Total de visualizações de página

sábado, 6 de dezembro de 2008

Panquecas Maizena de Carne Moída da Priscila

Amo Panquecas!

Panquecas Especiais para o almoço de Domingo, Panquecas no Café da Manhã (principalmente nos finas de semana e feriados). Se vai nascer Panqueca no Durante a Semana como almoço, com certeza é da simpleszinha boa de comer, Panqueca de Carne Moída.

Panqueca Maizena
Minha Receita Predileta



Receita Básica - Liquidificador
(receita abaixo rende 1/2 copo - eu sempre bato no liquidificador a receita dobrada):

  • 3 ovos inteiros
  • 1 copo (requeijão) de leite - 250 ml
  • 1/2 copo (requeijão) de Maizena (são certinho 6 colheres de sopa cheias)
  • 1/2 copo (requeijão) de Farinha de Trigo (são certinho 6 colheres de sopa cheias)
  • 1 colher (chá rasinha ) sal


Panqueca Maizena Verde - Liquidificador:
  • 1 receia básica +
  • verde escuro = 20 folhas cruas de Espinafre (panquecas das fotos)
  • verde claro = 20 mãos de folhas de agrião (da última vez usei só os talos e ficou excelente - o agrião é o verde mais indicado ultimamente pelas nutricionistas na televisão, que traz mais beneficios conjunto em comparação a outras folhas da nossa salada)


Panqueca Maizena Branca de Carne + Mussarela
+ 1 Azeitona Inteira sem Caroço (por panqueca)
Pontas Abertas com Boi Ralado tem Segredo

Nesta foto a carne moída não desmancha para fora. Tem 2 segredos. - O 1.o segredo a refoga foi finalizada com 1 colher (sopa cheia) de farinha de trigo. Que segura ela um pouco, ainda deixando cremosinha semi soltinha. - O 2.o segredo é que enrolei cada panqueca 1 fatia de mussarela inteira aberta, deitada sobre a panqueca. A carninha ficou concentrada na ponta da panqueca, só então foi enrolada. Com mussarela você pode servir Panqueca de Carne Moida com as pontas abertas, não escapa, e fica inteirinha sem desmanchar, pode ser pega com Pinça, nem precisa de Colherzona.

Panquecas Brancas de Carne
Como tem Mussarela, dá para enrolar com pontas abertas.

Panquecas Maizena Verdes de Carne
+ 1 Azeitona Verde sem Caroço (por panqueca)
Desta vez não coloquei nada de mussarela dentro. Mesmo finalizando o refogado com farinha de trigo, eu dobro as pontas para dentro antes de enrolar. Assim o recheio de carninha não escapa de jeito nenhum.

Panquecas Verdes com as Pontas para dentro.


Comendo qual é a + gostosa? Verde ou Branca?
- Faz muito tempo atrás, eu fiz uma panqueca domingueira metade branca e metade verde de espinafre. Chegamos a conclusão que não mudou em nada o sabor, só deu cor. O sabor da massinha, pelo menos nesta receita da Maizena é o mesmo , seja ela branca ou verde. Acho que é por isso que a Panqueca Verde faz tanto sucesso com criança e adolescente. É o verde disfarçado que eles comem sem reclamar.



Recheio de Carne Moída da Priscila: óleo, 3 dentes de alho (ou 1 colher de sopa tempero verde mineiro sem sal), 1 cebola ralada, 1/2 pimentão vermelho picadinho (o vermelho eu não abro mão na carne moída), 500 g de carne moida, 2 tomates picados com tudo, 1 dedo-de-moça sem sementes picadas, 1 tablete de caldo de picanha, + pimenta-do-reino (carne de boi pede um pouquinho dela sempre, mesmo que tenha colocado a fresca), pitadinha de cominho, pitadinha orégano (esfregado na palma da mão), 1 colher (sopa cheia) farinha de trigo (no final de tudo) e cheiro verde picadinho (quando desligar do fogo). - Rendimento : 500 g carne moida neste refogado rendeu 19 colheradas de sopa. Em Panquecas gosto rechear com 2 colheres de sopa, então faça este refogado dobrado com 1 kg de carne moída.

Pimentão Vermelho - Carne Moída tem aquele saborzinho de Boi Ralado que todo mundo conhece e enjoa rápido dele. Tem 4 ingredientes são o truque de fazer ele nascer mais gostoso, com aquele sabor suavizado e diferenciado: o limão (a gente já o conhece na esfiha), a cebola em aneis (que também altera o sabor da carne moída), a maçã picada ou ralada (este é incrivelmente o tchan na carne moida) e o pimentão vermelho. O pimentão vermelho é das 3 cores de pimentão o que tem o sabor mais adoçicado, que interfere pra valer no sabor da Refoga da Carne Moída. Pode testar, faz uma vez com um pouquinho de verde, de uma outra vez só com um pouquinho de amarelo, anota a reação da sua família na mesa. A refoga de Boi Ralado que levou exclusivamente o Pimentão Vermelho foi a mais gostosa de comer. Pimentão Vermelho, principalmente na Panqueca de Carne Moída eu não abro mão. Ele é incrivel também quando você prepara qualquer receita preparada com Calabresa Defumada.


Azeitona Inteira sem Caroço
na Panqueca - Essa eu descobri na prática, conforme a reação das pessoas que comiam aqui em casa. Não pique a Azeitona no refogado de Boi Ralado. Só serve para salgar o recheio e não é valorizado quando degustado. Passei a fazer que nem a gente faz no Pastel de Carne , colo no centro na montagem 1 azeitona sem caroço inteira. É uma bobeira, mas dá diferença. A reação é emocional e visual. Encontrar aquela azeitona inteira no meio, mexe com os sentidos de quem comem, acham que o recheio está mais gostoso, além deixar o miolo da panqueca bonito quando é encontrada.



Rendimentos Testados pela Priscila - quando o recheio da Panqueca Maizena é Carne Moída -
Já faz uns 2 anos que anoto tudo nos meus cadernos de receitas, principalmente para ter uma idéia do custo real, um dia no futuro, quem sabe, pretendo ter um Restaurante por Kilo ou um Comida de Boteco, servindo só as minhas receitas boas, comidinha caseira bem feita. Descobrir o rendimento real na minha mão, com o meu público é importante:


· 4 pessoas ( 3 pessoas comem 2 panquecas – 1 pessoa comerá 3 panquecas ) – com 1 receita de massa de panqueca + 500 g refogado de carne moída + 11 azeitonas + 240 g mussarela fatiada
· massa de panqueca da Maizena – 11 panquecas de 19 cm Ø, fritando na panquequeira da Tramontinha teflonada que tem 21 cm Ø (já contando que a 1.a panqueca não vale)
· mussarela fatiada – para 11 panquecas = 240 g do Carrefour – 11 fatias (1 fatia aberta por panqueca - comprado já fatiado em bandejinhas de isopor no Carrefour – eles não fatiam ela fininha)
· refogado de carne moída – 500 g patinho moído = 9 panquecas + 9 azeitonas (recheadas com 2 colheres de sopa bem cheias de refogado de carne moída + 1 azeitona ) = 19 colheres de sopa cheias. Para rechear 11 panquecas só com 500 g de refogado é preciso colocar em algumas panquecas menos recheio (colheradas menores ).
· refogado de carne moída – 1 kg patinho moído = 19 panquecas + 19 azeitonas (recheadas com 2 colheres de sopa bem cheias de refogado de carne moída + 1 azeitona ) = 38 colheres de sopa cheias
· molho ao sugo – para 11 a 15 panquecas ( do jeito que eu faço ) = 1 lata de Pomarola Salsa e Cebolinha de 395 g ( que já é peneirado ) + ½ lata da Pomarola de água + 1 tablete de caldo de carne (ferveu, dissolveu o tablete pronto, desligue para não evaporar demais e dar conta de colocar colheradas em cima de todas as panquecas, fica do jeito que esta nas minhas fotos acima, não nada em molho).


Receitas Diferentes de Panquecas:
Panqueca aqui em casa nasce todo mês. Eu já testei diferentes receitas famosas de Panquecas, preparadas com H20 (antes faziamos com Spryte, bem antes era Soda, receita da Laka Brandão), Cerveja Pilsen (receita do Chef Álvaro Rodrigues) e até com Creme de Leite de Caixinha (receita da Palmirinha Onofre) . Apesar de tanta frescura nas massas de panquecas, como eu testei todas, na minha opinião a melhor receita ainda é com certeza a Receita antiga da Panqueca da Maizena. Baratinha de Fazer, nasce Perfeita de Comer.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

2 comentários:

Luciana disse...

Pri, o pessoal aqui em casa tem paixão por panqueca.
Vou testar essa massa de maizena.
Bjos, Lú.

Talita disse...

Eu uso essa mesma receita. Quem pegou da caixinha de Maizena foi minha mãe. É muito gostosa mesmo. Levíssima.