Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 26 de setembro de 2009

"Doce de Abobóra com Coco de Colher Mineiro"

Comidinha de Shopping Mineiro...

Os Buffets de Sobremesas dos restaurantes por kilo dos shoppings mineiros são cheios de compoteiras, tem: figo em calda, laranja casca em calda e doce de abobóra de tudo quanto é jeito.

A versão Doce de Abóbora de Colher Mineiro é um capricho: coco em flocos e leite de coco!

A receita original é Coco fruta, extraindo o leite de coco com água quente no liquidificador e ralando coco em flocos até encher 1 xícara. Fazendo com leite de coco e coco flocos comprado, também fica muito bom de comer...

Doce de Abóbora com Coco de Colher Mineiro:
  • 1 pedaço de moranga (que é naturalmente + doce que a cabotian - nome mineiro, conhecida como abobóra japonesa - nome paulista, de casca verde escura quase preta - outra boa para doce melhor que cabotiã também é abóbora pescoçuda)
  • 1 garrafinha 200 ml de leite de coco
  • a mesma medida da garrafinha de água
  • 100 g de coco em flocos
  • 2 xícaras (chá) açúcar cristal
  • 1 pauzinho de canela
  • 3 cravos-da-Índia
Pilotando a Cozinha com Priscila:
  1. Cozinhando a Moranga no Microondas - É bem simples adiantar esta receita no microondas. Corte em cubos a moranga com a casca, pedação, molhe os pedaços lavando debaixo de torneira, crua e molhada deite num prato, concentrando + nas bordas. Leve ao microondas em potência alta por 6 a 8 minutos (vai depender de qta. coisa esta ligada na tomada na sua casa). Ela cozinha direitinho, só molhadinha. Então retire a polpa da casca e coloque a polpa na caçarola onde vc fará o doce.
  2. Cozinhando a Moranga na Caçarola - O que dá trabalho é tirar a casca, que para cortar é dura. Lave a Moranga, corte em cubos pequeninos sem casca. Se picar grande, você precisará de + líquido para cozinha-la. Coloque tudo na caçarola, crua com os demais ingredientes, e começe o preparo.
  3. Escolha uma caçarola alta. Aqui em Minas é comum fazer este tipo de doce em Tacho de Cobre.
  4. Fazendo o Doce - Na caçarola alta leve tudo ao fogo junto. Deixe cozinhar, quando reduzir a metade do volume, fique mexendo com a colher, até ficar cremosa. Nesta parte espirra quente um pouco como polenta, se não ficar mexendo direito. Por isso que é bom caçarola de lateral alta.
  5. Lembrando que geladinho ele engrossará naturalmente, por isso retire do fogo bem mole ainda.
  6. Se deixar os cravinhos e pauzinho de canela no doce pronto gelando, o doce ficará com mais sabor de especiaria. Para quem não gosta como eu, ficou pronto na panela, despreze logo.
Depois de frio, pode colocar numa compoteira.

Açúcar Cristal - As receitas deste tipo pedem muito açúcar, ou pedem 1 kg de açúcar cristal para 1 kg de fruta, que é um conservante natural. O nosso doce hoje fica na geladeira, não precisa levar tanto açúcar, e também acaba vapt-vupt. Então é só adoçar a gosto, sem exageros.

Um comentário:

ameixa seca disse...

Este doce tem um aspecto maravilhoso :)