Total de visualizações de página

domingo, 21 de novembro de 2010

"Torta de Banana Quente" - Praia Pedra Furada / Jericoacaba / Ceará - Bolo biscoito de Banana

Quitanda Mineira
com
Receita famosa...


Torta de Banana
da Praia Pedra Furada
Bolo Biscoito / Bars + fofo


O nome é Torta,
comendo  a descrição honesta, é uma textura de Biscoito Bolo de Banana.

O simples gostoso para servir com o Café preto.
Quentinha é perfeita , temperatura ambiente é boa também,
faz o maior sucesso.

Refratario n.o 3 (dos grandes) parece muito nao é?
É uma simplecidade tão boa, que serviu para 4 pessoas em casa,
acabou na mesa, não tem pra depois.

O dia que vc resolver servir para sua familia esta delicia, não compre Pão na Padaria, não asse Pão de Queijo, esta receita é o suficiente com café e + nada.

Gostoso que pede repeteco, um jeito de excelente de fazer a familia comer as bananas que vc comprou, receita simples de sucesso que sustenta...



Torta de Banana
da Praia Pedra Furada
Receita da Padaria da Tia Angelita



  • 3 copos (requeijão) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) de açúcar
  • 1 colher (sopa bem cheia) fermento em pó para bolo (é o fermento que fará a diferença nesta massa)
  • 3 colheres (sopa cheias - bem mãe) manteiga sem sal (caso você opte por margarina, asse este bolo exclusivamente com margarina com teor mínimo de gordura de 82%, procure se na tabela está registrado 8,2% gorduras)
  • 2 ovos inteiros jumbos
  • bananas nanicas maduras, aplicadas em tiras em compridas (já testei cortando 1 naninca em 3 fatias compridas vai gastar 7 bananas - cortando 1 banana ao meio, vai gastar11 bananas que é a versão mais gostosa de comer)
  • canela em pó - polvilhado por cima, deixando bem escurinho, sem medo de ser feliz por cima



Fôrma:
(refratário grande retagular da Marinex ou tabuleiro n.o 3):

  • a Tia Angelita fala para não untar, porém a minha já grudou, ultimamente eu ando untado sim com margarina
  • polvilhado de farinha de rosca ou farinha de trigo





Pilotando o Fogão com Priscila:
  1. Incorpore todos os ingredientes com os dedos, até obter uma massa homogeneo, tipo uma massa podre de fundo de torta. Deixe descansar na geladeira por 10 minutos. Descansada um pouquinho fica mais fácil espalhar ela, porque o glutém relaxa. Se quiser pode deixar reservado na geladeira por uns 4 dias e no freezer um tempão totalmente crua.
  2. Eu gosto de assar em refratario, assim fica bonito na mesa. Refratario é melhor visual que tabuleiro de alumínio.
  3. Para assar, unte e polvilhe farinha de rosca ou farinha de trigo. Espalhe a massa com os dedos mesmo sobre toda a superfície.
  4. Vá descascando 1 banana por vez, cortando em fatias (3 fatias por banana ou ao meio só de comprido, como gosto de comer), deitando sobre a massa crua.
  5. Polvilhe canela em pó, deixando a superficie escurinha.
  6. Leve para assar por 25 minutos, na grade do meio, em forno vaporizado já preaquecido a 180.o C. Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  
  7. Sirva quentinho, com café preto fresquinho.



Fonte - Receita famosa!

Já foi ensinada 4 vezes na televisão (3 vezes só na Globo). A 1.a vez que apareceu, onde peguei a receita, foi no Fantastico numa materia da jornalista Gloria Maria na praia da Pedra Furada no CE. Depois apareceu 2 vezes no Mais Você, outra reportagem a mesma Torta de Banana da Pedra Furada da Tia Angelita (dia 13-01-2004). Recentemente em 2007 foi exibida numa outra matéria gravada de gastronomia, apresentando o preparo feito direto dentro na padaria da Tia Angelita pelo programa Receita Minuto do Chef Daniel Bork.



História da Torta de Banana da Tia Angelita:


Esta é a famosa Torta de Banana Quente da Praia da Pedra Furada - cidade de Jericoacaba no Ceará. Tia Angelita tem um padaria (simpleszinha sem azulejos, mais parece um botequinho) onde ela assa essa Torta. Ela mesmo fala é uma Torta para tomar com Café Quentinho Fresco e não Coca-Cola. Ela aprendeu com uma paulista que foi morar lá na Praia da Pedra Furada (já falecida), ambas começaram a trabalhar juntas vendendo delícias na praia, acabou abrindo um padaria. Ela assa fornadas dessa Torta todo dia. A Torta de Banana Quente da tia Angelita é tão famosa por lá, quanto é a Praia da Pedra Furada.










Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

3 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro bolos, tortas, bolinhos com banana. Ficam deliciosos combinados com o aroma de canela :)

Anakoelho disse...

Oi Pri!
Como sempre delícias mil rsrs,já anotei mtas,vou fazer hoje um filé de frango vapt vupt seu,obrigada por partilhar,vc é mto generosa.
bom dia.

Valéria disse...

Olá Priscila, comi ess torta em Jeri no ultimo reveillon e simplesmente amei. Tenho tentado fazer em casa e sempre a massa fica seca. Voce sabe me dizermo pq ?