Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Pérolas de Bacalhau" do "Chef Álvaro Rodrigues"

Mil e umas receitas diferentes  do "Bolinho de Bacalhau"...

"Comida de Boteco" ou
"Receita para Ceia de Natal"

"Pérolas de Bacalhau
Bolinho de Bacalhau
receita mexeu tá pronto do
  Chef Álvaro Rodrigues
com
Mandioca e Pão de Fôrma

Fazendo a linha Comida Contemporanea Portuguesa, Chef Álvaro Rodrigues veio com esta receita, diferente, usando ingredientes que os + antigos nunca  colocariam no Bolinho de Bacalhau.

Esta receita é perfeita para Congelamento, indicada como receita de trabalho para Buffets, Ceia de Natal, Rotisseries e Barzinhos  Comida de Boteco.

Comendo surpreendeu - Aprovadíssima a Receita 
Minha Opinião Pessoal: 
  1. Quem comeu não soube que foi feito   com pão de forma, alias, o pão de forma  desapareceu.
  2. Incrivelmente fiapento com pouco Bacalhau -  O pão de forma funciona na receita como um "engana que eu gosto" perfeito, dá impressão de ter muito bacalhau dentro do bolinho, do tipo daquelas receitas de Bolinho de Bacalhau que leva partes iguais de bacalhau X pure de batata. 
  3. Comendo quentinho - É perfeito! É tão gostoso quanto o Bolinho de Bacalhau feito com Batata, macio e tudo mais.
  4. Temperatura ambiente - Ele enrijece, não fica tão macio qto a receita de Bolinho de Bacalhau feito com Batata. Nesta temperatura o Bolinho com Batata ganha.
  5. Mandioca - A minha foi bem desmanchada, os adolescentes e jovens nem deram conta da presença dele, só 1 pessoa que comeu bolinho percebeu que ele fazia parte do miolo. Olha que a mandioca que usei era daquela que cozida fica na cor amarela forte...


Receita com Segredinhos
 "Pérolas de Bacalhau
Bolinho de Bacalhau
  Chef Álvaro Rodrigues
com
Mandioca e Pão de Fôrma

Bacalhau Abafadinho
  • 200 g (no mínimo) 1 bandeja de bacalhau filezinho sem espinho ou bacalhau desfiado sem espinho - seco salgado - deixado de molho em água fria, umas 3 trocas, coberto na geladeira (a minha bandeja tinha 300 g)
  • azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola branca grande picadinha

Bolinho de Bacalhau 
Contemporaneo - Rapido - Mexeu tá Pronto:
  • 12 fatias de pão de forma sem casca, congelado primeiro, e processado congelado, tecla pulsar,  ate virar  farofinha farinha 
  • 90 ml de leite frio
  • 1 ovo inteiro
  • 150 g de mandioca (aipim ou macaxeira) cozida, em purê, agregada na massa quentinha (se esfriar esquente no microondas)
  • noz moscada ralada
  • 50 g queijo parmesao ralado
  • 70 g - 1/2 xícara (chá) azeitonas verdes sem caroço picadinhas
  • molho de pimenta
  • 1 colher (sopa) mostarda Dijon 
  • cheiro verde picadinho - 3 colheres de sopa (eu coloquei 1 pouquinho +)
  • outros temperos a gosto - eu coloquei oregano
  • bacalhau abafadinho

Recheio é Opcional - do Chef Álvaro leva - misture:

Empanagem Especial do Chef Álvaro:
  • 200 g Farinha de Rosca branca
  • 2 claras
  • óleo novinho para fritar

Farinha de Rosca Branca - que faz nascer frito o Bolinho de Bacalhau Dourado:
  • pão francês dormido, velho ja duro, raspado toda a casca externa, ralar o só miolo duro branco
  • agora não torra +, é a tal farinha de rosca branca (coisa que a minha vó cairia dura, se estivesse viva, que a gente sempre deu uma torradinha, agora não +)

Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Bacalhau Seco: Deixe o seu bacalhau seco ja comprado na bandejinha sem espinho de molho na água fria, coberto na geladeira na vespera, troque umas 3 vezes de água e + nada.


2 - Agora leve para congelar 12 fatias de pão de forma sem casca. Com 1 hora de freezer no compartimento de congelamento rápido, ja endureceu. Pulse o pão de forma no processador e obtenha uma farofinha farinha.



