Total de visualizações de página

.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Calabresa na Cachaça à Paulista"

Calabresa na Cachaça
Comida de Boteco - MG
Pestisco de Barzinho - SP


Fonte: Aprendi esta receita no programa da Claudete Troiano no dia 17-08-06, numa materia de gastronomia exibida no antigo programa dela as tardes na Band. É a petisco famoso de um Barzinho de Moema - SP, gravado o preparado direto na cozinha deles.

Calabresa na Cachaça + Porção de Fritas + Choop
Barzinho de Moema

Se tornou a Mistura de almoço de semana, que mais nasce aqui em casa. Também fica ótima como sanduiche.

Calabresa na Cachaça:
  • 1 fiozinho de óleo (só para ajudar a grelhar as rodelas)
  • 2 gomos de "calabresa defumada", cortadas em rodelas na diagonal (cada gomo tem 220 g a 250 g)
  • 2 cebolas brancas (das grandes) em rodelas fininhas
  • 2 colheres (sopa) molho de soja (shoyo)
  • pingar só um pouquinho de água
  • 1 concha de cachaça (pinga)

Pilotando a Cozinha com Priscila (vapt-vupt de fazer):

O Chef do Bar de Moema salteou numa frigideira teflonada das grandonas de cabo, colocando um fiozinho de óleo e as rodelas de calabresa. Não é frito e apenas selado de lado, nem chega a ser um crocante, elas ficam bonitas ainda. A verdade é para liberar um pouco da gordurinha delas e esquenta-las.

O Chef do Bar explicou que para dispensar o garfo, e comer só no Palitinho espetando, as cebolas precisam estar em aneis caprichadamente fininhos. Acrescente e espere muchar um pouco. Então adicione o molho shoyo (que será o sal da cebola) e um pouquinho de água (quase nada), só para cozinhar as cebolas que é um montão.

Com a Calabresa acebolada pronta, então ele finaliza dando uma Flambada com Cachaça (1 concha e esqueiro), joga na frigideira e deixa pegar fogo até apagar sozinho. O cheiro da Calabresa no fogo da Cachaça (usei a bem baratinha Pinga 51) é estranho, confesso que não é bom. Mas depois que o fogo se apaga e uns 2 minutinhos, aquele cheiro se dessipa e volta a ficar normal. Comendo você aprova!


Rendimento Testado pela Priscila:
  • 1 Calabresa em rodelas na diagonal fininhas com 2 cebolas - é almoço certinho para 3 pessoas, nem precisa cortar 2 linguiças.
  • 1 receita assim para mim é comidinha de boteco de 1.a para 4 pessoas, desde que acompanhado com um pratão de fritas e choop.


Linguiça Defumada na Cachaça é um Comidinha de Boteco famosa. Os jeitinhos brasileiros são:

Cariocas - Linguiça Portuguesa - No RJ ele é preparado só com a Linguiça Portuguesa defumada, na minha opinião a mais gostosa de comer -1 gomo enorme dobrado que vale por 2 calabresas defumadas. RJ é o estado brasileiro que + tem a maior colonia Portuguesa por aqui. O preparo é no balcão, nos Barzinhos Cariocas o gomo de Portuguesa é deitado inteiro no refratario. Toma um banho de Cachaça e então deixa pegar fogo até apagar sozinho. Apagou corta a linguiça em rodelas retas. Pronto, não é uma porção acebolada.

Paulistas - Linguiça Calabresa - O preparado é com Linguiça Calabresa Defumada, servida acebolada. É do jeito que foi ensinado a cima, preparado no fogão. Acebolada e flambada no fogão.




Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 vivo whatsapp
contato@bolospriscila.com.br 
bolospriscila@hotmail.com



Nenhum comentário: