Total de visualizações de página

.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Bolo Toalha Felpuda de Chocolate" - ou - "Bolo Cachorro Felpudo" (da Maizena)


Toalha Felpuda de Chocolate
Cachorro Felpudo da Maizena





Toalha Felpuda de Chocolate, já descançado e estupidamente gelado, ganha uma nova textura. Comendo você sentirá 3 gostinhos juntos.
  1. O sabor é de bolo de chocolate pra valer (por causa de 100 g de chocolate em pó solúvel), casado com micros cantinhos de Leite Moça puro, fica uma delícia!
  2. A textura de miolo que lembra alguma coisa tipo Bombocado, ou quase lá.
  3. Tudo finalizado com uma Cocadinha umída sabor Leite Moça.

Coisa tipo "pecado da gula", o gostoso que dá dor na conciência quando você come o 3.o ou 4.o pedaço, 2 pedaços não tem gente você manda ver de cara.
-->O ideal é servir estes pedaços acomodados sobre tapetinho de celofane com forminha de papel, ou servidos em pratinho com garfo. Comer na mão com guardanapo de papelzinho comum, não dá, acaba grudando papel no bolo e na cocadinha também. Eu na pressa de servir, acabei me esquecçendo do tapetinho de celofane, por baixo o papel ficou molhado.

Toalha Felpuda de Chocolate
Cachorro Felpuda da Maizena


Bolo de Chocolate e Leite de Coco da Maizena
-->
Massa com a minha combinação predileta: 1 xícara de Maizena para 2 xícaras de Farinha.
Esse bolo de chocolate puro, para comer sequinho, tem um miolo que é um espétaculo, se não quiser fazer o Toalha Felpuda, asse de vez enquanto só essa massa.
  • 6 gemas
  • 100 g de  manteiga sem sal (manteiga faz parte do sucesso sabor da toalha felpuda, caso você opte em assar com margarina, então você asse exclusivamente com margarinas com mínimo 82% teor de gordura, ou veja se está registrado na tabela 8,2% gorduras, não asse com 80% e não asse com % inferior, as marcas com estas % de 80% para menos estão decepcionando, e sua fornada poderá ir para o lixo)
  • 3 xícaras (chá) açúcar
  • 200 ml - 1 vidrinho de leite de coco
  • 200 ml - leite de vaca integral gelado (não pode ser leite quente porque a massa leva Maizena - aproveita para lavar internamente a garrafinha, para pegar todo o gostinho)
  • 1 xícara (chá mal cheia - 200 ml só) Maizena (amido de milho só da marca Maizena - evite os similares + baratos, os similares não fazem diferença em recheio cozido, mas, em massa de bolo fazem diferença sim, tem vez o miolo não nasce igual do forno comparando com o Amido Maizena)
  • 1 xícara (chá) chocolate em pó solúvel (certinho 100 g - 1/2 caixa vermelha)
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 6 claras batidas em neve firme
  • 1 boa pitada de sal
  • 1 colher (sopa) fermento em pó

Cocadinha Crua - Calda Crua de Leite Moça da Priscila:
  • 1 lata de Leite Moça (vai gastar quase 2/3 dela - já coloquei a lata inteira que já testei e o bolo ficou doce demais)
  • 200 g de coco ralado (2 pacotes ou 1 e 1/2 pacote - para ficar uma cocadinha mesmo)
  • 125 ml de água do galão ou filtrada (1/2 copo de requeijão)

Calda Crua Original do Toalha Felfuda de Chocolate
:
Não aconselho fazer, testei e deixou o bolo doce demais, eu prefiro a minha com Leite Moça.
  • 2 xícara (chá - 250 ml) água
  • 2 xícaras (chá) açúcar
  • 100 g de coco ralado seco (com 100 g só não vai dar a impressão de cocadinha, a superficie preta vai ficar toda aparecendo, fica como uma sujadinho de coco ralado só - o recurso extra que eu costumo fazer nos outros Toalhas Felpudas que já assei, é dar uma polvilhada extra de coco seco à gosto, só para cobrir mais o preto do bolo, polvilhado seco mesmo, que ele acaba úmido só de estar contato com a superfície)
Dica: Evite aquela caldinha crua típica de Bolo Gelado (embrulhadinho no papel alumínio), Leite de Coco + Leite Moça. No Toalha Felpuda, deixa o bolo com sabor de enjoativo. Já tem Leite de Coco na massa. Não precisa de Leite de Coco na calda.


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Fôrma Correta - Eu gosto de assar em Toalha Felpuda em Refratário, porque fica bonito servir ele assim na mesa. Rende muito, asse em tabuleiro n.o 4 de 3 cm de altura, ou tabuleiro n.o 3 com 6 cm de altura (tipo boleira profissional), ou refratario lasanheira grande de 5 cm de altura (aquele retangular grande antigo, cuidado, só tem 3 cm de altura na lateral, este bolo vai transbordar no forno), outra opção é o refratario oval grandão (ele também tem 5 cm de altura). Unte o fundo e 1 dedinho só da lateral, polvilhe farinha de trigo. Assim ele cresce grudando nas laterais, assado ficará com a superficie retinha e nivelada.

