de Fubá Caipira de Liquidificador
Kipolenta - Lata de Milho - Coco
Chef Álvaro Rodrigues
Bolo de Fubá Liquidifique 
rende 1 litro de vitamina grossa de massa crua
medida xícara de 250 ml:
  • 180 g - 3 ovos inteiros - jumbo - em temperatura ambiente (60 g cada)
  • 250 g - 1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 180 ml - 3/4 xícara (chá) de óleo de milho
  • 200 g - 1 lata de milho verde cozido no vapor
  • 100 ml - leite de coco (meia garrafinha de 200 ml)
  • 150 g - 1 xícara (chá) de flocos de milho pré cozidos para polenta - usei minha marca predileta Kipolenta (a marca que tem o floquinho + menorzinho)
  • 1 colher (sopa rasa) fermento em pó para bolo - uso a marca Dr. Oetker (que cresce som no calor do forno)
  • 1 pitada de sal
  • 50 g de coco ralado fresco ou seco - usei em flocos - misture manualmente
  • não leva farinha de trigo na massa

Cobertura Creme de Goiabada:
  • 250 g de goiabada firme - ralada no ralo grosso
  • 50 ml de água filtrada - eu tive que acrescentar + porque nao ralei miudinho
  • 25 ml de suco de limão (foi preciso espremer 2 limoes tahity)



Dica  sobre Bolos Milharinas 
conhecidos tb como
Bolo de Fubá Milharina

Este tipo receita é dos anos 50 da Cozinha Brasileira (muito antigo, do tempo da Bisa mesmo).

Qual comprar? Milharina,  KimilhoPolentina  ou Kipolenta?

Um dia comprei  3 marcas ao mesmo, chegando em casa, abri os 3 pacotes de uma vez e chequei se tinha diferença. Sim tem muita diferença.
Kipolenta  e Kimilho - são as marcas + novas no mercado brasileiro, que tem o flocos de milho pre-cozido + miudinho.
Milharina - é a marca + antiga, comparando com as 4 marcas acima, que tem o flocos de milho pré-cozido + grosseiro.

Comprado as 3 marcas, assei Bolos de Fubá com as 3 marcas aqui em casa, e a mesma receita nasceu com miolos diferentes por causa da espessura do floco de milho. 
Resultado foi, qto + grosso é o floco de milho pré-cozido para polenta, + esburacado, quase quebradiço, tipo esfarelento mesmo, nasce seu bolo de fubá (de liqudificador ou batedeira).

Para não comer um bolo de fubá quebradiço ou esfarelento, prefiro qdo o miolo  nasce + fechado aerado (tipo pão-de-ló, veja a foto acima), porque  criança até comendo Bolo de Fubá faz sujeira  na mesa e no chão,  então prefiro assar meus Bolos de Fubá tipo Milharina (liquidificador ou batedeira) com as marcas Kipolenta ou Kimilho.

Priscila



Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Forma escolhida, unte com margarina, polvilhe com fuba mimoso, kipolenta ou farinha de trigo mesmo.

2 - Bolo de Fubá - 1.a Etapa liquidifique os 3 ovos, 180 ml de óleo de milho, 100 ml de leite de coco,  250 g de açucar e 1 lata de milho, até o bagaço ficar miudinho. Desligue - 2.a Etapa coloque a kipolenta, o sal e o fermento em po para bolo. Bata até homogenizar - 3.a Etapa acrescente o coco em flocos e misture manualmente.


3 - Leve para assar na forma untada e enfarinha, no forno preaquecido a 180.o, ate que espetando um palito este saia seco e limpo, no meu forno levou 30 minutos só. Tire do forno, aguarde esfriar para desenformar.

4 - Cobertura leve a água com goiabada no fogo, até derreter e ficar uma goiabada cremosa. Desligue a acrescente o suco de limão. Desenformou despeje a goiaba. Depois de fria, sobre bolo ela volta a endurecer, numa textura cremosa, quase firme, ficou muito bom...


 O Bolo de Fubá do Chef Álvaro Rodrigues, é do tipo simples e bom. Ele sem esta  cobertura nao tem graça. Vc irá se surpreender, sirva com café quente fresquinho, que não interfere com doce do café, para isso é otimo!



Fonte: Receita foi apresentada na Tv como Bolo de Milho Caipira, comendo é Bolo de Fubá sim, tanto de textura como sabor. Ensinada no dia 29-03-2011 no programa Dia-a-Dia na Band do Chef Daniel Bork, no quadro "Mexeu tá Pronto".


Bolo de Fubá é minha paixão,  vicio gostoso.
Receitas de Bolo de Fubá tem de monte, 
apesar nascer cheirando delicioso no forno,
a boa parte dessas receitas decepciona comendo.

Resolvi criar 1 caderno escrito a mão, só de 
Receitas de Bolos Fubá Gostosos de Comer
e pra lá só vai receita que assei, comi  e aprovei.

