Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Toalha Felpuda" - da Socôco

Das 6 receita de Toalhas Felpudas que tenho, apresento a minha 1.a receita. Faz 16 anos que asso ela.

Toalha Felpuda da Socôco

Nesta receita da Socôco de batedeira (gemada + clara em neve), depois de enxarcar com calda o bolo quente, esperar esfriar e deixar ficar estupidamente gelado, a textura do miolo se transforma, fica parecido com um Bombocado.

Toalha Felpuda da Socôco

Massa de Batedeira
  • 250 g margarina sem sal
  • 6 gemas
  • 500 g de açúcar
  • 250 ml de leite quente
  • 1 garrafinha de leite de coco - 200 ml
  • 500 g farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • 6 claras batidas em neve

Cocadinha Crua - Calda da Priscila

(aconselho aplicar a minha calda, a massa do bolo já bem doce leva 500 g de açúcar e 250 ml de líquido, enxarca pra valer este bolo):
  • 250 ml de água filtrada
  • 1 pacote de coco ralado 100 g + 50 g de coco ralado para polvilhar extra
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Calda Original do Toalha Felpuda da Socôco

(como eu já experimente esta versão original, pessoalmente acho que o Toalha Felpuda assim fica enxarcado demais e também doce demais, eu prefiro a minha calda que foi adpatada ao gosto aqui de casa):
  • 500 ml - 2 xícara (chá) - de água filtrada
  • 1 xícara (chá) açúcar
  • 1 pacote de coco ralado - 100 g

Dica
: Eu já comi essa massa, essa receita do Toalha Felpuda da Socôco, preparado por uma amiga, todo enxarcado com uma calda de 1 garrafinha de leite de coco + 200 ml de água + 1/2 lata de Leite Moça. Não faça, com o leite de coco puro molhando esta receita de massa. O bocado ficou enjoativo de comer (já foi assado com 1 leite de coco, com outro extra molhando, não deu). Se quiser fazer ele diferente do original, só adoçando com Leite Moça faça, mas, não acrescente o leite de coco.


Fôrma Correta:
Unte o fundo e 1 dedinho só da lateral com margarina e polvilhe farinha de trigo, um tabuleiro n.o 3 de lateral alta (tipo boleira profissional), ou use um tabuleiro n.o 4 de alumínio daqueles antigos que só tem 3 cm de altura. Eu pessoalmente prefiro assar em refratario. Então asse refratário grande com lateral alta de 5 cm de altura (só o lasanheira da marinex ou oval grande - os refratarios antigos grandes comuns, cuidados eles só tem 3 cm de altura e esse bolo vai transbordar no forno).



Pilotando a Cozinha com Priscila:


Massa - Fôrma preparada começe fazendo uma gemada fofa de 250 g de margarina, 6 gemas e 500 g de açúcar. Bata sem pressa, até ficar clarinha, fofo e praticamente perdendo a textura de areia que você sentira esfregando os dedos. Coloque 250 ml de leite quente (eu aqueçi no microondas), vá alternando farinha de trigo (500 g) peneirada aos poucos, com o leite de coco. Reserve. Bata as 6 claras em neve em ponto firme. Como o Chef Álvaro Rodrigues ensinou, despeje metade da massa pesada sobre as claras fofas. Incorpore manualmente e complete com o restante da massa. Acrescente o fermento em pó. Despeje na fôrma preparada. Como a lateral ficou praticamente seca, ele nascerá do forno, com a superficie retinha. Asse por 40 minutos, em forno já preaquecido. Ele crescerá um bocado, parecerá que vai até transbordar, mas ao sair do forno, essa massa sempre mucha um pouquinho, abaixando um pouquinho.

Calda a la Priscila - Eu gosto de colocar coco ralado num vidrinho com tampa de 500 ml (de maionese mesmo), então coloco 3 colheres de açúcar e vou enchendo com 250 ml de água. Tampo o vidro e balanço. Deixo lá rehidratando enquanto o bolo assa. Assim o açúcar acaba por dissolvido bem na água.

