Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 11 de setembro de 2010

"Frango a Passarinho na Panela de Pressäo"

Frango ä Passarinho na Panela de Pressäo
com Alho Frito

Nostalgia: Frango a Passarinho coberto com Farelinho de Alho Frito é do tempo que eu trabalhava em Säo Paulo como secretaria. Quando meu chef o Pedro Pla saia para externa, voltando no final da tarde, chegava com 1 quentinha de aluminio para mim, era só de Frango a Passarinho, para comer com a mäo com guardanapo de papel. Ele era todo salpicado de farelo de alho frito, delícia! Para mim desde entäo, Frango a Passarinho é só com Farelo de Alho Frito. Essa mistura sempre me traz saudades do passado. Reconheço que sou encanada com Frango a Passarinho.

Frango a Passarinho ou
Frango Assado?

Rendimento do Frango Assado - Pra quem quer economizar com mistura é Frango Assado. Para muitas famílias 1 unico frango assado no domingo, resolve o problema do almoço, ele precisa de ser marinado no tempero (de preferencia de vespera) e leva 1 hora de forno.

Rendimento do Frango ä Passarinho - Essa mistura crocante de almoço, a verdade, verdadeira que é o gostoso com prejuizo, aumento de calorias e até prejuizo no bolso ... So para de vez enquando mesmo, quebrar a rotina de mistura a fazer na cozinha. O Frango aPassarinho frito ele some, diminui muito de tamanho depois de finalizado, e por ser todo crocante, se come + dele, sem dar conta, que vc mandou pra dentro + que 1 frango assado. Aqui em casa 1 unico frango cortado a passarinho para 4 pessoas na mesa é pouca mistura. Aqui em casa tem que ser 2 Frangos inteiros cortados a Passarinho.

Até que enfim acertei a
técnica de Frango a Passarinho
que realmente gostei.

Frango a Passarinho na Frito na Caçarola ou na
Panela de Pressäo?

Recomendo agora só na Panela de Pressäo.

1.a Tentativa Classica - Frito na Caçarola - 1 hora e 15 minutos - Da outra vez fiz 2 frangos ä passarinho na boca do fogäo, levou 1 hora e 15 minutos para finalizar tudo. Demorou + tempo que frango assado no forno. Ele entra no oleo, e por mais que vc coloque ele escorrido, ele solta agua no oleo e cozinha, so depois que aquela aguinha evapora volta a ficar oleo de novo que ele começa a fritar pra valer, tudo na maior boca do fogäo e chama alta constantemente.

2.a Tentativa Pre-Cozida Temperado - Frito na Caçarola - estilo Chef Daniel Bork do Receita Minuto - 45 minutos - Numa outra ocasiao o Chef Daniel fez Frango a Passarinho, so que ele cozinhou os pedaços com caldo de galinha por 10 minutos, visualmente ficou frango cozido c pele mesmo, feio de tudo, so que a carninha cozida ainda resistente. Escorreu e temperou deixando 1 noite na geladeira. No dia seguinte, aquele mal cozido temperado era frito a passarinho. Fiz. Os 2 frangos a passarinho desse jeito, levaram para terminar tudo, so a parte de fritar 45 minutos na boca do fogao aqui em casa. O mesmo tempo de que leva para assar coxas de frango no forno. Analisando tudo, o frango assado ainda era melhor, que ele nao precisa ser vigiado no fazendo, como é no caso do Frango a Passarinho.

3.a Tentativa Panela de Pressäo - A Técnica Perfeita - 15 minutos chiando com pressao, na verdade sao 20 minutos a 25 minutos, cronometrando tudo desde o inicio no oleo frio. Funciona, pratico, a técnica de fritar a passarinho que casa com a idéia de uma mistura rápida. Nao suja o fogao, nao precisa de vigia constante, so uma bisbilhotada no relogio.

Frango comprado ja a Passarinho Congelado - Näo recomendo. Esse eu desisti de vez. A última compra foi da marca Sadia. Devo ser uma teimosa, abro o pacote, e tento remontar 1 frango inteiro, so para ver se o conteudo tem mesmo 1 frango inteiro la dentro. Nao me convenceu, fico sempre com a certeza que vem + carcaça, sem contar sao pedaços temperados grosseiros carregados de pele muita gordura branca pendurada, carninha que é bom... Cheguei a cronometrar, comprei 1 frango a passarinho congelado e 1 frango normal. . O tempo que eu fiquei limpando com tesoura de cozinha o frango a passarinho descongelado levou 25 minutos com a barriga encosta na pia em pe, foi maior o tempo que levei para cortar a passarinho o frango inteiro e tempera-lo. Sem contar que o frango a passarinho que eu cortei, visualmente tinha carninha, comparada com o visual do frango a passarinho descongelado.



Frango a Passarinho na Panela de Pressao
com Alho Frito
da Priscila Beneducci

Mistura para 4/5 pessoas:
  • 2 frangos inteiros, cortados a passarinho em casa, pedaços de iguais, pequenos, com pele, tirando o maximo de gordura branca, com tesoura de cozinha.
  • tirando o cheiro de pena - agua com pinga, ou chaleira de agua quente.
Meu Tempero - Deixar marinar 1 noite na geladeira:
  • 6 dentes de alho
  • suco de 2 limoes
  • pimenta-do-reino
  • oregano
  • colorau
  • fondor a gosto
  • sal a gosto
Para fritar:
  • 1 litro de óleo novinho inteiro
  • 1 panela de pressao 4,5 litros teflonada
  • escumadeira
  • escorredor de macarräo
  • papel toalha de cozinha
Finalizaçao Deliciosa - Farelo de Alho Frito da Priscila
  • 1 cabeça de alho inteira - 9 dentes gordos - espremidos 2 a 3 vezes, para ficar bem quebradinho
  • fioszinhos de azeite ou oleo
  • frigideira teflonada (aquele que vc gosta para ovo frito)
  • cebolinha verde para polvilhar

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Corte a Passarinho feito em Casa - É a melhor opçäo - Coxas ao meio, tirando a ponta do pe. Tabua, faca afiada e martelo e pra quem tiver o cutelo resolve com perfeiçao o esquartejamento. Cuidado com o seu dedo... Sobrecoxas em 4 pedaços, tudo voce reduz a pedaços de 5 cm, a coxinha da asa tira-se o pezinho tambem. So asa fica inteira. Qto a carcaça, pelo menos eu, so fique c as 4 pontas de carninha, o restante despreze ou congele para fazer caldo depois...

Tempero - Esfregue o tempero nos pequenos pedaços de frango, deixe as 4 metades de limao espremidas junto e marinar 1 noite protegido na geladeira.

Fritando - Usei 1 litro de óleo só para 2 frangos a passarinhos totalmente crus. Fora do fogo, dentro da panela de pressao da aquela misturada, uma molhada de oleo em tudo... Tampa vedando direitinho. Levou ao fogo, chiou (pegou pressao), cronometrar 15 minutos, tirar a pressao cuidadosamente debaixo da agua corrente, secar por fora, para nao cair aguinha no oleo quando for abrir, abrir, tirar cescumadeira, escorrer 1.o no escorredor de macarráo e depois secar no papel toalha.

Finalizado é sequinho Perfeito!

Oleo de Frango - Frio escorra no recipiente de aluminio peneirar de oleo e guarde ele limpinho para outra ocasiäo de fritura salgada... Nao reutilize pela 3.a vez. Lembrando que este oleo nao pode ser jogado no buraco da pia, tem que entregar no supermercado para reciclagem. Aqui em Contagem no Estacionamento do Big Shopping - Eldorado tem box para despejar - coleta de óleo de cozinha, bem na porta do supermercado.

Alho Frito - Farelo gostoso - Frite em levinhas no rasinho de oleo ou azeite na frigideira teflonada, coloque sobre o papel toalha. Tirando é uma plaquinha unidos e fundidos... Frio, com os dedos voce esfarela este alho frito, até ficar soltinho.

Servindo - Sirva o frango a passarinho quentinho, todo polvilhado com o farelinho de alho e cebolinha verde em rodelinhas. Delicioso!

Frango a Passarinho com Alho Frito é:
  • comida de boteco / barzinho - porçäo deliciosa
  • almoço de domingo delicioso
  • almoço de semana pra la de bom...

Fonte: Na Panela de Pressäo, é coisa recente, aprendi aqui: Festival de Panela de Pressäo 10 - Receita Minuto Band Dia-a-Dia, com a Chef Pamela Mendes (do Trem da Alegria) com Chef Daniel Bork.



Se gostou
vote no Delícias!
Concurso Top Blog Brasil 2010
Obrigada do coração
Priscila



Visite:
Bolos Priscila
meu trabalho




9 comentários:

Deborah disse...

E não é que parece ser bom??? Mas não pula muito? Tenho medo de muita gordura me panela de pressão!
Bjs

Pequenas Artes disse...

Oi Priscila, acompanho seu blog faz um tempão e amo suas receitas. Gosto mt de cozinhar, mas nem sempre consigo o resultado esperado, hehe...
Queria mt fazer esta receita aqui em casa, pois frango frito é sucesso na certa, mas não consegui entender a receita direito...
será que vc poderia me dar um help?
Obrigada pelas receitas maravilhosas de todos os dias e pela atenção.

Um grande abraço e tenha um lindo final de semana.
Lalinha

Margaret disse...

Pri, adoro frango a passarinha e vou fazer essa receita com farinha de alho...na pressão já fiz e fica maravilhoso e macio...adoro frango a passarinha...

Beijos
Margaret

ameixa seca disse...

Com esse tempero, deve ficar mesmo uma delícia :)

Alessandra disse...

Oi Prisicla! sou mineira de Contagem e moro em Fortaleza há algum tempo. Como boa mineira amo cozinhar e sempre estou à caça de algo novo. Te acompanho há algum tempo já e já testei várias das suas.
Só dá para fazer na pressão teflonada? Será que na comum gruda muito? Me dê uma dica!

Beijos!

Fla disse...

Poxa que receita interessante.
Gostei.
Bjs

Jana!!! disse...

adoreiiiiii....amo um franguinho...e esse me pareceu muito bom

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

YNGDYNG ARTES BISCUIT disse...

Priscila,

Obrigada pela receita, parece muito boa. Só uma dúvida: Devo deixar a panela com o pino?

Obrigada,

Rose

YNGDYNG ARTES BISCUIT disse...

Priscila,

Obrigada pela receita, parece muito boa. Só uma dúvida: Devo deixar a panela com o pino?

Obrigada,

Rose