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terça-feira, 21 de outubro de 2008

"Couve-Flor Gratinado com Bechamel de Presunto" - da Coop

Esta é a receita de Couve-Flor que mais preparo:
Salada de Couve-Flor ou
Couve-Flor Quentinha

Faz a linha " Calorias Inteligentes"...






Couve-Flor Gratinado da Coop

(couve-flor com bechamel de presunto)
  • 1 couve-flor cozida al dente (de preferencia cozimento que deixe ela branquinha - leia minhas dicas)
  • 30 g de manteiga - 1 colher (sopa mãe ) ou 2 colheres (sopa rasa)
  • 1 cebola branca micropicada ou ralada
  • 30 g de farinha de trigo - 2 colheres (sopa cheias) só
  • 100 presunto, cortado à Juliene - lombinho canadense ou peito de peru (a versão com lombinho canadense foi a mais gostosa que já experimentei nesta couve-flor)
  • 250 ml de leite - 1 copo de requeijão
  • 1 caixinha de creme de leite tipo UHT 200 g (se usar creme de leite fresco o sabor é outro nivel, mais gostoso)
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • não coloque noz moscada, deixe só destacar o saborzinho do frio escolhido
Nasce um bechamel da caçarola mais ralo que de costume. Para ficar mais como Molho de Salada mesmo. Não gosto desta salada gelada, só dela em temperatura ambiente ou quentinha. Geralmente eu cozinho a Couve-Flor que logo esfria. Se quiser pode até levar ao forno gratinar com Parmesão por cima, mas, não é a idéia desta receita.

Eu costumo preparar o molho e despejo quentinho sobre a Couve-Flor que esfriou em temperatura ambiente e levo a mesa. Como esse molho esfria muito rápido, fica uma Couve-Flor morninha muito gostosa de comer com qualquer refeição.

Fonte: O nome original é Salada de Couve-flor, aprendi a fazer numa Revista da Coop dos anos 90 (revista oferecida de cortesia aos clientes do supermercado Cooperhodia de Santo André - SP).

Foi apresentada como Salada de Couve-Flor. Ela é uma receita curinga, você pode tanto servi-la como Salada de temperatura ambiente como uma Couve-Flor Quentinha. Dos 2 jeitos ela é gostosa.

Gosto desta receita porque sai baratinha, e não deixa desejar a nenhuma outra receita de Couve-Flor no capricho, tipo aquela Couve-Flor domingueira recheada com muito queijo e presunto, gratinada no forno.

Couve-Flor é aquele outro item da horta, quem ama, ama e quem destesta, detesta. Eu não vou ficar te convencer a fazer esta receita. Eu pessoalmente curto muito uma Couve-flor.

Cozinhando a Couve-Flor:
  • Couve-flor fede quando é cozida. Eu pessoalmente só sirvo Couve-Flor quando sei que a visita vai chegar praticamente no momento de servir o almoço, tudo o que eu quero que alguém diga: Que cheiro bom, o que você esta fazendo de gostoso! Couve-Flor sendo cozido espanta. Como moro em apartamento, não tem jeito, o cheiro ruim espalha todo. Para discipar rápido, passo Bom-Ar em todos os cômodos do meu apartamento.
  • A Couve-Flor branquinha, branquinha é aquela cozida por imersão, com um pouquinho de Leite + Batata Crua (para minimizar o cheiro).
  • Couve-Flor cozida no vapor, já testei, mesmo molhada em salmoura de leite, fica amarelada ou bege.
  • Couve-Flor de microondas - Também fica amarelada ou bege. Esse é o cozimento mais indicado, compravaram que a permanece mais Vitamina B6 na Couve-Flor. Molhe ela crua com salmoura (à gosto), coloque sobre um prato e coloque para cozinhar. Uma Couve-Flor crua , em buques espalhados pelo prato, molhada em salmoura, no microondas cozinha por 8 a 10 minutos em potência alta. Cozida inteira, leva de 10 a 12 minutos em potência alta.
  • O microondas fica fedorento. Então depois aqueça 1/2 copo de água de requeijão com 1/2 limão dentro e deixe aqueçer por uns 2 minutos em potencia alta. Para o cheiro ruim sair. Esqueça o copo lá um pouco, e só depois retire.
  • A verdade é, não tem visita em casa, eu faço Couve-Flor de microondas. Vai ter visita em casa então eu faço ela por imersão para ficar branquinha, branquinha, bonitona na mesa.

Saúde na Mesa:
  1. Valor Calórico - 1 xícara de chá de couve-flor cozida contém 25 kcal - 100 g de couve-flor contém 45 kcal.
  2. Contém - É rica em Folato e Bioflavonides. Contém muita vitamina C e um pouco da vitamina B6 (80% desta vitamina B é perdida durante o cozimento). Contém Ferro, Calcio, Beta-caroteno e um pouquinhyo só de Potassio.
  3. Maior Beneficio - Comer 1 xícara de couve-flor contém mais Vitamina C que o recomendado pela Organização Mundial de Saude, para o adulto consumir num dia.
  4. Benefícios - Bioflavonoides são substâncias quimicas que protegem contra o Cancer. Mesmo sobrando só um pouquinho de vitamina B depois do cozimento, ajuda a evitar a anemia e diminui os ricos de doenças do coração.
  5. Microondas é o Cozimento mais Indicado para Couve-Flor - Foi comprovado que no microondas você consegue manter um maior índice de vitamina B6. O único problema que Couve-Flor de microondas não sai branquinha, fica quase sempre bege ou amarelada.
  6. Já existe Couve-Flor colorida.



Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

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