Finalmentes do Preparo - Retire o bolo assado do forno. Não fure o bolo quente, ele é uma esponja assada natural, sem contar que a superfície dele fica feia furada. Com uma colher umedeça com a calda que indiquei (que é metade do líquido que a receita original da Socôco pede). Aqui a Calda foi preparada como a receita da Socôco pede só 100 g de coco ralado. Repare que não dá para cobrir ele direitinho, isso porque é um refratario grande, se tivesse sido assado num tabuleiro n.o 4 ficaria ainda mais transparente de coco.

Então eu completo a superficie a gosto, polvilhando mais um poquinho de coco ralado seco (quase meio pacote de 100 g ou 1/2 pacote no máximo). Não precisa molhar este último coco, polvilhe ele seco como eu fiz. A superficie dele está tão molhada, que esse coquinho extra acaba por umedecido também.

Aguarde esfriar totalmente (afinal este refratario está ainda pelando de quente). Leve para gelar. Só depois de geladinho corte em quadrados. Ele geladinho com o miolo já enxarcado, o bocado não se desfaz, comendo lembrará um Bombocado.

Toalha Felpuda não é bolo de balcão, bolo de temperatura ambiente, é bolo de geladeira. Mas ele levemente geladinho, aquele que ficou na mesa arrumado exposto já faz um tempo é muito bom de comer também!

Foto original obtida no site da Sococo do Toalha Felpuda deles
Eles capricharam na tirar esta foto, deram uma empanada extra em Coco com Flocos. Mas se vocês lerem a receita deles é idêntica a minha, sem mudar nada.

Toalha Felpuda a Moda dos anos 90:
Atualmente, 2008, a moda são os Bolos Bombas. No ínicio dos anos 90, a moda era assar o Toalha de Felpuda da Socôco, que na época foi publicada com foto no saquinho de coco ralado por muito tempo. Vira e mexe eu topava com ele na mesa de algum parente ou amiga ou vizinha. Todas as mamães na época do meu filho era pequeno (hoje é moço) falavam que tinham assado um Toalha de Felpuda em casa. Era um bolo que também aparecia nas festinhas do salão da minha Igreja na época, a Presbiteriana em Santo André, naquelas festinhas que todas trazem alguma coisa gostosa de casa.




Toalha Felpuda x Bolo Gelado (bolo embrulhado de papel aluminio):

Toalha Felpuda é um bolo tipo molhadão, 100% a linha do enxarcadão. Fica mais úmido que Bolo Embrulhado, aquele Bolo Gelado de papel alumínio de geladeira. Mesmo tão enxarcado não chega a se desfazer, as receitas sempre pedem um exagero de calda para molhar, que de tão enxarcado depois de descansado e geladinho, o miolo dele muda textura, lembra mais um Bombocado ou um Bolo Cremoso, dependendo da receita que você usou. Já o Bolo Gelado embrulhadinho no papel aluminio, mesmo molhadinho ainda mantém a textura de miolo de bolo comum.

Toalha Felpuda é igual Bolo de Cenoura, todos gostosos de comer, com uma lista de ingredientes parecida, cada receita pede uma calda diferente, de preparo no liquidificador ou batedeira. É bom ter receitas diferentes, acaba atendendo o que tem disponível de ingredientes na despensa da gente, naquele momento.



Aos poucos vou publicar as outras Toalhas Felpudas, com foto aqui blog. Com essa, eu já postei 2 do meu acervo. Caso você tenha as receitas abaixo citadas, pode tentar assar, que eu já assei e são gostosas de comer:

Toalha Felpuda Clássico
1.o -Toalha Felpuda - da Sococo - de batederia de gemada e clara em neve

2.o -Toalha Felpuda - do Mais Você - de batedeira de pão-de-ló de ovos inteiros
3.o - Toalha Felpuda - de liquidificador
4.o - Toalha Felpuda do Leite Moça - do Mulher.com (Tv Século 21) - de preparo manual, conhecido também como Toalha Felpuda de Garfo.

Toalha Felpuda Diferente
5.o - Toalha Felpuda de Chocolate ou Cachorro Felpudo
6.o - Toalha Felpuda de Fubá (da Palmirinha Onofre), conhecido também pelo nome Manué de Fubá.


2 comentários:

mg.hoffmann disse...

Sua receita é simplismente mágica.

sueli ap ferreira disse...

priscila amei suas receitas parabens linda