Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Bolo de Fubá Cremoso" ou "Broa Cremosa de Milho da Priscila"

Creminho por cima,
Creminho embaixo, ou
Meladinho na superfície
?

Bolo de Fubá Cremoso

Tradiciona
l
ou com Milho?

Broa Cremosa de Milho da Priscila


Você sabia que o famoso Bolo de Fubá Cremoso
que todo mundo tem receita,
nasce com 3 miolos diferentes?


Por isso que na mão da tia, ou da vizinha ou de uma determinada fulana, ele tem uma textura diferente. Alguns pensam que se trata de uma outra receita de Bolo de Fubá Cremoso, não é, tudo provem da mesma receita. Todos nascem com Creminho. Usando uma técnica o Creminho nasce em cima, usando outra técnica o Creminho nasce embaixo!


Ainda não comprei nenhuma revista, ou assisti algum programa de televisão que ensina-se esta receita do jeito que eu vou apresentar para vocês hoje. Hoje eu conto tudo e apresento todas as versões com fotos tiradas, do que foi assado aqui em casa.


Você nunca mais vai olhar para esta receita do mesmo jeito, ainda vai escolher com qual miolo eu quero come-lo hoje, podendo escolher 3 técnicas diferentes de preparo.

Broa Cremosa de Milho da Priscila

Minha Criação ganha 1 Lata de Milho - Pode até ser que alguém tenha uma receita do identica ou parecida no seu caderno. Resolvi da minha cabeça assar ele assim a anos atras, se tornou o Bolo de Fubá Cremoso mais assado aqui de casa. - Não foi nada de excepcional. Peguei a receita do Bolo de Fuba Cremoso mais famoso do Brasil + 1 lata de Milho verde. Eu não consigo mais assa-lo de outro jeito.

Receita com Milho (versão Priscila - predileto) - Agora nasce um Creminho dentro do bolo sabor + gostoso, que na realidade o tal Creminho é um Bombocado com sabor de: Curau de Milho + Parmesão + Açúcar, delicioso! É dificil descrever o quanto é gostoso. Curau de Milho temperado com Parmesão, é a descrição mais honesta. Só comendo para descobrir, você irá amar já na 1.a bocada.

Receita Tradicional - Sabor do Bolo de Fubá Cremoso mais famoso do Brasil - No forno nasce o Creminho no bolo (metade bolo de fubá + metade de creminho), um tipo Bombocado do casamento do Açúcar + Parmesão. O sabor do Creminho se modifica um pouco no Bolo de Fubá Cremoso assado de uma casa para outra casa, o problema é o tal Pires de Parmesão da receita.


...............................................................................
...............................................................................


Paulista - Bolo de Fubá CremosoMineiro - Broa Cremosa de Fubá(receita tradicional)

  • 500 ml de leite
  • 4 ovos
  • 3 copos (requeijão) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) fubá mimoso
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo
  • 1 pires de queijo parmesão "mau cheio" ou 3/4 copo de requeijão (já li dos 2 jeitos - exatamente 70g)
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Paulista - Bolo de Fubá Cremoso de MilhoMineiro - Broa Cremosa de Fubá de Milho(receita da Priscila)

  • 500 ml de leite
  • 4 ovos
  • 3 copos (requeijão) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) fubá mimoso
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo
  • 1 pires de queijo parmesão "mau cheio" ou 3/4 copo de requeijão (já li dos 2 jeitos - exatamente 70g)
  • 1 lata de milho - 200 g - escorrida
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo



...............................................................................
...............................................................................



Parmesão: Não precisa gastar do Parmesão de Peça mais caro. É o de saquinho mesmo, eu uso sempre o Teixeira acima neste bolo.

O tal Pires de Parmesão (para muitas pessoas no caderno de receitas está registrado assim), era o antigo Duralex Marrom Transparente, que o Brasil todo almoçou e jantou nele. Hoje já não é mais assim. Porcelana nacional e importada (principalmente a chinesa, mais baratinha) invadiram o armario da cozinha da gente nesses anos mais atuais. A Porcelana deixou de ser exclusividade dos Presentes de Casamento, é acessivel. Sem contar as branquinhas sem estampa, que aqui em Minas tem o mesmo preço individual do Duralex.

Agora a medida em gramas é a melhor indicação.
No Mais Você (da Ana Maria Braga) eles também ensinaram o Bolo de Fubá Cremoso mais famoso do Brasil, pedindo 100 g de parmesão. Já assei com quantidades diferentes de Parmesão, dá a maior diferença no sabor do Creminho que nasce no miolo lá forno quentinho.

  • Com 100 g - É aquele sabor que todo mundo já conheçe, aquele Creminho puxando um salgadinho discreto lá no fundo.
  • Com 50 g - Ele nasce doce de mais. Meu conselho, porque já assei assim e deu certo, se tiver só 50 g diminha pelo menos 1/2 xícara de açúcar.
  • Com 70 g - O mais gostoso de comer é a versão mineira, o tal pires mau cheio, ou o tal 3/4 copo de requeijão. São exatamente 7 colheres de sopa cheias. O sabor do Creminho que nasce do forno é perfeito!

------------------------------------------------------------------
Pilotando a Cozinha com Priscila
Descobrindo os 3 Miolos Diferentes deste
Bolo de Fubá Cremoso
------------------------------------------------------------------
Creminho em Cima
1.a Versão - Popular - Liquidificador
40 minutos de forno
Nasce com o Miolo + famoso do Brasil
Bolo de Fubá em baixo e Creminho (bombocado) em cima.

Liquidifique primeiro todos os liquidos (hoje com 1 lata de milho verde, você tem que experientar é muito bom), desligue e coloque os ingredientes secos. Nasce uma vitamina liquida de fubá (copo do liquidificador cheio). Refratario Médio ou Tabuleiro n.o 2 com 3 cm de altura. Nasce do forno só com 2 cm de altura, se assar numa maior, fica baixinho demais da conta. Forno 40 minutos e mais nada. Cada 5 minutos a mais de forno, você perde creminho, diminui a camada de creminho que fica em cima, nasce bolo de fubá. Não adianta espetar com o garfo, que sai melado. Sai balançando a superficie do forno. É assim mesmo. É que o bombocado está quente, principalmente liquido no meio na superficie. Esfriou tudo endurece e fica firme, só frio você consegue servir assim bonitão e inteiro:



---------------------------------------------------------------------
Fornadas da 2.a Versão e para 3.a Versão
Liquidificador + Batedeira com Claras em Neve
Creminho Embaixo
ou
Meladinho na Superficie
ai depende do tempo do forno,
fique cronometrando não bobeie
siga a o tempo da fornada certinho.

Forma de bolo é maior agora :
Levou Claras em Neve só asse Refratario Grande de 3 cm de altura , ou Oval Grande que tem 5 cm de altura (é a ideal ), ou Tabuleiro de aluminio n.o 3 com mínimo de 3 cm de altura.

Se optar por uma recipiente com 3 cm de altura, aconselho assar um dentro do outro, com um fundo de papel aluminio (só para você não ter que lavar louça na pia depois). Se sujar o papel aluminio, você amassa e joga fora.

A técnica com Clara em neve, ele estufa alto no forno e depois abaixa, dando a impressão que vai transbordar. A minha fornada com recipientes de 3 cm nunca transbordaram, só deram a impressão. Mas como eu já ensinei outras a fazerem o mesmo, no forno de algumas delas me reclamaram que transbordou e sujou.

Papel Aluminio Usado dentro do Tabuleiro com Refratario de Bolo de Fubá- Minha Mania - Eu tenho mania de guardar papel aluminio usado que não sujou. Tem fornada que a gente cobre alguma coisa e não suja mesmo. Depois de frio, e dobrado, ele perde também o cheiro. Pode guardar dobrado num saco no armario da cozinha. Quando você precisar de uma fornada assim, como acima, não precisa gastar um pedaço novo.


Creminho Embaixo
Separe gemas das claras. Liquidifique e bata as claras em neve. Confesso que é chatinho misturar a vitamina de fuba com as claras que são 2 texturas bem diferentes nesta receita. Com cuidado, vá mexendo até fiar por igual.
Forno é o seguinho. Só 45 minutos. A cada 5 minutos a + de forno, você diminui a camada meladinho. Tire do forno. Ele vai balançar lá embaixo, do tipo, ai Deuses está cru... O bombocado está quente mole por baixo do assado. Espere esfriar completamente. Que ele ficará durinho por baixo.
A foto acima que na pressa cortei morno, parte endureceu e parte ainda não...


Meladinho na Superficie
Claras em Neve. É certinho 55 minutos de forno exatos...
Pessoalmente a versão + gostosa para tomar com café preto. O bombocado vai secando, secando virando bolo, só que é o Bolo de Fubá fofo + úmido que vc já comeu...
Não interfere nada no doce do café. Perfeito!



...............................................................................
...............................................................................


Broa x Angu
Mineirando


Conforme Dona Lucinha, estoriadora da Cozinha Mineira, famosa em Minas Gerais. Proprietaria dos 2 Restaurantes Dona Lucinha em BH (ela é mãe da Elzinha Nunes, proprietaria do Restaurante Dona Lucinha em Sampa, que vira e mexe aparece no Receita Minuto do Chef Daniel Bork na Band), explicou na Tv Mineira o seguinte:

Broa - É todo nome batizado pelas escravas negras nas receitas mineiras que levam farinha de milho flocada, granulada (canjiquinha - cheren ) ou mimosa (fininha e peneirada) "Assadas".

Angu - É todo nome batizado nas receitas mineiras que levam a mesma farinha de milho flocada, granulada (canjiquinha - cheren) ou mimosa (fininha e peneiradinha) "Cozidas".

Por isso que aqui em Minas Bolo de Fubá Cremoso nos cadernos de receitas das mineiras é comum encontrar o registro como "Broa Cremosa".



...............................................................................
...............................................................................

Espero que vocês tenham gostado.

Beijos Pri
Receita Festa Junina", "Receita Bolo de Fubá", "Bolos de Fubá", "Receita de Liquidificador", "Receita do Chef Álvaro Rodrigues", "Café Colonial", "Bolo com Café", "Bolo com Chá", "Receita Mesa de Café", "Cozinha Brasileira", "Receita de Bolo de Fubá com Goiabada",

39 comentários:

Cris disse...

Priscila, estou rindo aqui com seu papel alumínio que você tem mania de guardar! Minha amiga, pois o bolo de minha mãe que é mineira fica com o creme no meio!!! E agora? :-) Adorei a dica de acrescentar o milho verde, vou contar para ela!!! Querida, cresci comendo este bolo, mas sabe que já faz um tempinho que minha mãe não faz, fiquei morrendo de vontade agora... Bjs e bom final de semana!!!

Axly disse...

Uauuuuu, você escreveu um verdadeiro tratado sobre o bolo cremoso...
Huahuahuahuahuahuahuahuahua!
Adorei.
Dá próxima vou seguir tuas dicas.
Kisss^^

Bia Belliard disse...

Priscila, adorei este teu post, nunca fiz este bolo, mas ha seculos quero fazer, agora com tudo o que vc escreveu aqui nao vou deixar de fazer logo ! O dificil vai ser escolher a versao, entao farei todas....beijinhos e bom fim de semana !

Cris disse...

Oi Priscila, já respondi seu comentário por e-mail, veja se não foi para o lixo (digo spam). hehe. Então, amanhã vou pedir a receitinha para minha mãe, eu já tenho ela, mas quero conferir tudinho ok, a forma que ela usa é alta e redonda, de alumínio e fica assando um tempão. Ahhhh não vai queijo!!!

Mari Azevedo disse...

Pri querida, adorei seu post sobre os bolinhos de fubá!!! Ai que delícia... ando com uma super vontade de fazer um, o difícil vai ser escolher a versão, dentre tantas delícias... =D
Beijo grande, minha flor.

Andrea Dohashi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Dohashi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Dohashi disse...

Pri, vc deu uma aula de história a respeito do bolo de fúbá, rs.
Adorei as suas receitas, e fiquei com vontade, faz tempo que não como uma fatia, preciso fazer urgente, rs.
O agradecimento em japonês é: Arigatou gozaimashita (ありがとうございました)
Beijos

Téia disse...

PRI minha linda, você é tooodooo, nunca vi tanta paciência para explicar e fazer experiências culinárias, você é realmente uma apaixonada pelo tema. Desta forma, fica fácil decidir qual tipo gostamos mais, né? Parabéns querida, você é uma verdadeira professora. Bj grande.

Luciana disse...

Oi Pricila, conheci teu blog hoje, domingo, através de outro blog. Estou encantada com tuas receitas e teu jeito de escrever. Muito legal, parabéns.
Esse bolinho foi o primeiro que fiz quando comecei a me aventurar na cozinha a muitos anos, peguei a receita da minha mãe, que sempre fazia e provocava suspiros. O creminho do meu bolo fica no meio.
Vou te colocar lá nos meus favoritos para te visitar sempre e saber das novidades.
Um grande bj, Lú.

Lira disse...

Oi amiga Pricila, passei para desejar uma ótima semana..rs
Ja "peguei" tuas dicas da"Broa Cremosa de Milho da Priscila" vou fazer esta tarde....beijos para você, e todas amigas que aqui estão escrevendo...

Luciana disse...

Priscila, eu já postei essa receita, está com o nome de bolo de fubá molhadinho, que é o nome que passou de mãe para filha, eu não sei porque fica no meio, mas eu sempre coloco mais queijo ralado do que pede a receita, e também bato tudo no liquidificador. Achei muito interessante colocar milho, vou testar da próxima vez que fizer. Minha foto do bolo não ficou lá muito boa, mas depois dá uma olhada.
Queria que me tirasse uma dúvida, aquele temperinho verde que você faz, pode colocar sal, ou dá algum problema se colocar? Eu sempre faço com alho e sal e outro de cebola, achei bem legal esse teu.
Outra coisa que achei fantástica e vou fazer é o requeijão de maizena.
Um grande bj, Lú.

Laurinha disse...

Adorei o tratado! anotei tim-tim-por-tim-tim!

Beijinhos

Denise New Jersey -USA disse...

Ola priscila, estou babando com esse seu bolo, sou louca por bolo de fuba molhadnho, fiz um essa semana q fo um desastre ficou seco, eh q moro nos USA e o queijo eh dificil de encontrar um bom, mas fiquei contente de ver a sua receita e vou tentar d novo so q foram tres receitas e t confesso q nao sou boa de cozinha vc poderia me mandar por e-mail uma delas para eu entender melhor?
Q saudades do Brasil ainda mais agora q eh sao joao, vou matando a saudade tentando fazer o seu bolo quero q meu filho conheca esssas delicias do meu pais . Um grande bjo e muito obrgada. DENISE email :esined_verso@yahoo.com.br

Mauricio disse...

Pri, seu Blog é maravilhoso. perfeito, tem fotos do jeito que a gnt gosta e espera.
Mas vai ai um toque: Vc enrola muito, Coloca muito texto. Dá a impressão que vc quer o tempo todo ser o centro das atenções. Os tópicos são repitidos. Fala de uma coisa, ai vem e escreve um paragrafo enorme pra falar de algo que poderia ser apenas um comentariozinho. entende. Parabéens, e espero ter ajudado

Priscila Beneducci disse...

Oi Mauricio, obrigada pela visita.

Que bom gostou. Valeu por registrar sua impressao pessoal. É importante para melhorar sempre. A verdade que sou faladeira pessoalmente, e acabo sendo faladeira no blog também. Escrever este blog, ainda é uma novidade para mim, sempre aparece um detalhe a aprender.

Volte sempre.
Priscila Beneducci

REJANE disse...

OI PRICILA ADOREI SUAS RECEITAS E TAO DIFICIL ESCOLHER QUAL FAZER! ADOREI BOLO CREMOSO DE MILHO ,QUE BOLOS DE ANIVERSARIO MARAVILHOSO DEU AGUA NA BOCA. +SUCESSO! DEUS POSSA CONTINUA ILUMINANDO SEUS CAMINHOS!

REJANE disse...

OI PRICILA ADOREI SUAS RECEITAS E TAO DIFICIL ESCOLHER QUAL FAZER! ADOREI BOLO CREMOSO DE MILHO ,QUE BOLOS DE ANIVERSARIO MARAVILHOSO DEU AGUA NA BOCA. +SUCESSO! DEUS POSSA CONTINUA ILUMINANDO SEUS CAMINHOS!

REJANE disse...

OI PRICILA ADOREI SUAS RECEITAS E TAO DIFICIL ESCOLHER QUAL FAZER! ADOREI BOLO CREMOSO DE MILHO ,QUE BOLOS DE ANIVERSARIO MARAVILHOSO DEU AGUA NA BOCA. +SUCESSO! DEUS POSSA CONTINUA ILUMINANDO SEUS CAMINHOS!

Anônimo disse...

Adoro bolo de fubá sou mineira pertinho de você adoro receitas escrevo para todas as marcas e peço livros de receitas mandam livros lindos é só pedir.Copio todas as suas receitas no meu caderno amei o bolo de milharina,você poderia colocar todos os bolos de fubá pra gente pegar,também quero fazer um caderno só com bolo de fubá.

Nanda disse...

Adoro esse bolo, e tinha muitas dúvidas mesmo, pois o meu às vezes fica com creminho, às vezes não. Agora sei o motivo. Obrigada pelas dicas. Você dá aulas de culinária?
beijo grande.

Fernanda

junia disse...

ola,adorei suas receitas vou testar agora pras festas de final de ano,estive fora do pais por muitos anos e perdi meu caderno de receitas,adorei ter encontrado este bolo cremoso de fuba eu tinha uma receita parecida e meus amigos adoravam .abracao e boas fesatas!!!

Anônimo disse...

Olá Priscila, adorei sua receita, meu bolo de fubá nunca fica com creminho, já testei várias receitas e não funciona, vou tentar essa sua dica agora e te conto! rs Bjs Flavi

Paloma disse...

