Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"Pão de Queijo Frito"

17-08 - Dia do Pão de Queijo,
eu nem sabia que esse dia existia.

Para mineirar como sempre, mineiro tem tradição de fazer pão de queijo em casa, dessa vez uma receitinha caseira das boas, do Mais Você, para a série que escrevo: Pães de Queijos Clássicos.

Pão de Queijo Frito

Massa Vapt-Vupt
(não é escaldada - rendeu 33 bolinhas - receita certa para 4 adultos a mesa, apesar de pequeno sustenta + que o tradicional assado):
  • 1 copo requeijão (250 ml) de polvilho doce (o Mais você registra como 1 copo americano de 160 ml + 2 colheres de sopa - dá certinho 1 copo de requeijão)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 400 g queijo meia cura ralado (usei o canastra, tem dele fresquinho tipo semi curado e o bem curado)
  • 3 ovos

Recheio de Queijos:

  • opção 1 Priscila - 33 cubos de mussarela com oregano - deu 100 g
  • opção 2 Mais Você - 40 g de mussarela ralada, temperada com ervas finas e sal temperado
  • opção 3 Mais Você - 40 g de cream cheese, temperado com orégano e sal temperado.
  • opção 4 Mais Você - 40 g de cheddar ralado, temperado com tomilho, salvia e sal temperado.
Para Fritar:
  • óleo novinho


Pilotando a Cozinha com Priscila
(brunch rápido de fazer):

1 - Rale 400 g queijo Canastra Curado ou o tradicional Meia Cura.

2 - Com Queijo Canastra curado ralado pronto e já deixe no jeito cubos de mussarela temperados com orégano.

3 - Massa rápida, misture no queijo ralado o polvilho doce, fermento em pó para bolo e 3 ovos.

4 - Modelei 1 colher sobremesa de massa crua para 1 cubo de mussarela.

5 - Só para ver a proporção de tamanho, esse tamanho de bolinha crua, fica menor que 1 limão tahity, do lado de 1 limão cravo.

Agora vem aquela que a gente só descobre fazendo,
a receita do Mais Você não explica.

6 - Óleo Errado - Fritar em óleo não muito quente (caçarola teflonada pequena), aquela temperatura boa para coxinha (salgadinhos), o Pão de Queijo Frito estoura. Nasce um Pão de Queijo formato "cabaça".

7 - Óleo Certo - Fritar em óleo quente mesmo! Susto no óleo, dourou instantaneamente, ainda clarinho tirou... As bolinhas nascem perfeitas, continuam clarinhas e derretidas por dentro.

Resultado para comparar: 1 Pão de Queijo frito no óleo bem quente, 1 Pão de Queijo nasceu formato cabaça (estourando) frito no óleo quente temperatura para coxinhas. Frito ele cresce pouca coisa, quase o tamanho de 1 limão tahity.


Pão de Queijo Frito quente ou Pão de Queijo Frito temperatura ambiente? Essa receita não mucha se esfriar. O Pão de Queijo frito nasce oco, mesmo sendo preparado com polvilho doce (é + muito comum nascer oco nas receitas que levam polvilho azedo). Quentinho a mussarela é visivelmente um chicletes. Frio a mussarela seca e vira uma casquinha grudada no oco interno. A receita foi aprovada!





  1. O sabor é idêntico! Apesar de ambas receitas serem rápidas, elas tem uma lista de ingredientes diferentes, no entanto sabor comendo é o mesmo, igualzinho.
  2. Na verdade o Pão de Queijo Frito, tem + sabor de Casulo do que Pão de Queijo assado que conhecemos. O que diferencia as 2 receitas é o interno.
  3. O Pão de Queijo Frito nasce oco.
  4. O Casulo Mineiro frito nasce com o miolo fechadinho (leva farinha de trigo, maizena, queijo canastra, mussarela e parmesão).
  5. As vantagens são todas na minha opinião para a receita bolinha de queijo + popular aqui de MG: 1.a vantagem Casulo Mineiro frito é um salgadinho festinha ou brunch + bonito (dá para ficar imerso no óleo até nascer com uma cor que agrada aos olhos), 2.a vantagem por não ficar oco da a impressão de ser feito com + capricho (só impressão mesmo), 3.a vantagem que não estoura no óleo quente temperatura para coxinha e a 4.a vantagem mesmo servindo frio, é um salgadinho com o miolo interno + bonito. Só no Pão de Queijo frito precisa tomar + cuidado ao fritar.



Fonte: Pão de Queijo Frito ensinado no Mais Você da Ana Maria Braga - Globo.

5 comentários:

Ismael F. Schubert disse...

Opa!! Receita mineira !!
Isso deve ter ficado uma delicia. Em casa faço as vezes pao de queijo de forno com recheio de linguiça. Fica excelente!
Abraços do Alemão
www.cozinhadoalemao.com.br

Silvana Muniz disse...

Priscilaaaaaaaaa, eu estava procurando uma receita assim, sempre comia um bolinho de queijo nas festas q ia na casa da minha tia, só q a moça se mudou e não consegui comprar os famosos bolinhos, e pelo q vi sua receita tem td o aspecto de ser igual. Vou fazer este FDS. Depois t falo como ficou.
Mt obrigada por compartilhar conosco. Beijinhossssss
t+
Sil

Fla disse...

Ai que delícia Pri.
E eu adoro seu passo-a-passo, tudo sempre muito explicadinho.
Bjs
Fla

Blog da Chris disse...

Que perdição Pri!!!
Bem engordiet!! rsrsrsrs
Deve ter ficado uma delícia (acho que não tem como não ter ficado... rsrsr. Obrigada pelos comentários no meu blog. Estou firme e forte. Espero não engordar só de ver estes deliciosos pãezinhos!

bjs

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que bacana em Pri! Nunca tinha visto pão de queijo frito! Deve ficar bom hein! Bjo