Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

"Antepasto de Berinjela na Panela de Pressão"

Meta:
Berinjela (saúde na mesa) toda semana...

Antepasto de Berinjela na Panela de Pressão - 3 Minutos:
  • 3 berinjelas
  • água, vinagre e sal
  • 1 micro fiozinho de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes picadinha (essa foi por minha conta)
  • 1 cebola grande em rodelas
  • 1 pimentão vermelho em tiras
  • 1 pimentão amarelo verde em tiras
  • azeitonas (coloquei 200 g - 100 g de rodelinhas verdes + 100 g de rodinhas pretas) - a receita original pede só 100 g
  • 1 colher (sopa) oregano
  • pimenta-do-reino
  • sal
  • azeite extra virgem - finalmentes (com 0,5 % de acidez)


Rendimento Testado pela Priscila:
  • 1 litro de antepasto pronto - é bastante, acabou em 4 dias.


Pilotando a Cozinha com Priscila:


1- A parte demorada da receita é o pica + o pré-cuidado com berinjela. Depois é vapt-vupt.


2 - Corte a Juliene (macarrãozinho - filetes) as 3 berinjelas com casca, rende muito, a media que pica, já vá colocando na água... É preciso de 1 bacia com no mínimo 6 litros, com água, vinagre e sal (a gosto). De vez enquando afunde, com a mão enquanto pica para não oxidar.


3- Berinjela boia, não afunda. Então coloque 1 peso da sua cozinha, para ficar imerso por no mínimo 10 minutos neste molho. Pode deixar 30 minutos se precisar por estar atarefada.

4 - Então escorra da água marrom (o amargo saiu), lave debaixo de água com capricho, e esfregue pra valer, apertando, enxugando as tiras de berinjelas sem medo. Elas são esponjas, estão cheias de agua com vinagre mesmo lavadas. É preciso espremer... Tirando a água com vinagre do miolo da berinjela, senão qto. finalizar a receita, vc terá uma receita com sabor de vinagre... Quantas vezes? Para antepasto a recomendação é repetir (lavar e espremer) 3 vezes essa sequencia.

5 - Só para saborizar: refogue no micro fio de azeite, o alho e pimenta-dedo-de-moça. Desligue e acrescente o restante, sem refogar. Misture, vai encher sua 1 panela de pressão com 4,5 litros. Fica até dificil mexer.

6 - Coloque as azeitonas por ultimo e tente misturar, é meio dificil. Sem colocar água, feche a tampa da panela de pressão. Ligue a chama, menor boca do seu fogão, chama média, pegou pressão conte exatos "3 minutos", desligue. É tão rapido, que mal dá fazer outra coisa na cozinha.

7 - A berinjela é delicada, então retire a pressão imediatamente, senão ela vai derreter lá dentro.
Abrindo, ocupa agora só menos de 1/2 panela de pressão.


8 - Retire o antepasto com escumadeira, para diminuir o liquido.

9 - No fundo tem toda essa água que sorou dos ingredientes. Despreze.

10 - Agora umedeça seu antepasto com azeite gostoso, à gosto, só para soltar os filetes direito.

11 - Não coloque salsinha ainda... Mantenha na geladeira, de preferencia, sirva 2 a 3 dias depois. Assim o sabor apura melhor. Só misture salsinha ou cebolinha, naquela porção de antespasto que vc irá servir tá?

Eu gosto de antepasto de berinjela em temperatura ambiente, gelado não. Então retire da geladeira somente a porção que vc quer se servir.

Almoçe antepasto com arroz e feijão,
Antepasto com salada,
Antepasto com torrada e pãezinhos...

Fonte: A receita é da Chef Pammela Mendes, que ensinou receitas no 3.o Festival de Panela de Pressão no Receita Minuto - Dia-a-Dia Band - com o Chef Daniel Bork, no dia 25-05-10.



Se gostou do Antepasto, vote em mim:
Concurso Top Blog Brasil 2010
Obrigada do coração
Priscila

Conheça meu trabalho, visite a:
Bolos Priscila



4 comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Nossa quantas delícias!!!

BJs...

Renata Boechat disse...

Oi Priscila!!

Eu amo esse tipo de antepasto, e assim na panela de pressao fica muito mais fácil!

Sua aula está nota 10!

Respondendo sua pergunta a respeito daquele chá que vira flor, eu nunca vi pra vender por aqui...nem tenho idéia do preço, já que eu ganhei de presente...mas na internet vc deve encontrar, nessas casas de chá importados, com certeza!

Uma boa sexta, vamos lá ver o jogo né?

cida braga disse...

óla priscila,amo esse antepasto de berinjela a receita que faço é igualzinha a sua,so que faço-as sem a casca e no forno não sobra agua,fica sequinha só apos fria é que coloco os tempero muito boa essa receita.cida braga,jacarei/sp

Sandra Alberti disse...

Olá Priscila
É a 1ª vez que faço na Panela de Pressão sempre fiz no forno, foi boa a experiência mas no forno fica mais sequinha e o visual mais bonito,coloco também passas e nozes fica muito bom.
Um abraço.