Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 11 de maio de 2008

"Pudim de Abacaxi"

Sabor nivel Ceia de Natal!

Pudim de Abacaxi do Leite Moça

Tem sobremesa simples, baratinha de fazer, que dá um show!

Que ensina a gente, que fazer sucesso não é necessário deixar 1 nota de ingredientes caros na boca do caixa do supermercado, que delicia de arrasar pode ser uma sobremesa barata de fazer.
É o caso do Pudim de Abacaxi do Leite Moça.

Se colocar este Pudim ao lado de sobremesas caras de fazer, como as de nozes, damascos e chocolate, nem estranhe... Qdo alguem come a 1.a fatia dele, convence todos a cair de boca nele. Ele é o 1.o a acabar, literalmente aos repetecos. Do tipo liberou, acabou tudo... Não tem pra depois.

Ele é servido o ano inteiro na mesa da minha família, presença garantida na Ceia de Natal. Tudo porque meu pai faz questão de Pudim nas reuniões em família. Aliás, sobremesa para ele é só Pudim.

É o Pudim de Abacaxi que o meu marido ama comer! Ele come sozinho tudo se deixar. De todas as variações de Pudins de Leite Moça que já assei, esse é o que fez o maior sucesso até hoje.
Fazer Receita Básica ou Receita Dobrada?

Já servi dos 2 jeitos, sucesso foi o mesmo, é daqueles tão gostoso, que o repeteco é ate acabar na mesa, sem nadinha pra depois. Do tipo Pecando pela Boca, a gente come o quanto tem disponível na frente.




"Sobremesa  Ceia de Natal"
Conheça a Receita


Pudim de Abacaxi do Leite Moça

Receita Básica - com 1 Abacaxi Fruta 
Rendeu 1,100 litro de vitamina de abacaxi espumosa, suco de abacaxi tem espuma, vitamina de abacaxi também - peneirar direto em cima da fôrma de pudim já com caramelo, vai sobrar uma mínima fibra na peneira, na verdade tem mesmo é só espuma - se for assar receita dobrada, liquidifique no copo 1 receita por vez.

1.a etapa - Prático  + Caro de Fazer - Comprando no Supermercado o Abacaxi em Calda :

  • 1 lata de abacaxi em calda - para 1 receita basica de pudim 
  • ou 2 latas de abacaxi em calda - para receita dobrada

1.a etapa - Barato de Fazer + Trabalhoso -  Fazendo o Abacaxi Fruta em Calda ( receita basica caseiro)

  • 1 abacaxi fruta - para 1 receita básica de pudim
  • ou 2 abacaxis frutas - para receita dobrada (receita dobrada do abacaxi em calda caseiro)


  • 1 abacaxi fruta  para 1 receita básica - serão 2 abacaxis fruta na receita dobrada
  • 1/2 copo requeijao de açúcar para 1 abacaxi - para 2 abacaxis é 1 copo cheio de açúcar
  • água para cobrir, despejado a olho (com orientação)
  • na panela de pressao - é 10 minutos, só, aproveita o miolo - água rasa o suficiente para cobrir so -  nasce com cor de amarelinho bebe
  • na caçarola boca do fogão - é 20 minutos, sem o miolo, colocando + água, despejado a olho - feito na  caçarola nasce com a cor  alaranjado.


2.a etapa Caramelo
fôrma de pudim ou outro formato, 
não precisa fazer receita dobrada de caramelo se for fazer pudim abacaxi receita dobrada:

  • 10 colheres ( sopa bem cheias ) açúcar cristal ou refinado ( queimar sozinho)
  • 1 colher ( sopa ) água ( cuidado espirra)


3.a etapa - Pudim (receita básica) - Liquidifique e "peneire":
  • 1 lata de leite moça
  • a mesma medida da lata só de abacaxi em calda picado (caseiro ou comprado), escorrido sem a calda, medido bem apertadinho dentro da lata ( 1 abacaxi fruta inteiro da feira ou sacolão por receita básica - testei e comparei, são certinho, certinho 5 rodelas de abacaxi com 1 cm de altura de abacaxi, certinho também 1 lata de 400 g inteira de abacaxi em calda comprado, escorrido)
  • a mesma medida da lata de leite de vaca - 250 ml
  • 3 ovos inteiros





Dica
Pudim de Abacaxi dobrado

não tem escapatoria
tem que comprar 2 Abacaxis fruta.


Cálculo do Abacaxi em Calda Caseiro:
  • O meu pudim é preparado com Abacaxi  fruta, feito em Calda caseiro (leia a receita abaixo), não compro Abacaxi em Calda de lata.
  • 1 abacaxi fruta rende 7 rodelas de 1 cm de espessura, contando com a rodela da ponta feia deformada do corte. 
  • Sobra só 1 rodela para decorar, não dá para atacar nem um pedaçinho no corte da tabua, senão falta ou para receita ou para decoração.



Pilotando a Cozinha com Priscila: 
  1. Abacaxi em Calda Caseiro - Faça sua escolha -   Desejando aproveitar o miolo  do abacaxi cozinhe  exclusivamente somente  na panela de pressão (10 minutos so).  Na caçarola é sem o miolo do abacaxi,  ja faça sem o miolo, que conzinhando miolo e polpa terminam cozidos com textura diferentes (20 minutos).
  2. Caramelo - Queime o açúcar e despeje espalhando na forma de pudim.
  3. Pudim - Liquidifique e Peneire -  Essa receita no liquidificador é tipo   vitamina de abacaxi com muita espuma, que precisa ser peneirada, eu faço isso já direto em cima da fôrma para não sujar mais louça na pia. Não se preocupe com a espuma de abacaxi que fica na dentro da fôrma de pudim caramelada. No cozimento do forno tudo se assentará e se transformará em pudim cremosinho. Cobrir este pudim liquido espumoso com papel aluminio, vedando bem as bordas (para não nascer com aquela casquinha na superficie grossinha) com 3 furinhos para sair o vapor (eu dou 1 única espetada no papel aluminio de garfo). Banho-Maria Fervente, fôrma de pudim dentro de um tabuleiro de aluminio, com um pedaço de casca de abacaxi, ou um pedaço de limão com casca ou gotinhas de vinagre ( não deixam o aluminio do tabuleiro oxidar internarmente no cozimento. Assar 1 hora no forno, quente a 180.oC. Desenformar só depois de frio.  Desenforme aquecendo o bumbum na boca do fogão para desgrudar o caramelo que secou. Servir, estupidamente gelado. Decorar o pudim com abacaxi em calda.





Fonte: Este pudim aprendi a fazer numa propaganda marketing de Leite Moça de página dupla inteira, numa antiga revista feminina. A foto era uma pudim de página dupla, com aquele caramelo autografado em cima (tinha uma propaganda assim na televisão antigamente). Dos ladinhos, em letrinhas miudas diversas receitinhas de diferentes Pudins de Leite Moça, entre elas este Pudim de Abacaxi. A receita indica usar o Abacaxi em calda de lata comprado. Já faz alguns anos que faço o Abacaxi em Calda em casa.





Dica de Aproveitamento:

Casca do Abacaxi 
aproveite nasce
Suco de Casca de Abacaxi Crua
Suco de Casca de Abacaxi Cozida
  1. Não jogue fora, lave antes de cortar, se esqueceu de lavar antes com mais capricho, então lave de novo com capricho depois que cortou mesmo.
  2. Suco de casca de abacaxi é uma delícia, tem gosto de abacaxi só que fica mais escurinho. Liquidifique com a casca, até o bagaço ficar miudinho e peneire. Tem aquela espuma normal só que escurinha dessa vez. Complete com água e adoçe a gosto. Sirva geladinho!
  3. Quer Suco de Casca de Abacaxi para consumir só amanha, ou depois de amanhã. Não tem problema. Cozinhe em outra caçarola com água, sem açúcar mesmo ( eu gosto de usar um fervedor teflonado de leite ). Ferveu uns 10 minutos. Espere esfriar e guarde este fervedor na geladeira coberto com filme plástico. No dia seguinte ou 2 dias depois, é só liquidificar, que você vai ter o mesmo suco gostoso de Casca de Abacaxi para a Família.
  4. Quem mais faz isso é o Alexandre. O primeiro suco de abacaxi aqui em casa sempre é da casca, para não ter o trabalho de ferver, esfriar e guardar na geladeira. Só o 2.o suco ( de 1/2 abacaxi ) que é servido branquinho na mesa daqui de casa.
  5. Um abacaxi perola dá 3 jarras de suco ( de 2 litros da Tramontina ): 1 suco da casca do abacaxi + 2 sucos cada de 1/2 abacaxi perola picado.
Suco de Casca de Abacaxi Cozida - Eu faço sempre do aproveitamento da calda do bolo encomendado. Calda de Casca de Abacaxi rende muito... Sempre sobra de tudo.


