Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 28 de junho de 2009

"Bolo de Fubá Cremoso de Creminho no Meio" - com Leite Moça e Ricota"

Creminho no Meio, a receita que sempre dá certo!...

Bolo de Fubá Cremoso com Leite Moça e Ricota

Até que enfim meu caderno de receitas de Bolos que estava emprestado, voltou para casa. Essa era a receita que eu queria assar, para apresentar a vocês.

Nessa receita o desejado Creminho no Meio sempre dá certo, sempre nasce certinho. Gasta um pouquinho + é verdade. Comendo vai descobrir que vale a pena! Aqui em casa dura 1 tarde só. O refratário enorme é devorado todo.

Meu marido o Xandão elegeu esse o melhor Bolo de Fubá que já assei! A verdade que o ranque do 1.o lugar ficou na dúvida, para alguns da família é a Broa Cremosa de Milho, para outros da família é este Bolo de Fubá Cremoso com Leite Moça e Ricota. Você assa os 2 e descobre ai na sua casa.

Bolo de Fubá Cremoso de Leite Moça e Ricota
(liquidifique em 2 levas não cabe a receita toda de uma vez só no liquidificador - rende muito além de 2 litros de vitamina de fubá):
  • 3 ovos inteiros (dos grandes usei)
  • 1 lata de Leite Moça (leite condensado - 395 g)
  • 3 medidas da lata de - leite de Vaca (750 ml - cada lata é 250 ml)
  • 1 medida da lata de - Ricota fresca
  • 2 medidas da lata de - açúcar
  • 100 g de parmesão ralado fino
  • 1 e 1/2 medida da lata de - fubá mimoso
  • 2 colheres (sopa) farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Fôrma onde Assar:
  • dá certo só no - tabuleiro n.o 3 boleira de lateral alta de 6 cm de altura - ou tabuleiro n.o 4 de 3 cm de altura
  • dá certo só no - refratario grande de 5 cm de altura (30 x 22 cm) a lasanheira de vidro da Marinex - ou oval grandona que também tem lateral de 5 cm de altura.
  • não dá certo - refratário ou tabuleiro n.o 3 que tenha só 3 cm de altura (dos antigos) - a verdade que no forno ele cresce um bocado, vai transbordar com certeza - depois ele abaixa quando esfria, isso sem mesmo tirar do forno, você vai ler no preparo.


Pilotando a Cozinha com Priscila
(receita antiga tudo a medida é a lata):

Dica do Liquidificador 2 Levas - Eu já preparei esta receita anos atrás em outro liquidificador Walita do antigo, lá cabia toda a receita sem problema (era copo cheio também). Agora no meu Walita novo não cabe. Moral da estória: Diminuiram os metros do papel higiênico, e assim outras marcas aproveitaram. Sem nós percebemos direito, a Walita diminuiu a capacidade em ml do copo do liquidificador também... O raiva! Agora tem que liquidificador em 2 levas e sujar + 1 tigela extra.

1.a Liquidificada - Liquidifique só, 3 ovos, 1 lata de Leite Moça, 3 medidas da lata de leite, 2 medidas da lata de açúcar e 1 medida da lata de Ricota. - Copo cheio tampe direito. Retire uma parte da vitamina e transfira para outro recipiente para continuar liquidificar (o raiva).

3 latas de leite de vaca

2 latas de açúcar

1 lata de ricota fresca

parte da vitamina de fubá reservada

2.a Liquidificada - Coloque o Parmesão, 1 e 1/2 lata de fubá mimoso, 2 colheres (sopa) farinha de trigo e 1 colher (sopa) fermento em pó.

1 lata de fubá mimoso

1/2 lata de fubá mimoso + 2 colheradas (sopa) farinha de trigo
+ 1 colher (sopa) fermento em pó

Na tigela reservada, despeje tudo misture a vitamina de fubá para homogenizar.

Fôrma - Despeje a vitamina de fubá homogenizada para a fôrma certa que recomendei acima untada e polvilhada de fubá mimoso.

Segredo do Forno (ensinado na Revista da Coop) - Asse em forno preaquecido por 40 minutos, a 200.o C, na grade do meio. "Desligue o forno". Não abra a porta do forno. Esqueça lá dentro de porta fechada, até esfriar completamente. Eu assei, desliguei o forno e sai de carro, fui cuidar da vida. Quando voltei o bolo esta já no jeito para ser servido, frio, com o creminho no meio cremoso e firme, era cortar que não desmoronava. A orientação do forno é perfeita!

Bolo de balcão, de mesa, não precisa de geladeira.


Fonte:
Os créditos são da Revista da Coop (Supermercado Cooperativa do Rhodia do ABC Paulista - SP - anos 90). Uma cortesia free mensal para os clientes de lá. Já fiz diversas receitas da Revista da Coop, nunca me decepcionaram. A maioria das receitas de lá é sem foto, muito boas de fazer, não decepciona o investimento nos ingredientes.


