Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 11 de maio de 2008

"Pudim de Maçã"

Pudim de Maçã
Apresento outra delícia do meu acervo
Pudins de Leite Moça da Priscila.

Eu gosto muito dessa sobremesa por causa da cara que ela tem. Este Pudim de Maçãs chama muito atenção ao lado de outras sobremesas no buffet. Por ser um Pudim de Leite Moça agrada todos, crianças, adultos, adolescentes (todos os gregos e troianos presentes na casa). Um dia eu passei da cozinha para sala teve um que falou assim: Uau!... Onde você escondeu esta delícia que não vi! É o tipo de sobremesa que conquista com olhos, ela já tem uma cara de deliciosa.

Fonte
: Esta versão aprendi numa revista feminina, um merchan do Leite Moça, pagina dupla, com uma foto enorme pagina dupla de um Pudim comum de Leite Moça, em cima foi autografado com o próprio caramelo (era de uma propaganda antiga do Leite Moça na tv). No lado, nos cantinhos em letras miudas, diversas receitas de variações do Pudim com Leite Moça. Dentre estas receitas, este Pudim de Maçã estava lá.

Esta foto é de 1 receita básica ( 1,120 litro de pudim só ), por isso o Pudim de Maçã não esta alto. Se quiser faça receita dobrada de pudim, para servir uma fatia + alta.

Para quem ama Bolo de Maçã vai amar esta sobremesa. A textura é o mesmo do Pudim comum de Leite Moça com um saborzinho de maçã bem gostosinho, que na boca se casa com sabor da Maçã Fresca Caramelada, o croque do caramelado + a cremosidade do pudim é a combinação perfeita na boca. Toda vez que sirvo este pudim, é devorado inteiro na mesa. Desaparecem os 360.o de pura delícia, come, repete, repete até dar a volta inteira. O prato volta para pia limpinho. Não tem sorobou de Pudim de Maçã na geladeira.




Comprar:

  • 3 Maçãs vermelhas das grandonas - tipo Gala ( já fiz com maçãzinha brasileira baratinha, fica gostosa de comer, só a decoração que não fica bonitona, porque a fatia não cobre direito o pudim em cima, com maçã grandona esta sobremesa fica + bonita, já testei).
Importante - Cuidado:
  • Maçã com Casca - A maçã contém muito agrotóxico na casca. Por isso, lave e deixe de molho com 1 colher ( sopa ) água sanitaria + 1 colher ( sopa ) vinagre + 1 litro de água. Só depois do molho use as Maçãs no preparo deste pudim.



Receita:

Pudim de Maçã do Leite Moça
( liquidifique até a casca das maçãs ficarem miudinhas, um siquinho, não peneire, as casquinhas fazem parte do miolo do pudim - rende 1 vitamina de maçã líquida com 1,120 litro):
  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida da lata de " leite de vaca" - 250 ml
  • 2 maçãs grandonas vermelhas ( tem 2 jeitos de fazer este pudim leia o meu preparo antes)
  • 3 ovos inteiros


Caramelos
São 2 caramelos diferentes nesta receita:
  • Fôrma de Pudim - Fazer o caramelo com 10 colheres de (sopa cheias de açúcar cristal ou refinado queimado puro, e adicionar no final 1 colher (sopa) de água (cuidado espirra).
  • Decoração sobre as Fatias de Maçãs - Fazer este caramelo só quando for decorar. Um caramelo com 5 colheres ( sopa cheias) de açúcar refinado ou cristal + 1 colher (chá cremor de tártaro (colocar o pozinho junto com o açúcar em pó ainda)+ 2 a 3 colheres (sopa) vinagre de vinho (de vinho de verdade, não pode ser agrin e nem vinagre de maçã, que é a água deste caramelo).
Decoração com Maçã com Casca Caramelada é a + bonita, do que com Maçã sem Casca Caramelada. Aplique este caramelo com o garfo, em cima das Maçãs ( não precisa cobrir perfeitinho).

A decoração com Maçãs Fruta Fatiadas Carameladas pode ser feita com Caramelo Profissional ou com Caramelo Simples.
  • Caramelo Profissional com Cremor de Tártaro e Vinagre de Vinho - Este é único que resiste ao frio na geladeira ( ainda assim não muito ).
  • Caramelo Simples de Açúcar Puro Queimado - Este esqueça. Se for caramelar a decoração com ele, aplique 1 hora antes de servir ( durante os finalmentes do preparo do almoço ). Deixe o Pudim de Maçã prontinho decorado em cima do balcão. Não pode ir para geladeira. Caramelo de Açúcar Puro Simples se liquefaz em água com 1 hora de geladeira e as maçãs ficam feias. Acontece o mesmo com o caramelado que foi cozido em contato com o Pudim, só que como esta douradinho empregnado no pudim a gente não percebe direito. Já sobre as fatias de maçãs, a transformação em água é visível rapidíssimo.
O único Caramelo que dura na geladeira é com Cremor de Tártaro + Vinagre de Vinho de Verdade. Mesmo assim eu nunca arrisco fazer esta decoração na véspera. Posso até cozinhar o Pudim de Maçã na véspera, decorar pra valer com Maçãs Carameladas só na manhã do dia que resolvo servir esta sobremesa.


