Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Bife de Kafta no Forno" - "Bife de Carne Moída"

Mãe hoje tem Bife?
Tem Bifinho de Kafta! - Oba!....







Bifinho de Carne Moída


Vou apresentar para vocês uma receita especial em diversos pontos de vista. Deliciosa de comer, rápida, baratinha para o bolso e faz o Boi Ralado renascer na mesa da gente. Trata-se de um Bifinho de Carne Moída maravilhoso!

Kafta - É uma receita Libanesa (do mundo arabê). A 1.a versão conhecida é um Bolo de carne de refratario, cortado em cubos altos, molho vermelhão forte, super acído e citrico, é puro extrato de tomate temperado com suco de limão puro, acompanhando de fatias de pão sirio. A 2.a versão famosa, é a Kafta no Espeto, na minha opinião a melhorzinha de comer. Sendo sincera com a Colônia Libanesa, sempre achei Kafta sem graça de comer.

Isso mudou até descobrir 3 receitas, que são variações da Kafta original. Da mesma fôrma que o Kibe de forno ganhou variações da receita de todo jeito, a Kafta também...

Hoje eu vou apresentar uma das 3 receitas diferentes de Kafta que eu amo comer.

Bife de Kafta no Forno

Eleito pelos meus filhos a melhor receita de Carne Moída que sirvo de almoço para família durante a semana.


A lista de ingredientes é tão simples, que voce achará que sabe o sabor que tem esta receita, engano total. Só comendo, para saber que é diferente e perfeita!

O Michel (meu filho de 18 anos) sempre comentou: Bife de Kafta é mais gostoso que comer Hamburguer Crocante de Aveia, Bolo de Carne Recheado e Medalhão de Carne Moída (envolvida no bacon fatiado). É mesmo!

A receita leva Cebola em Aneis, não pode faltar, ela irá sorar no forno passando um sabor extra essa Kafta. Mas ela fica no jeito, que você consegue servir no prato com ou sem cebola, facil de remover para algum filho + chatinho.

Bife de Kafta no Forno


Bife de Carne Moida Libanes:
  • 250 g de carne moída de acém moído (kafta é sempre preparada com acém e não patinho, ser for preparada com patinho a tal carne moída de 1.a, ela nascerá seca demais no forno, ela precisa de uma gordurinha para ficar gostosa, isso aprendi com o Chef Samyr Sauek do Restaurante Folha de Uva de SP)
  • 1 colher (sopa cheia ) tempero mineiro verde caseiro sem sal de geladeira
  • sal à gosto
  • 10 folhas de hortelã fresca (das grandonas)
  • 1 colher (café) de Pimenta Síria ( trata-se de uma misturinha que leva cravo moido, cominho, canela, pimenta-do-reino)
  • + 1 colher (café) extra de canela em pó
  • 1 cebola branca pequena crua, micropicadinha com todo capricho
  • muita salsinha com cebolinha picada à gosto
Cobertura (bifinho que já vem com acompanhamento):
  • 1 batatona ou 2 batatas médias crua, cortadas em cubos sem casca
  • 1 tomate em rodelas finas (tire 10 rodelas ou corte 2 tomates)
  • 1 cebola média branca crua, cortada em rodelas (esse não pode faltar de jeito nenhum)
  • cheiro verde picadinho - para polvilhar quando for levar a mesa
  • azeite extra virgem (de garrafinha com porcentagem menor que 0,80%) - regar com vontade na mesa ao comer, sem medo de ser feliz - comer azeite com comida


Pilotando a Cozinha com Priscila ( a receita é uma babá de fazer, simples de tudo - com fotos passo-a-passo):

1 - Numa tigela misture os temperos no Acém Moído. Irá ficar carregadinho de pontinhos verdes: 10 folhas de hortelã + muita salsinha com cebolinha picada à gosto.

2 - Deite num refratario pequeno (capacidade de 1 litro interno) untado com óleo de milho só. Nivele a superficie com a mão e já corte com a faca os seus Bifinhos de Kafta, eu corto em 6 quadrados.

3 - Leve ao forno já quente, preaquecido, para assar por 10 minutos na grade do meio.

4 - Retire do forno depois de 10 minutos. Não desligue o forno, a cobertura é vapt-vupt, voce irá colocar ele lá de novo. Ele terá essa cara. A carne moída encolheu, sorou muito líquido (com pouquinho tempo).

5 - Com a faca separe os Bifinho de Kafta que você já tinha cortado antes. Empure dos lados, separando eles.

6 - Agora monte as camadas. Começando colocando todos os cubos de batata crua por cima (deste bifinho que ficou só 10 minutos no forno).

7 - Agora todos os Aneis soltinhos de Cebola crua e finalize com Rodelas de Tomate.

8 - Leve ao forno novamente e volte assar por + 20 minutos. É o tempo de cozinhar tudo e secar o liquido, não dá tempo de queimar por baixo, só secar o liquido no forno mesmo.


9 - Retire do forno e regue a superficie rehidratando com Azeite Extra virgem (o verdinho gostoso) do jeito que a gente faz com a Pizza.

Libaneses, Arabés e Gregos comem + Azeite com comida, do que Comida com Azeite. Por isso pode regar pra valer!

Polvilhe um Cheiro verde fresquinho por cima e sirva imediatamente.



Rendimento Ótimo Testado pela Priscila :
  • 250 g - refratario n.o 1 - dá 6 bifinhos - sendo 2 bifes por pessoa - almoço gostoso para 3 pessoas (a conta certa para mim e meus 2 filhos durante a semana)
  • 500 g - refratario n.o 2 - receita dobrada - dá 12 bifinhos - almoço certinho para 6 pessoas a mesa.
Fonte: Vocês lembram da Cantora Sula Miranda que começou como cantora sertaneja, virou apresentadora e agora é uma cantora gospel evangélica? Ela tinha um programa que não durou nada no canal da Rede Mulher de Televisão (SP), que de vez enquanto vinha a Bilota a cozinha dela. Essa receita é deste programa feminino antigo.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

2 comentários:

Naninha disse...

Hummm Pri que facinho e gostoso!Ai quero!!!
Beijos

A magia do crochê disse...

Ah!!!! Esse eu vou testar...deve ser muito bom e pratico!!! Bjoss

Kátia