Nossa que emoção *----*
Eu tentei 15 receitas de bolo de fuba cremoso e nunca consegui que desse certo, fiz varias vezes, sempre tive bolos gostosos porem sem o tãooooooo esperado creminho \o/....
Ja estava quase desistindo quando encontrei seu blog com tantas receitas lindas e chamativas.
Passeando pelas paginas achei a famosa receita do bolo kkkk
logo pensei será que dessa vez vai dar certo?!...
e para minha surpresa deu mais que certo.
Poxa vc não tem noção da alegria que me causou *-* muiiiiiito obrigada por partilhar do seu talento conosco :)

ana eliza disse...

Nossa que bolo maravilhoso ficou com gosto de queijo ralado, o bolo gostoso...nunca vi um bolo tão gostoso igual a esse. adoreiii.......muito booom de verdade

Flavia Beatrix disse...

Hummmm confesso que qdo li pensei que nao fosse ficar bom. Fiz e pra minha surpresa ficou MARAVILHOSO amiga amei. Muito obrigada.

Tati disse...

Puxa vida, não sabia onde tinha enfiado meu caderno de receita, entrei na net e dei de cara com esta maravilha! Usei o milho verde e 100 g de parmesão, ficou uma delícia! Agora esta passa a ser a receita oficial! Obrigada, amamos!

silvia disse...

Oi priscila, vc pode colocar em gramas quanto e um copo de requeijao??? Eu nao moro no brasil e nao renho ideia de quanto e. obrigado!!!

Anônimo disse...

Oi Priscila, parabéns pelo blog!!! Fiz o bolo de fubá na versão creminho embaixo, acabei de tirar do forno, mas confesso que estou desconfiada pois realmente parece cru, você não disse a tempreratura então eu assei em torno de 180 a 200 como costumo fazer, mas o refratário é de vidro transparente e olhando por baixo parece cru!!!! Vamos ver no que vai dar, espero que esteja muito bom!!!!rsrs.

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas já estou com muita idade e, apesar de copiar suas receitas, só acrescento nas minhas ingredientes diferentes que V. usa. Estou melhorando da depressão e vou tentar fazer esse bolo de milho cremoso que procuro há muitos anos. Pode me ajudar? Sou sozinha e gostaria de saber se posso fazer com metade dos ingredientes e, se eu gostar, poderia fazer maior ou outro fresquinho. Outra coisa: se uma receita manda usar 3 ovos, se eu fizer com metade dos ingredientes, devo usar 2? Muuuito abrigada pela atenção. O que é URL? Luiza. louisedrapeau@gmail.com

Vivi disse...

Priscila!
Parabéns pelo blog e pelas receitas, vc arrebenta, garota.
E vou discordar do Maurício. Olhei um monte de sites e blogs sobre receitas e todos iguazinhos - Ingredientes - Modo de Preparo - Dica. Tudo muito direto, seco e impessoal.
Deve ser coisa de homem que gosta de ir
direto ao ponto, conhece o ambiente da comida pronta na sala e desconhece o que rola dentro das cozinhas hehehe!!
Foi exatamente sua forma divertida de dizer que cativou e adorei as curiosidades, as informações históricas (a simples diferença de nomes desse Brasilzão nos confunde) as impressões pessoais e comentários enriqueceu, esclaresceu e deu vontade de sair testando.
Continue assim que nós queremos é mais.

Nilde disse...

A receita e otima...hum deu agua na boca, e muita clara, mas senti falta de uma informacao. Qual eh a temperatura do forno????
Obrigada

Priscila Beneducci disse...

Forno
------

ja preaquecido, 180.o a 200.o C

cada tipo de bolo vc viu tem um tempo de fornada diferente

Priscila

nilde disse...

Valeu Priscila, amanha vamos reunir uma turma de mulheres aqui em Michigan - USA para comer uma broa e tomar um cafe bem quente ja que estamos a mais de uma semana com temperatura -25 ... So o calor dos amigos e broa para aquecer... brigada

Priscila Beneducci disse...

Nilde que delicia, ate eu queria estar ai... beijos Pri

Anônimo disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo:
(Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que FS venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele FS não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Luciana Cintra disse...

Oi Priscila, por favor quantos gramas equivalem o copo de requeijão?
Obrigada.

Luciana Cintra disse...

Oi Priscila, por favor quantos gramas equivalem o copo de requeijão?
Obrigada.

Luciana Cintra disse...

Oi Priscila, por favor quantos gramas equivalem o copo de requeijão?
Obrigada.