Falsa Garrafa - É suco de Casca de Abacaxi crua + suco de 2 limões coados, liqudifica, espuma muito, peneira e adoce a gosto.


Suco da PUC Minas - O famoso suco da turma da Engenharia de Contagem - MG que eles compram lá na PUC - Mineiro chama de Suco, Paulista chamaria de Vitamina... O Suco da PUC é Abacaxi fruta mesmo (nada de abacaxi em calda) + Leite Gelado, liquidifica, espuma muito, + que que feito com água, peneira e adoça a gosto. Delicioso. Suco de abacaxi fruta já é bom com água... Com Leite gelado é viciante!


tag: "Sobremesa", "Sobremesa Natal", "Reveillon", "sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"

51 comentários:

Nanda disse...

Priscila,
realmente esse pudim é incrível!
Eu posso dar um pitaco? rsrsrsr
É que eu coloquei um pouco de essência de coco na calda de açucar, e hummmmmmmmmmmmmm!
Ficou irresistível!
Experimenta!

Perenelle disse...

Você é uma gracinha Priscila, adorei seu blog, já está em meus marcadores.
Beijão

Ana Sofia

Anônimo disse...

fiquei em dúvida como faz. essa vitamina do abacaxi batido no liquidficador é do doce ou ele cru?

Priscila Beneducci disse...

Boa noite

Ele é cozido - é Abacaxi em Calda,
nao é cru....

Mesmo sendo em calda (cozido) ele espuma no liquidificador.

Priscila Beneducci

katia disse...

estou fazendo esse pudim agora depois te conto o que acharam,adorei seus bolos sou apaixonada por confeitaria gostaria muito de saber confeitar perfeitamente assim como você,beijos,que bom que vc divide suas experiências com a gente,coloquei seu blog no meus favoritos!!!

Katia disse...

Eu nao consegui entender muito bem essa receita de pudim, ja bato todos os ingredientes no liquidificador? ou acrescento depois?

Priscila Beneducci disse...

Batge o pudim todo no liquidificor
vai espumar muito, como acontece igual no suco de abacaxi.

Vc vai passar na peneira já sobre a forma de pudim caramelada,

cubra com papel aluminio
3 furinhos para sair o vapor

cozinhar no forno em banho-maria de água fervente por 1 hora.

é uma delicia.

Pri

Edna disse...

Priscila, eu fiz com o abacaxi fruta cru, e estrago tudo. Ficou amargo e virou agua. Joguei tudo fora. Se eu fizer com a lata de abacaxi em calda fica bom? E eu uso a lata toda ou não? Por favor me responda, quero fazer de novo ainda esse fim de semana. Bjos

Priscila Beneducci disse...

Edna bom dia

É Abacaxi em Calda! Cozido.
---------------------------


Eu compro o abacaxi fruta, faço ele em calda (cozido) como ensinei acima. Só depois ele é batido (o cozido - abacaxi em calda caseiro) para fazer o pudim.

Por isso que não deu certo.

Essa é o melhor Pudim de Leite Moça, faça de novo e dos deuses de comer.

Boa sorte, preste + atenção da proxima vez.

Priscila

Marisa disse...

Tenho uma duvida, vc cozinha o abacaxi inteiro na panela de pressão ou corta em fatias antes de cozinhar?
Bjos

Priscila Beneducci disse...

Oi Mariza

eu cozinho o abacaxi em pedaços

Pri

Anônimo disse...

caramba guria, tu não sabe se expressar mto bem. não dá pra entender patavinas das receitas...

Priscila Beneducci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanda - Caldas Novas disse...

Pri,vc é ótima!!!!! Gosto muito do seu modo de explicar,só não entende se não prestar atenção.
Coloquei seu blog nos meus favoritos,sempre estou lá olhando suas receitas,grande beijo.....

Anônimo disse...

Priscila, achei seu blog e já está nos meus favoritos. Amei. Não te deixarei mais.
Um beijo e continue postando essas delícias para nós ok?


Rita Cacique

Anônimo disse...

Olá Pri,
Suas receitas são incriveis e infaliveis...direto da Bhaia da Terra do Abacaxi-Itaberaba,a familia adorou!!!virou rotina de domingo!!!
Gina

Anônimo disse...

Oi, Pri
Adoro suas receitas, ja fiz varias.Voto sempre no seu blog. Voce e otima!!!!!Temos muita sorte por voce ser essa pessoa tao legal, tao generosa a ponto de dividir conosco as suas receitas e os segreinhos delas.Adoro seu jeito de ensinar!!!!! Muito obrigada do fundo do coração.
beijos
valeria

mari disse...

hum, que delícia, e barato, pri, é mais gostozo fazer a calda sem o miolo? , será que o miolo não fica meio amargo?, vc faz a calda na pressão ou na caçarola, esse site é um show de gastronomia

Maria do Carmo disse...

Priscila, vou fazer o pudim de abacaxi no Natal, só achei meio complicado pegar a receita, tá com muita explicação, tive que reler várias vezes.Mas é melhor pecar pelo excesso...Feliz Natal Maria do Carmo

Elvira disse...

Olá, Priscila

Gostaria de saber se a calda para o pudim fica mais líquida ou fica dura, pois já fiz o seu pudim da roça e ela ficou mais dura, na hora de desenformar, não soltou aquela calda. Dá para você explicar melhor para eu saber onde errei?

Parabéns pelo blog, muito bom!
Elvira.

Priscila Beneducci disse...

Elvira, boa tarde,

toda calda de pudim esfriando endurece.

Para desenformar certinho, registrei acima na receita,no final dela, vou repetir.

Tem que esquentar o bumbum da forma de pudim (pudim ja frio)em cima da boca do fogao direto, passar a faca em volta por dentro na borda e no miolo, cuidadosamente, esperar dar uma leve borbulhada no caramelo, so de balançar nem precisa esperar borbulhar, vc percebera que o pudim descolou do fundo, quer dizer o caramelo liquefez e soltou o pudim. É jogo rapido, viu, que nao é para esquentar e nem queimar o pudim.

Forma agora com luva, voce acomoda o prato em cima, vira tudo junto de 1 vez, prato e o pudim. Pronto.
O pudim desce, inteiro.

Se o seu pudim quebrar, na virada, nao estranhe que é o jeitinho comadre, de virar pudim mesmo. Qdo pega o jeito vc acertar para sempre desenformar todos os pudins diferentes.


Ele é delicioso!
Beijos Pri.

Concita disse...

Olá Priscila!!Eu adoro o seu blog, sempre visito para conferir as novidades, fiz este pudim mas o gosto de abacaxi ficou bem suave,é assim mesmo? e tem outra coisa, as vezes quando faço bolo a massa fica meio pesada porq?

Concita disse...

Olá Priscila!!Eu adoro o seu blog, sempre visito para conferir as novidades, fiz este pudim mas o gosto de abacaxi ficou bem suave,é assim mesmo? e tem outra coisa, as vezes quando faço bolo a massa fica meio pesada porq?

Priscila Beneducci disse...

Concita boa noite

Faço esse pudim o tempo todo e ate vendo ele como sobremesa.
Sempre é a mesma textura perfeita. O pudim delicado de leite condensado Moça, a textura perfeita, com sabor de abacaxi aparecendo bastante. Pesado nunca nasceu.

Realmente nao sei o que dizer.

Pri

Joelma disse...

Olá Priscila;
Adoro receitas que levam abacaxi, logo que vi me interessei em fazer esse pudim que parece ser uma delícia.Li na receita que vc faz seu abacaxi em caldas caseiro, então tenho uma dúvida: vai perder no sabor se eu fizer com abacaxi em caldas industrializado? Um beijo pra vc que se dedica a compartilhar tantas delícias com tanta gente. Joelma - Balneário Camboriú, SC.

Priscila Beneducci disse...

Abacaxi em Calda de lata comprado

A receita original manda comprar ele mesmo. So que acaba saindo caro. O abacaxi em calda caseiro é tao facil e rapido fazer que nao compensa.

Lembrando que 1 lata de abacaxi em calda é para 1 receita basica, pudim baixinho de tudo. Pudim bonitao é receita dupla assada em banho maria de uma vez so na mesma forma, e decorar se for usar exclusivamente Abacaxi em Calda de Lata comprado, vc tera que comprar
3 latas. Ai esse pudim ja fica caro de fazer mesmo...

Pri

Conceição Gomes disse...

Fiz seu pudim de abacaxi, ficou perfeito.Obrigada pela receita.
(Fiz para ceia de natal.)

Priscila Beneducci disse...

Nossa esta tão bem explicado, separado por etapas o texto inteiro, que nao eh para errar...

Pri

Anônimo disse...

Priscila nao esquenta, a sua receita esta muito bem explicada dá p entender direitinho

Erika

Anônimo disse...