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Pudim de Maçã - Tem 2 jeitos de comer este Pudim.

1.o Jeito - Liquidificar as 2 maçãs inteiras com casca e tudo, obtendo um vitamina de maçã com a casca bem miudinha.

2.o Jeito - Eu amo de comer, é para quem gosto de Bolo de Maçã com pedaço de maça no miolo. - Liquidifique a receita com 1 maçã inteira com casca + a casca da 2 maçã. Deite as fatias da 2.a maçã deitadas sobre o fundo da fôrma caramelada e deite a vitamina de pudim cuidadosamente por cima.

Continuação - Pudim na forma caramelada (1.o caramelo). Cubra com papel aluminio vedando bem as bordas. Faça 3 furinhos para sair o vapor ( eu dou uma única espetada no papel alumínio com o garfo). Cozinhe a fôrma em Banho-Maria Fervente por 1 hora ( tabuleiro de aluminio com pedaço de limão com casca ou gotinhas de vinagre para o interior não oxidar durante o cozimento). Quando você tirar o papel aluminio, as fatias de maçã subiram, boiaram e cozinharam na superficie. Ao desenformar elas ficarão em baixo, no fundo ( uma delícinha de comer).

Desenformando - Espere esfriar para desenformar. Para desenformar aqueça o bumbum da fôrma na boca do fogão para descolar o caramelo que secou. Sirva este Pudim de Maçã geladíssimo!

Caramelo que decora as Maçãs é a 2.a receita com Cremor de Tartaro + Vinagre de Vinho.

Este é a cara do Pudim de Maçã Cozido com Pedaço de Maçã sem casca. Esta versão é só para quem gosta de comer Bolo de Maçã com Pedaço de Maçã, comer Torta de Maçã Quente ou Maçãs Assadas. Nesta versão se come 3 texturas: o croque da Maçã Fresca Caramelada em cima + o Cremosinho do Pudim de Leite Moça de Maçã no meio + pedaços de Maçã Cozida que tem o sabor do Pudim de Maçã em baixo.
Quando a Cristine (minha irmã) esta aqui em casa, esse pudim eu faço ele sem pedaço (liquidificando as 2 maças com casca no pudim). A Cris detesta qualquer tipo maçã cozida.
Experimente, é uma delícia!

tag: "Sobremesa", "Sobremesa Natal", "Reveillon", "sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"

13 comentários:

Anônimo disse...

kd o modo de preparo com todos os ingredientes? fiz tudo passado no liquidificador deu certo..ficou gostoso.

Anônimo disse...

desculpe mas vc nao sabe passar receita vc tem q colocar os modos d preparo nao ficar falando q é gostoso assim ou ali

fatima pavani disse...

parece realmete gostoso, mas apenas para ver porque não consegui entender como se faz essa receita.

lany kelly disse...

KELLY
é realmente é meio dificil de entender suas receitas
mas parece tudo muito gostoso...parabéns

Lymaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lymaria disse...

Adorei,Priscila!Fácil de fazer e muito delicioso ...Obrigada por compartilhar...Sucesso no seu blog...Lymaria

doris araujo disse...

não tem modo de preparo desta receita?

Priscila Beneducci disse...

Doris

Leia o post acima inteiro

Modo de Preparo aqui no blog, tem o titulo

Pilotando a Cozinha com Priscila:
---------------------------------

este é o modo de preparo, explicado passo a passo certinho...

Volte sempre

Priscila

Anônimo disse...

acho q vc deveria facilitar mais, pois receita simples se tornou difícil pelo modo q vc postou!

Anônimo disse...

Realmente as suas explicações são para desistir muita conversa blá blá blá e nenhum modo de preparo, muito confuso tú fala demais e explica de menos

Anônimo disse...

Suas receitas são maravilhosasmas suas explicações muito difíceis,para entender precisamos quebrar a cuca por muito tempo.
Obrigada,você é 10

Anônimo disse...

Nossa Priscila! voce conseguiu transformar uma receita simples numa verdadeira tortura.Ninguem consegue entender nada!!

Fáh disse...

Priscila, fica bom se colocar apenas leite em vez do leite condensado? quantas colheres de açúcar que não ficaria tão doce?