Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 17 de maio de 2009

"Bolo Formigueiro" - das Azevedos

Confeitando com Priscila:
Receitas para Sobras

Bolo Formigueiro
das Azevedos
Receita de Família - Dona Selma
  • 200 g margarina sem sal ( 1 xícara de chá)
  • 2 copos (requeijão) açúcar
  • 4 ovos (claras em neve batidas com 1 pitada de sal)
  • 500 ml água ( 2 copos de requeijão)
  • 2 copos (requeijão) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 200 g - 2 pacotes de coco ralado seco
  • só 100 g granulado preto ( a receita antiga da família pede 200 g)


Pilotando a Cozinha com Priscila:
  1. Unte e enfarinha uma fôrma de pudim.
  2. Peneire o açúcar em separado. Peneire a farinha de trigo com fermento e misture o coco ralado.
  3. Começe batendo uma gemada fofa e branquinha de 200 g de margarina, 4 gemas e 2 copos de requeijão de açúcar.
  4. Vá alternando água com ingredientes secos. Desligue a batedeira.
  5. Troque a tigela e bata 4 claras em neve.
  6. Manualmente incorpore na massa o granulado preto e as claras em neve.
  7. Leve para assar até que enfiando um palito este saia seco.
  8. Desenformando é um bolo grandão como antigamente era servido nas mesas das família. Ele assado enche a fôrma de pudim.

Sabor da minha Infância:


A textura dela é de Bolo Antigo gostoso mesmo, tipo um Bolo Areia Fofão, aquele que é naturalmente esfarelento e macio, super carregadinho de sisquinhos que são o Coco. Bolo para se comer simples assim sem cobertura no pratinho com garfo.

Esse Bolo Formigueiro era presença certa na mesa da família toda por anos. É o Bolo Formigueiro da família da minha mãe, o bolo das minhas tias. Essa receita deve ter uns 40 anos, já estava registrada no caderno de receitas da Bisa Carmelita nos anos 70, que teve 8 filhos, sendo 6 filhas (conhecidas de as "Azevedos"), dentre elas a minha mãe
Dona Selma, Tia Maria (falecida), Tia Luza, Tia Ceci, Tia Bia, Tia Vanda. Virou mania assada também pelas tias cunhadas, esposas dos 2 tios filhos da Bisa: a Tia Eva e a Tia Helia.

Granulado antigo x Granulado 2009

Recadinho para minha família: Acredito que o chocolate granulado antigo deveria ser chocolate mesmo, porque o Bolo Formigueiros das Azevedos na proporção original da receitas não era tão doce comer. Se experimentar algumas marcas de chocolate granulado vendidas hoje (marcas nome naquele tempo não existiam) é puro grão de açúcar preto aromatizado de chocolate. Eu precisei mudar a proporção do granulado na receita de vocês, esse bolo ficou agora tão bom de comer quanto nos velhos tempos.

Usando:
  • Granulado macio (minha foto) - fica mais para Bolo Marmore do que Formigueiro, que boa parte do granulado derrete no forno.
  • Granulado barato (granulado duro) - fica com cara de Bolo Formigueiro por dentro, ele não derrete, no entanto é naturalmente + doce também.






10 comentários:

Denise disse...

Olá! Recebi o seu recado no meu blog, obrigada! Vamos trocar conhecimentos!!! Sobre esse bolo com uma cara ótima!! eu posso reduzir a quantidade de margarina? lá em casa eu tenho que cuidar um pouco as gorduras... Estou achando maravilhosas as suas receitas!

Fla disse...

Adoro bolo formigueiro.
Fiz uma receita um tempo atrás, tá até lá no blog, que eu achei super fácil também.
Eu acho que é aquele bolo com cara de casa de vó né...rs.
Sua receita tá divina, e vou fazê-la da próxima vez.
Bjs
Fla

ameixa seca disse...

Óptimo aspecto, eu comeria agora uma fatia :)

Minha vida, minha cozinha. disse...

Pri adoro bolo formigueiro hum....

Mari disse...

Pri, bolo formigueiro é sempre uma ótima pedida... em casa, todo mundo adora... :)
O seu ficou com uma carinha fantástica, ameii!!
Super beijo

Mari

Eliana Scaramal disse...

Que delícia de bolinho formigueiro, aí com um cafézinho em amiga?! Ui não posso nem pensar ia metade do bolo. risos


www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo disse...

Este bolo agrada adultos e crianças. Perfeito para todas as horas, da festinha de aniversário ao cafezinho da tarde.
BJs!

Debora koso disse...

Pri de MInas Tudo bom querida!!!!!qto tempo,mais sempre olhava suas receitas,esse bolo realmente e otimo qdo eramos crianca minha mamy sempre fazia no final de tarde que era a hora da volta da escola,rsrsrrsrs,sauidades!!!!!!,vou fazer esse bolo agora e vou postar so a foto e indicar sua receita,ok?mil bjos!!!!!!!!!!!!!muitas luzes....!

Anakoelho disse...

Oi Pri!
Lí seu com. do frango,porquê não posta a mneira ,o tempo certo pra o frango não despedaçar?
Tem pessoas q. diz 15 min. abre a panela vira o frango e deixa mais 15min.Mas não explicam se tem q. deixar a panela esfriar p/ abrir,
essa receita estou louca pra fazer mas cheia de dúvidas...
Obrigada,abraço

Ana.

Anônimo disse...

Nossa Pri faz tempo que estou desta receita que bom conhecer tuas receitas e seu modo de mandar a recieta é muito gostoso parece que estamos na cozinha trocando figurinhas amei e foi umprazer conhecer seu blog já adicionei em favoritos adooooro cozinhar é um de meus grandes prazeres parabéns pelo seu delicioso jeitinho mineiro de ser e de fazer, bjks Noely