Total de visualizações de página

.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"Frango à Fiorentina da Maggi"

Penosa de Caçarola by Pri...

Você tem dificuldade de fazer o povo de casa comer Espinafre? Essa é uma das raras receitas de Espinafre que a turma daqui de casa come. Experimente!

Frango à Fiorentina da Maggi


Almoço gostoso!









Neste receita à Fiorentina, o Espinafre fica em baixo e o Frango Abafado em cima. Fica gostoso, bonito e cheiroso! Dá até para servir num Domingo se você quiser. Dessa vez, esta Penosa virou mistura de durante a semana aqui em casa.

Frango à Fiorentina da Maggi


Frango Marinado
(véspera de preferência):
  • a receita original pede 1 frango inteiro em pedaços, eu gosto de fazer ele com Coxas só.
  • 1 e 1/2 kg de coxas (eu faço sem pele, são 12 coxas - 2 por pessoa - almoço para 6 pessoas)
  • água fervente (escaldar para tirar o cheiro de pena)
  • suco de limão
  • Fondor à gosto
  • sal


Caçarola - Frango Abafado:
  • 3 colheres (sopa) óleo de milho
  • selar dourando em caçarola teflonada as coxas já marinadas no tempero
  • 2 dentes de alho grandes
  • 1 cebola picadinha
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo (abrir um buraco na refoga e fritar a farinha até amarelar)
  • 1/2 xícara (chá) ketchup - 125 ml ( é certinho 1/3 da um Ketchup Hellmann´s grande de 400 g)
  • chaleira de água fervente (ir pingando aos poucos)
  • 1 pimenta fresca, picada (dessa vez eu usei pimenta de cheiro bolinha do sítio da minha mãe, picada com tudo, umas 3 delas, que ela não tem ardência nenhuma)
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 galho de orégano fresco (esse orégano fresco dá uma diferença no sabor e cheiro neste prato, incrivel - pode até usar oregano seco, mas, não fica igual...)
  • azeitonas inteiras sem caroço pretas (eu usei verdes, só tinha as verdes em casa)
  • 1 punhado de salsinha inteira amarrado com barbante de algodão (para cozinhar junto)
  • já tinha sal na marinada das coxas, por isso deixe cozinhar um pouco abafado, experimente e se precisar corrija o sal
  • salsinha picada para finalizar tudo.

Espinafre:

  • 1 maço inteiro de espinafre ( nesta receita é assim: as folhas você puxa mantendo elas inteiras, já o caule você pica miudinho na tábua).
  • 2 colheres (sopa) manteiga com ou sem sal

Pilotando a Cozinha com Priscila:



Frango Marinado - Tire a pele das coxas. Dê uma escaldada de água fervente neles, despreze essa água, nela ficará o cheiro de frango cru. Esfaqueie algumas vezes perto do osso, que as Coxas costuman coagular sangue na caçarola. Tempere à gosto com: Suco de Limão, Fondor e Sal. Reserve. De preferencia faça isso na véspera.

Espinafre - Nesta receita é interessante o uso do Espinafre. Desfolhe com as mãos, caule por caule, mantendo as folhas inteiras. Só o caule você pica miudinho na faca. De uma salteada na manteiga (de folha inteira + caule picado) e reserve. É um susto mesmo. Espinafre mucha instantaneamente. Nesta receita, ele irá cozinhar pra valer é no calorzinho do Frango de Caçarola que será jogado por cima dele.



Caçarola Teflonada de Fundo Largo - Não use inox, que vai precisar de mais óleo, a Coxa está sem pele, vai grudar, vai desfiar e você perderá tempo. Vai demorar uns 15 minutos, com capricho, e o tempo que eu levo para deixar as Coxas bonitas sem pele douradas, seladas no rasinho. O bonito da receita é o capricho nesta etapa. Retire as Coxas e reserve. O fundo da caçarola estará sujo. Faça a refoga nele. Quando for jogar a cebola depois do alho, ele irá limpar o fundo da caçarola. Devolva as Coxas já no fundo limpinho. Então siga a sequência da caçarola. Pingando aos pouquinhos água da chaleira. Não é Frango Ensopado esta receita é Frango Abafado (cozido com tampa fechada, em pouquinho líquido). Abre a tampa, mexe e abafa de novo, pingando tiquinhos de água. Finalize um Frango Abafado bem sequinho de liquido, você vai entender o motivo abaixo na montagem.


Montagem no Refratário
(ou Porcelana, ou Inox que retenha o caldinho) - Coloque o Espinafre salteado na Manteiga (as folhas estão inteiras praticamente) no fundo do refratário. Por cima despeje o Frango Abafado prontinho da Caçarola.

É isso que eu queria mostra para vocês: Este caldinho no fundo do refratario não é do Frango Abafado (que estava praticamente seco), é águinha que sorou em segundos do Espinafre, sentindo o calor do Frango Abafado por cima dele, totalmente temperado o sabor do Frango Abafado. É o detalhe que torna esta receita interessante! Um caldinho delicioso para molhar o Arroz Branco no prato!



Fiorentina - São receitas que levam Espinafre. Geralmente levam Molho Bechamel, Queijo e Azeitonas Pretas também. Sua origem é Italiana, da cidade de Florença na Toscana. Antigamente eles eram grandes produtores de espinafre por lá, hoje eu não sei mais. Fiorentina também é o nome de um Clube de Futebol na Europa.

Fonte - Merecidos Créditos: Esta receita foi publicada com foto na Caixinha do Caldo em Tablete Maggi nos anos 90. A Maggi tem algumas receitas à Fiorentina. Eu mesma já preparei 3 tipos de Fiorentina diferentes da Maggi. Essa é uma delas, a única receita da Maggi que tenho que não pede Molho Branco e Queijo, no entanto pede Azeitonas Pretas. A receita à Fiorentina mais antiga que tenho, que até hoje faz parte da minha mesa.

Propriedades Boas do Espinafre: Rico em Vitamina do Complexo A e do Complexo B, contém Ferro, Calcio e Fósforo.
  1. Complexo A do Espinafre - Atinge diretamente melhorando o Crescimento, conserva a Pele, as Veias e a Visão.
  2. Complexo B do Espinafre - Atinge diretamento também conservando a Pele, é um Laxante natural (melhorando o Aparelho Digestivo num todo), auxilia também no Crescimento e melhora a Queda dos Cabelos.
  3. Ferro do Espinafre - Melhora diretamente a Menstruação, a Anemia, vigorisa o Sangue, ajudada muito que tem Artrite e Cálculos Renais.
A Propriedade Ruim do Espinafre: Ele contém altos niveis de Ácido Oxalico. Por conta do Desenho Animado o Marinheiro Popeye, nos EUA o governo incentivou e ensinou as mães alimentares seus filhos com uma Vitamina de Leite batida com Espinafre. O exagero do consumo desta vitamina, o exagero do consumo de Espinafre mensalmente, desenvolveu uma doença conhecida na terra do Tio de Sam de "Doença do Branco de Olho Azul". Alguns bebês e crianças acabaram morrendo. Até eles entenderem o que causou as mortes, demorou. Comer Espinafre 1 vez a cada 15 dias ainda é recomendado e saudavel. O problema que apareceu foi por causa do exagero do consumo. Tudo que é de menos e tudo que demais prejudica. Tudo que é consumido com bom senso, de tempos em tempos é saudavel!

O que importa e variar os verdes consumidos no mês, nas refeições da família.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Nenhum comentário: