Total de visualizações de página

.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça" - Creminho em Cima

Você já comeu Bolo de Fubá Cremoso que nasce com Creminho em Cima Caramelado?

Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça
Chef Jurandyr Affonso

Delicioso de comer! 




A preparação é daquela tipo Bolo-Pudim: caramelo + massa crua + pudim de Leite Moça. Quando é assado é banho-maria nasce Bolo-Pudim Sobremesa. Dessa vez é assado direto na grade do forno, nadinha de banho-maria. Quando é desenformado o resultado é este acima na foto.

Nasce é Bolo de Fubá Cremoso, com Creminho em cima Caramelado! O Bolo de Fubá embaixo é daquete tradicional mais sequinho (mesmo preparado com 7 claras em neve), cheio de bagaçinho de casquinha de milho, o Creminho Caramelado em cima é o Pudim de Milho Moça da Roça Ccncentrado, delicioso! O Pudim Moça da Roça mesmo leva 1 lata de milho verde, desta vez a receita vai pede 3 latas de milho. Só para ficar mais ruim de comer!




Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça

2 latas de Leite Moça + 3 latinhas de Milho Verde

Caramelo da Nestlé:
  • 2 xícaras (chá) açúcar, cristal ou refinado queimado
  • 1 xícara (chá) de água (adicionado depois que queimar)
Massa:
  • 200 g de manteiga sem sal (1 pacote temperatura ambiente)
  • 1/2 xícara (chá) açúcar
  • 7 ovos (claras em neve)
  • 1 lata de Leite Moça
  • 2 xícaras (chá) fubá mimoso
  • 1 xícara (chá) farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa cheia) fermento em pó para bolo
Pudim Moça da Roça
( liquidifique até o bagaçinho ficar miudinho, não é para peneirar):
  • 1 lata de leite Moça
  • a mesma medida de leite de vaca (250 ml)
  • 3 latas de milho verde, escorridas (ou 6 espigas de milho)
  • 3 ovos inteiros




Pilotando a Cozinha com Priscila:

Caramelo - Leve ao fogo o açúcar, mexendo até caramelizar. Diminua o fogo, junte uma xícara (chá) de água e deixe tomar consistência (aproximadamente 20 minutos). Não deixa secar demais, dessa vez você precisa de quantidade de caramelo. Outra, caramelo queimado ou parcialmente queimado fica com gosto de amargo, não descuide desde caramelo no fogão. Caramelize um tabuleiro de alumínio retangular n.o 4 (30 x 44 cm) e reserve. A impressão que dá que está faltando caramelo, vai espalhando com as costas da colher, os cantinhos que no escorrendo você não conseguiu enquanto está quente ainda. Reserve em temperatura ambiente. Ele seca mesmo tá?

Pudim Moça da Roça - Liquidifique até o bagaçinho ficar miudinho, reserve.

Massa -
Bata o açúcar, a manteiga e as gemas até obter um creme leve. Junte o fubá, o Leite Moça e o sal. Misture levemente a farinha de trigo peneirada com o fermento e as claras batidas em neve. Despeje a massa crua direto sobre o caramelo. O Pudim é em cima da massa crua. Despeje o Pudim Moça da Roça, caindo sobre os seus dedos, para não ficar abrindo buraco na massa crua. Asse em forno quente (200ºC) por aproximadamente 1 hora. No forno que tudo acontece, o Pudim vai para baixo juntinho com o caramelo e massa acaba assada em cima. Parte daquele monte de bagaçinho de milho ficará junto com a massa. É como se o Pudim Moça da Roça fosse 80% dele peneirado no forno.

Desenformar - Importantíssimo essa Dica neste Bolo - Já assei esse bolo umas 4 vezes no mínimo, acho que até mais. A receita da Nestlé manda desenformar quente. Não faça isso, mesmo morninho,ele sempre quebra, acho porque o tabuleiro é grande demais. Tabuleiro n.o 4 é dificil cair tudo junto ao mesmo tempo. Só dá certo, esperando esfriar totalmente, para o pudim de milho se firmar. Ai tudo gruda por tem caramelo seco. Leve o tabuleiro n.o 4 para esquentar na boca do fogão. É tão largo que pega 2 bocas do seu fogão. Você decide, esquenta o bumbum do tabuleiro numa boca só e vai empurrando, ou esquenta o bumbum ligando 2 bocas do fogão. Mexeu, sentiu que o caramelo soltou, passe uma faca em volta para ter certeza e então desenforme usando Luva de Cozinha.