3 - Bacalhau Abafadinho - Vapt-vupt na Caçarola:  Refogue no azeite primeiro o alho, depois a cebola picadinha e os files de bacalhau rehidratados. Fique refogando, que o calorzinho cozinha e desmancha ele inteiro. Dispensando aquele cozimento a parte, preservando o sabor do bacalhau melhor nesta receita.

4 - O resultado é esse, todo soltinho, cozido, so no alho e cebola aqui ja estava uma delicia, com cheirinho de bacalhau gostoso na cozinha. Reserve.

5 - Mexa com a colher o pão de forma (se desejar metendo as mãos mesmo), com leite, ovo, azeitonas, mostarda, cheiro verde, oregano, noz moscada, molhinho de pimenta vermelho de garrafinha (da sua geladeira) e o pure de mandioca "quentinho" (se esfriou aqueça no microondas), ate obter uma textura homogenea.

Mexer pão molhado, não é minha praia, não é o tipo de receita que gosto, confesso que fiquei arrenpendida, do tipo, porque resolvi fazer esta receita?  Porque não fiz receita com pure de batata mesmo? Receita do Chef Álvaro é sempre uma receita de confiança, é comprar os ingredientes, com resultado feliz.  Fique tranquila, que o resultado final  comendo é otimo!

6 - Acrescente o Bacalhau Abafadinho e misture.

7 - Cubra com filme plastico e leve para gelar a massa no minimo por 1 hora. 

8 - Descansada, com a massa gelada,  recheie com a mistura de queijos, ou boleie sem recheio, como Bolinho de Bacalhau mesmo (foi o que eu fiz).

9 - Empane na clara e depois na Farinha de Rosca Branca. Frite em oleo nao muito quente, até ficar douradinho, na cor desejada. Deixe secar em papel toalha.

 Rendimento:
  • Chef Álvaro Rodrigues Recheado - 70 unidades
  • Priscila Beneducci Sem Recheio - Estilo  Bolinho de Bacalhau mesmo - 1 colher (sopa) de massa crua - 38 bolinhos de tamanho coquetel decente (com 300 g de bacalhau) .


Se gostou da nossa receita, clique no selo e vote


Agradeço do coração
Priscila Beneducci
Visite:

8 comentários:

Executiva de Panela disse...

Oi Priscila! Estou muito feliz que encontrei seu blog. Gostei muito, muito mesmo do jeito que Você nos ensina a preparar os pratos. Não mude isso. É maravilhoso! Ontem (feriado) visitei o post com sua torta de atum. Utilizei o mesmo recheio e dicas que você sugere. Ficou um arraso! Já sou seguidora e seu blog já está no meu blog como favoritos. Beijos, Paula - Executiva de Panela www.executivadepanela.blogspot.com

Anônimo disse...

I was impressed with the way you expressed your thoughts about Blogger: Delícias da Priscila - Postar um comentario. I can not belive that somebody can write an amazing story like thet about I love Blogger: Delícias da Priscila - Postar um comentario.

Anônimo disse...

Olá Priscila!!!
Estou encantada com o seu blog, fico horas vendo as receitas postadas e querendo fazer cada uma delas.
Que Deus abençoe cada dia mais o seu talento na arte de cozinhar.
Rose, beijos

Anônimo disse...

Maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu ja tinha desistido da ideia de fazer bolinhos de bacalhau, ( depois de 10 tentativas). Entao uma amiga me passou esta receita e... Finalmente ontem jantei bolinhos de bacalhau com açaì. Obrigada de coraçaooooooooooooo

Anônimo disse...

ADOREI SEU BLOG...SOU PSICOLOGA E ADORO COZINHAR NAS HORAS VAGAS.....PARABÉNS PARA VOCÊ.....SUAS RECEITAS SÃO ORIGINAIS E É DE DAR ÁGUA NA BOCA.

FABIANA disse...

OLÁ,PRISCILA MT BOAS SUAS RECEITAS. UM ABRAÇO. BJS. FABIANA

ilka fane disse...

Priscila adorei sua receita mas, queria uma ajuda:como faz o purê?

ilka fane disse...

Priscila adorei sua receita mas, queria uma ajuda:como faz o purê?