Massa
- Bata as 6 gemas, com 100 g de margarina e 3 xícaras de açúcar. Acrescente alternando leite de coco + leite gelado com colheradas de ingredientes secos (chocolate + farinha). Reserve. Bata 6 claras em neve firmes com uma boa pitada de sal (que ajudará também a quebrar o doce das 3 xícaras de açúcar). Conforme o Chef Álvaro Rodrigues ensina é massa pesada sobre as claras em neve. Então manualmente despeje 1/3 da massa pesada sobre as claras, mexa delicadamente, complete com o restante da massa escura e misture até ficar tudo aerado, cheio de bolinhas de ar. Leve para assar por 35 minutos, não é preciso esperar 40 minutos. O miolo está assado pode tirar do forno, é bolo de chocolate mesmo.


Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente?: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC. O bolo toalha felpuda será assado neste ambiente vaporizado quente.

Bolo de Chocolate com Leite da Maizena - massa crua toda aerada.

Bolo de Chocolate já assado. Não fure a superfície dele, ele é uma esponja natural.
Calda Crua da Pri - Cocadinha Crua - Enquanto o bolo está assando eu costumo colocar num vidrinho de limpo de maionese mesmo de 500 g, 1/2 vidro de Leite Moça (aquele aberto só com 2 furinhos). Coloco 125 ml de água, dou uma desmanchada no garfo e despejo dentro 1 e 1/2 pacote de coco ralado (geralmente é 1 pacote + uma sobrinha de decoração que guardei) ou 2 pacotes de coco novinhos. Mexo e rosqueio a tampa. Agora no vidro você achará que é coco demais, no bolo não, vai ser a conta. De vez enquando eu dou uma balançada no vidro. O bolo vai levar 35 minutos para assar, nesse periodo, o coco enxarca e fica parecendo coco fresco, quanto mais tempo dentro do vidrinho, melhor ele fica. Por isso evite fazer a Calda Crua segundinhos antes de molhar.
Finalmentes - O gostosinho deste bolo é essa etapa importante. Molhe o Bolo de Chocolate ainda estupidamente quente com fioszinhos de Leite Moça à gosto. Espere ele chupar sozinho, coisa de uns 10 minutinhos. E o tempinho de dar uma ordem na cozinha.

Aplique a Cocadinha Crua (calda crua) que ficou no vidrinho, espalhando sobre toda a superfície.

Repare é um Refratário Lasanheira de 5 cm de altura, a Cocadinha Crua (calda crua) está quase transbordando agora. Não se preocupe. O bolo enquanto esfria, vai chupar boa parte deste líquido, deixando a Cocadinha praticamente peneirada em cima. Depois de esfriar, leve para gelar bastante. Na geladeira ele vai secar um pouco também. É o tempo que bolo quente precisa para transformar o miolo numa textura que lembrará alguma coisa do tipo Bombocado.

Fonte: Toalha Felpuda de Chocolate era o nome na Revista Claudia anos 80 (com receitas da Cozinha Experimental de Claudia). No tempo que as receitas publicadas eram todas patrocinadas pelo trio: Mazola, Knorr e Maizena. Em um livrinho de receitas que veio acompanhado numa atinga caixa amarela da Maizena, este bolo apareceu com o nome de Cachorro Felpudo da Maizena.



Toalhas Felpudas x Bolo Gelado (embrulhadinho no alumínio):



Toalhas Felpudas
- Toalhas Felpudas são bolos de geladeira, 100% tipo enxarcadão. As receitas pedem de 350 ml (1 xícara de água + alguma coisa) ou 500 ml de cara (2 xícaras de líquido). No meu gosto pessoal, os Toalhas Felpudas ficam enxarcados demais, por isso eu sempre coloco menos do líquido. Toalha Felpuda é bolo pelando de quente, que recebe uma calda fria em excesso. Esse choque térmico com todo esse líquido, acaba por modificar a textura do miolo. Depois de frio e estupidamente gelado, o que era um miolo de bolo comum, se transforma em alguma coisa se parece com Bombocado ou Bolo Cremoso. Que por incrível que pareça, geladinho ele não se despedaça, não vira Pavê de Bolo. Você consegue comer com a mão um quadrado dele.


Bolos Gelados
(aqueles de pedaços embrulhadinhos no papel alumínio) - São bolos tipo Molhadinho. Mesmo aquele que no preparo a gente pega o pedaço com a mão e molha na calda como se fosse um Biscoito Champanhe, a gente tem aquele sensação que acabou enxarcando demais. Que nada, o Bolo Embrulhado apesar de molhadinho, comendo você sente uma textura de miolo de Bolo, já nas receitas dos Toalhas Felpudas isso não acontece.




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

2 comentários:

Miss Luca disse...

Hummmm !!!! Vou tentar fazer. Obriga da por compartilhar a receita.
Abraços
Lu

Anônimo disse...

parabéns, linda pela receita!!!