Fôrma Correta:
  • O tamanho mais gostoso de comer - Nasce baixinho, com menos Bolo de Fubá seco em baixo - Tabuleiro de Aluminio n.o 4 - 30 x 44 cm (bolo grandão)
  • Meu conselho desenformar num prato de aluminizado de boleira descartavel n.o 60 (ideal) ou n.o 50 (quebra um galho quase na borda) - é dificil que tenha uma bandeja de inox tão grande, geralmente as bandejas de inox retangulares são ideais para tabuleiro n.o 3.
Fôrma Errada- Teimosa eu resolvi assar daqui desta vez:
  • Tabuleiro n.o 3 (lateral alta 7 cm) ou a Lasanheira da Marinex acima n.o 3 (lateral alta de 5 cm de altura).
  • Resolvi assar para desenformar sobre minha Bandeja de Inox da Tramontinha. Resolveu o problema de onde desenformar. Só que nasceu um Bolo de Fubá sequinho mais alto do que eu realmente gosto de comer. Cada um tem sua opinião...
  • Desenformando do Refratario - Esse não tem jeito, refratario não dá para esquentar o bumbum dele, então desenforme ele morno. Mas já aviso que ele quebra. Pelo menos o meu sempre quebrou, não fica aquele bolo desenformado perfeito.
  • Só que o Bolo de Fubá fica bem mais alto. Com mais Bolo de Fubá seco na bocada do que Creminho Caramelado. Mineiro ama um Bolo de Fubá Seco, Paulista já é mais fá de Bolo de Fubá Molhadinho e Cremoso. Na minha opinião a indicação da Receita da Nestlé é a correta, precisa ser mesmo Tabuleiro n.o 4.


Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça é bolo de balcão, apesar de ser caramelado. Bolo comum, daqueles para fazer bonito na mesa do Café da Tarde, dispensando o Pão Doce comprado. Não é Bolo de Geladeira.





Foto original da Nestlé deste bolo
Fonte:

  1. Aprendi a fazer a receita na Revista Festas Juninas com Leite Moçaque ganhei de cortesia pelo correio da Nestlé, ainda nos anos 90.
  2. No Portal Nestlé Cozinha, mudaram o nome a receita, deixou ser o Bolo de Fubá Cremoso Moça da Roça (anos 90). Agora esta sendo apresentada com o nome Bolo de Milho Surpresa (ano 2008/2009). Tudo bem, não importa o nome, é o mesmo bolo, continua uma delícia!
  3. A receita é tão boa que o Chef Jurandyr Affonso ensinou esta receita, também. Ele apresentou com o nome de Bolo de Milho Surpresa, no antigo programa Note & Anote da Tv Record. Época que a Claudete Troiano era apresentadora, num especial Festas Juninas, que eles gravaram num sítio. No momento a Feiticeira Joana Prado (lembram que ela era jornalista da Claudete) estava ao lado do Chef Jurandyr, enquanto preparava este bolo, numa mesa na grama.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

12 comentários:

BETO disse...

Oi Priscila, que receita boa, nossa... Faz tempo que eu vi seus comentários no meu blog mas ainda não respondi. Obrigado por sua visita sempre tão agradável, e pelos comentários. Você é daquele tipo de visita que a gente gosta de ouvir, que tem muita coisa pra ensinar, culta, observadora. Gosto muito quando você aparece por lá, mesmo que eu não te responda rápido (rsrsrs). Adorei esse bolo de fubá, deve ter ficado uma delícia. Como tenho andado em reeducação alimentar, parei de comer doces e bolos por enquanto. Na verdade não parei, até como uma ou outra fatia, mas não tenho feito em casa pois se fizer, você sabe, a gente não sossega enquanto não terminar a fôrma inteira, por isso é melhor deixar para comer na rua, em alguma festa que a gente vá, por aí. Beijos...

Bia Belliard disse...

Quanta informaçao boa ! e este bolo so de olhar ja quase cai da cadeira, tenho que fazer, faz tanto tempo que nao faço um bolinho de fuba !! bjinhos

ameixa seca disse...

Eu já fiz bolo de fubá cremoso e adorei mas era bem diferente! Este bolo-pudim deve ser excelente :)

Kia MeL disse...

Parece ser uma receita mto boa!Me deu ate agua na boca!xD

Mari Azevedo disse...

Pri querida, as informações são mais que preciosas, e esse bolinho... aiaiaia, que show, ameiiiiiiiiiiiiii... =D
Beijo grande, amada.

Luciana disse...

Não conhecia a receita, vou experimentar seguindo tuas dicas.
Vou ver se essa semana faço o bolo de fubá molhadinho.
Bjos, Lú.

Vivian disse...

Pri, vc me deixou morrendo de vontade de provar esse bolo, e agora? ai ai, vou ter que ir pra cozinha em pleno domingo !!

bjks

Nysa disse...

pois é... bolinho de fubá ainda nunca fiz, mas está na lista bem em cima ;-) com este creme até o comia todo heheh beijocas

Flor de Sal disse...

Olá Priscila!
Vim do blog da Nysa aqui parar! Mas que bela paisagem! Adorei esse bolo ... e os outros! Vou passar a seguir este blog bem de perto!
Bjnhos

Luciana Macêdo disse...

Receita completa e deliciosa, tudo bem explicadinho.
Imagina se vou deixar de fazer este bolo, o meu cafezinho já está esperando.
Bjs!

Mari disse...

Menina, este bolinho ficou fantástico.

France disse...

Priscila que legal o seu blog. Achei a receita um pouco simples, mas valeu.
Se quiser trocar alguma idéia sobre receitas de bolo fico a disposição. Meu site: http://pitadadesabor.com/segredodasreceitas
Um abraço amiga!