Conheça - Bolos de Fubá da Priscila:
  1. Broa Cremosa de Milho da Priscila - Receita de Bolo de Fubá Cremoso + famoso do Brasil. Nasce Creminho em cima ou Creminho embaixo. Ensino os 3 miolos diferentes que dá para fazer nascer desta receita.
  2. Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça - Receita do Leite Moça da Nestlé e do Chef Jurandyr Affonso - Creminho em cima.
  3. Bolo de Fubá Cremoso ao Limão - Creminho no meio.
  4. Bolo de Fubá com Goiabada Mineiro - Fatia de Fubá São João
  5. Bolo de Fubá com Goiabada de Liquidificador
  6. Bolo Superfino de Fubá - Receita famosa, antiga do Livro do Açúcar União que está no caderno de receitas de todo mundo e quase ninguém + assa.
  7. Bolo de Fubá com Coco de Liquidificador
Receita Festa Junina", "Receita Bolo de Fubá", "Bolos de Fubá", "Receita de Liquidificador", "Receita do Chef Álvaro Rodrigues", "Café Colonial", "Bolo com Café", "Bolo com Chá", "Receita Mesa de Café", "Cozinha Brasileira", "Receita de Bolo de Fubá com Goiabada",

15 comentários:

Denise disse...

Oi Pri! Tu sabe que sou uma seguidora fiel do seu site, né? Adorei essa receita com certeza irei fazer... Procurei no seu site uma receita de bolo de chocolate (receita simples), mas na batedeira, não sei pq o meu liquidificador está aquecendo... :(, se vc puder colocar uma receita eu te agradeço! Bjos

ameixa seca disse...

Que bom, eu já fiz bolo de fubá cremoso mas este ainda deve ficar melhor :)

Tamy disse...

Oioi, que feliz em ver seus comentários!!! Adorei!!! Fiquei bem orgulhosa com os seus comentários... muito obrigada...

beijos

Naninha disse...

Nossa este bolo deve ser tudo de bom hein!?
Eu quero a minha fatia, rs
Beijos

Minha vida, minha cozinha. disse...

Esse bolo deve ter ficado maravilhoso com esse creminho no meio...
Hummm...

Luciana Macêdo disse...

Esse bolo com um cafezinho, deve ser tudo de bom. Já anotei.
Bjs!

Cris disse...

Oi Pri! Estou indo para a casa da minha mãe nas féria e vou fazer lá com ela o bolo, assim não tem erro né. :-) Mas com esta receita vc. so me deixou com mais vontade de comer bolo cremoso de fubá! Bjs!

Luciana disse...

Pri, você conseguiu a receita com creminho no meio... uauuu... vou fazer com certeza.
Bjos, Lú.

Valeria disse...

Oi Pri,Me pediram pra fazer esse bolinho cremoso mas o meu nunca dá muito certo.com certeza vou seguir as tuas dicas e depois te conto!
Brigaduuu!!
Valéria
Papos de Anjo

Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog e desejar boa tarde
bjs

aguardo sua visita :)

Marcus Siviero disse...

Priscila, boa tarde.
A visualizei em http://www.sabao-nosso-de-cada-dia.com/, achei ótimo, pois obtive uma incrível mistura do "perfumado com o saboroso", eu ainda tenho muitas dificuldades de operar o blog (sou novato), porém já vi que vale o esforço de mantê-lo, OBRIGADO a quem te enviou (Maria Lúcia)!!

KINHA disse...

OLÁ PRISCILA!
Seu blog é uma delícia. Muito engordight... mas são os prazeres da vida.Parabéns por estar entre os 1oo + votados, vc merece.Estou te seguindo.
beijo

Dri Viaro disse...

eu ja imprimi essa receita sõ não entendi uma coisa, vc divide em 2 partes pra bater no liquidificador né? mas a qtdade do produtos são o mesmo que vc colocou no começo da receita né?
eu vou fazer logo logo, amo bolo de fubá, ainda mais estes cremoso

bjsss

Marcus Siviero disse...

Pricila, bom dia. Alguém (Maria Lúcia) a inseriu no http://www.sabao-nosso-de-cada-dia.com/ Sabão, arte e filosofia, fiquei feliz por isso, pois consegui misturar o perfume do meu tema fundamental ao sabor maravilhoso do seu tema, OBRIGADO Maria Lúcia!!

Luana Cataldo disse...

Oi Pri! Adoro bolo de fubá, ainda mais cremoso! vou testar su receita e depois volto aqui para dizer como ficou! Acabo de me tornar sua seguidora! Um abraço e espero que esteja tudo ok!