Não dá para entender NÃO!!!

Anônimo disse...

Menina + explicado do que isso so a Priscila indo fazer ai na sua casa. Eu fiz esse Pudim eh maravilhoso! Conceiçao

Anônimo disse...

Priscila que Pudim maravilhoso... ehhh Passei aqui p te dizer q foi o sucesso do almoço do ano novo, preparei receita dobrada c 2 abacaxis ano, pretendo fazer esse ano todos os pudins diferentes que vc colocou aqui n s blog. Angelica - SP

Anônimo disse...

Pri a receita esta bem explicada.Angelica SP

Cláudia Brandão disse...

Oi Priscila,
fiz o pudim c/ abacaxi cozido em casa e ficou com a textura áspera, talhado. O abacaxi estaba bem azedo, será que foi por isso?
Cláudia

Priscila Beneducci disse...

Claudia Branda

se entendi vc fez ele de uma vez com abacaxi cru? direto... nao foi?

Nao talha a textura é pudim de 1.a linha...

Ela é feita com abacaxi em calda (cozido) comprado de lata ou feito em casa caseiro.
Eu vendo este pudim que entrou para lista dos Pudins Gourmets de tanto sucesso que faz comendo.

Nunca aconteceu nada disso na minha mao.

Tb nao sei que leite condensado que vc fez, trouxeram aqui de leite condensado Itaquara que cruzes, ate fundo de açucar puro tinha despejando,

Eu faço com Leite Moça, leite condensadoItambé ou com o leite condensado Qualita do Extra.

O leite condensado Carrefour ficou terrivel, abaixou muito nivel.

Meu conselho, faz de novo que esta sobremesa é dos deuses...

Pri

Anônimo disse...

Pri boa tarde!

Amei seu blog!! Esta receita então hummmmm... vou fazer já! Na minha familia o sucesso é creme de abacaxi gelado e pudim de leite moça! Imagina...esta vai abafar kkkk.Depois te falo o resultado, obrigada por cada detalhe .Deus te abençoe ainda mais .Bjs. Ariadne.

valdete disse...

amei o seu jeitinho de explicar, as receitas são incriveis, obrigada!!!!!!

Anônimo disse...

fiquei em dúvida como faz esse pudim pq complica muito ao invés d explicar

Anônimo disse...

Pri

Da para vc repetir a receita novamente do pudim de abacaxi.

Anônimo disse...

Pri

Adoro suas receitas.Sou da terra do abacaxi.Mais confesso que fiquei confusa com a receita do pudim de abacaxi,repete.
Bj Graça

Anônimo disse...

Sit back and watch The Mummy 3 Movie Without cost - Potential?


Take a look at my web blog eurocasino

Anônimo disse...

As well as the Home Cinema Equipment

my web site cowhide

Ivete Krepski dos Santos disse...

oi priscila eu fiz a receita do pudim de abacaxi, e metade virou agua.
Fiz exatamente como manda a receita, cozinhei um abacaxi com meio copo de açucar e agua, escorri e bati com o leite condensado+ leite de vaca* 3 ovos, liquidifiquei e peneirei em cima de uma forma caramelizada. Levei para assar em banho maria, ficou 2 horas e ficou metade agua.

Nina disse...

Oi, Pri!
Estou começando a fazer o pudim de abacaxi...Segui direitinho suas dicas! Depois que o povo aqui de casa comer,eu te conto.
Grande abraço prá você!
nina.

Nina disse...

Deu tudo certinho,pri!
Mas como nunca comi esse pudim,a consistência ficou boa...Mas colocando um pedaço na boca parece que ficou talhadinho...É assim mesmo ou eu errei?
E aproveitando...Faço a calda de caramelo com açucar comum,mas acho muito doce! Fazendo com outro tipo de açucar fica menos doce?
Obrigada pela receita e agradeço se puder me esclarecer...Abraços!
nina

Aliny Frank disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aliny Frank disse...

Adoro suas receitas! Se eu fize só uma receita, vou precisar de 2 abacaxis? 1 para o pudim, outro para a vitamina por cima? Se me permite, posso fazer 1 sugestão? tente ser mais objetiva, do modo que faz COMPLICA DEMAIS. Juro que não falo por mal. Abraço

Rodrigo disse...

Volta pra escola.

Anônimo disse...

Ficou muito confuso....









Anônimo disse...

Ficou muito confuso....









Anônimo disse...

Ficou muito confuso....