Conheça os deliciosos Bolos de Fubá que já assamos aqui
que foram parar no meu caderno aprovados:
  1. Bolo de Fubá Caramelizado - de Liquidificador - maravilhoso de comer!
  2. Bolo de Fubá Salgado - isso mesmo, salgado - maravilhoso de comer!
  3. Bolo de Fubá Fofíssimo com Cobertura de Milho - Coleção União
  4. Bolo Milharina Romeu e Julieta - recheado de Catupiry com Goiabada
  5. Bolo de Fubá de Limão e Castanha de Caju - Chef Rita Lobo - site Panelinha - O bolo de fubá que cura TPM...
  6. Bolo Superfino de Fubá Este bolo é verdadeiramente FOFISSIMO...Receita famosa, antiga do Livro do Açúcar União que está no caderno de receitas de todo mundo e quase ninguém + assa.
  7. Bolo de Fubá Cremoso - - Receita de Bolo de Fubá Cremoso + famoso do Brasil. Nasce Creminho em cima ou Creminho embaixoEnsino os 3 miolos diferentes que dá para fazer nascer desta receita.
  8. Bolo de Fubá Cremoso com Creminho no Meio - Ricota + Leite Moça
  9. Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça - Receita do Leite Moça da Nestlé e do Chef Jurandyr Affonso - Creminho em cima.
  10. Bolo de Fubá Cremoso ao Limão - Creminho no meio.
  11. Bolo de Fubá com Goiabada Mineiro - Fatia de Fubá São João
  12. Bolo de Fubá com Goiabada de Liquidificador
  13. Bolo de Fubá com Coco de Liquidificador
  14. Bolo de Fubá Milharina - de Liquidificador (receita tradicional)
  15. Bolo de Fubá Fofissimo do Panelinha
  16. Bolo de Fubá de Leite Condensado de Liquidificador
Faça seu Caderno de Receitas de Bolos de Fubá Gostosos também.


Priscila Beneducci"Receita Festa Junina", "Receita Bolo de Fubá", "Bolos de Fubá", "Receita de Liquidificador", "Receita do Chef Álvaro Rodrigues", "Café Colonial", "Bolo com Café", "Bolo com Chá", "Receita Mesa de Café", "Cozinha Brasileira", "Receita de Bolo de Fubá com Goiabada


Conheça também, assamos é uma delícia

feito com bagaço de milho verde





20 comentários:

MandySavoy disse...

Olha, eu não gosto de bolo de fubá por que na maioria das vezes fica muito seco, mas essa foto me lembrou bolo de cenoura e agora bateu aqueeela vontade.

Luisa Alexandra disse...

Que óptimo aspecto!
Simples ou com cobertura fica bem apetitoso.

Anônimo disse...

Gosto demais do seu blog
cada vez que te visito me surpreendo
vc só da aula...
Juliana - SBC

Rachel disse...

Minha nossa que delícia...essa cobertura está linda, deve ter ficado muito bom esse bolinho!
você como sempre arrasando nos posts completíssimos, Parabéns!
Bjuss!!!

Danni e Lype disse...

Querida Priscila,
Uau!!! Que receita ótima... ADOREI!!!
Parece super fácil, rápido e DELICIOSO!!! Obrigada por compartilhar...
Grande beijo, Irene

Gina disse...

Priscila,
Gosto de bolo de fubá ou flocos de milho, são todos ótimos, mas prefiro os flocos de milho sem sal, que foi o que usei no Romeu e Julieta em formato de coração.
Grata pela citação e boa semana!

Day Rodrigues disse...

Olá, passei por aqui e amei seu blog, parabéns.
Visite o meu bloguinho também, se gostar me siga, ficarei muito feliz.
Grande Abraço =)

Ana Claudia disse...

Que delicia, com esse tempinho q ta fazendo aqui cairia muito bem!!
Beijos
Boa semana
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

Renata Boechat disse...

Oi Priscilla

Obrigada pelo carinho minha amiga, de fato bolo de fubá é uma festa, todas as receitas estão maravilhosas,

Abraço pra você,

Renata

Mami Cris disse...

Bom dia Priscila! Fiz o bolo ontem e postei as fotos no face! Só q na hora do preparo eu vi q vc menciona: Acrescente a farinha de trigo no preparo e não cita ela na lista de ingredientes!
Coloquei uma xicará de farinha de trigo mal cheia e ficou divinooooo!! Obrigada por mais essa jóia de receita pq todas as suas receitas são 10!!!!

Priscila Beneducci disse...

Cris boa tarde, da certo sim acrescentando far de trigo. O seu deve ter ficado delicioso.

Ja assei muitas receitas de bolo de fuba que levam farinha de trigo.

Arrumei o texto agora no post, obrigada pela observaçao, acho que foi o habito de escrever farinha de trigo no preparo.

A receita do Chef Alvaro me chamou atençao inicialmente porque nao levava farinha de trigo.

Agora a receita esta certinha no post.

Beijos Pri

Anônimo disse...

Que delícia amo bolo de fubá vou fazer agora se puder coloca todos seus bolos de fubá pra gente sou mineira e adoro quero fazer um caderno que nem o seu você é demais.

Anônimo disse...

Como é o kipolenta não conheço é qual marca quero comprar se puder colocar a foto obrigada.

Priscila Beneducci disse...

Clica nos titulos acima e copie no seu caderno as receitas Pri

Anônimo disse...

Pri como é o kipolenta qual marca não conheço obrigada.

Priscila Beneducci disse...

Kipolenta tem Wall Mart, Extra e Carrefour..

Rosana Albuquerque disse...

Oi!Pri.
Aqui em casa bolo de fubá é o preferido.Vou testar esse também.E com essa cobertura de goiabada,hummm!!Irresistível!!
Bjinhos.

ricardo disse...

Os doces fazem parte da historia e dão á humanidade o doce que muitas vezes falta no mundo para bens pelas belas receitas sempre deliciosas. Sigo com atenção

Anônimo disse...

The easiest way The Most beneficial Hdtv Antenna

My homepage ... casinoeuro - -

Anônimo disse...

Posso fazer sem a cobertura fica gostoso obrigada.