Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 25 de maio de 2008

"Farofa de Calabresa" - da Dona Selma

Esta farofa eu cresci com ela. É a cara da comidinha gostosa da minha mãe. Antigamente era finalizada com farinha de milho flocada, desde que apareceu a Farofa Yoki prontinha, é com ela que preparamos. Ficou maravilhosa!

Meu Frango Assado aos 12 Alhos da Hellmann´s (de perna aberta, da próxima vez vou assar ele de pernas amarradas com barbante) guarnecido com a Farofa da mamy.


Farofa da Dona Selma de Calabresa Defumada (é só refogar na sequencia):

  • 100 g - 1/2 caixa ou 5 fatias - bacon fatiado
  • 1 gomo inteiro de linguiça calabresa defumada grossa (sem pele cortada em rodelas finas)
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola branca picadinha
  • 1/2 pimentão verde picadinho
  • opcional - 1 cenoura crua, ralada no ralo grosso (tem vez eu coloco, tem vez que não)
  • 3 ovos inteiros crus (fritos em cima da refoga)
  • 1/2 pacote - 250 g - farofa tempera Yoki (pode ser qualquer delas, de farinha de milho ou farinha de mandioca)
  • 1 colher (sopa) orégano pizza caseiro
  • 1/3 de maço cheiro verde picadinho
  • não precisa de sal e nem de nenhum outro tempero
Farofa pronta ainda dentro da caçarola teflonada. Linda e gostosa!

Calabresa em Rodelas ou Tirinha
s? Foi tirando fotos que me convenci que a Calabresa em rodelas deixa a farofa mais bonita. Colocar ela em tirinhas deixa ela com uma cara de comum demais Apesar que é uma opção mais honesta quando se trata de Lenhagos reunidos à mesa. Principalmente quando a dupla Miguel e o Sr. Lenhago (conhecido como Seu Zé) estão na mesa. Ambos sempre estão muito a vontade, eles falam: Visita é de casa mesmo... Devoram o pratos deles e ao mesmo tempo, dão espetadas dentro da tigela de farofa, caçando as rodelinhas de calabresa no meio da farofa com o garfo que ele estão comendo. Do tipo bateu o olhou, encontrou a calabresa, não resisto, tenho que devora-la. A Cristine dá cada bronca no Miguel... Seu Zé (meu pai) fala: Deixa ele... Claro que deixa ele, ele faz também.

Neste angulo meu Franguinho com Farofa da mamy ficou melhor fotografado.

Falando na mamy, em Dona Selma:

Minha mãe curte cozinhar com linguiça defumada. Feijão gostoso dela pode ter certeza que tem delícia boiando nele: Bacon, Paio e Calabresa. O arroz soltinho gostoso dela, para servir com familia reunida é o Arroz com Calabresa. O que minha mãe não sabe que o arroz dela é o tipíco arroz do Rio Grande do Sul, "Arroz de China", quer dizer "Arroz de Moça". Esse tipo de arroz colorido soltinho em Minas se chama de "Arroz Temperado".

Curiosidade sobre o Arroz de China:

Quer dizer "Arroz de Moça" ou "Arroz de Mulher" (formosa). Com o passar do tempo China virou nome de mulher da vida, em algumas regiões do Brasil. O nome desse arroz se vulgarizou também. Trata-se do mesmo arroz que aparece com o nome de "Arroz de Puta". Como existe o Arroz de China Pobre e Arroz de China Rica, também existe o Arroz de Puta Pobre e o Arroz de Puta Rica.

  • Arroz de China Pobre ou Arroz de Puta Pobre - Preparado com rest´donte, com sobras de churrascos: as linguiças e carnes do churrasco picadas.
  • Arroz de China Rica ou Arroz de Puta Rica - Trata-se de arroz de carreteiro ou arroz tropeiro, coloridissimo à gosto, preparado com as carnes novinhas: linguiça defumada (toscana, calabresa e até chouriço, muito comum usa-lo no Arroz China no Sul do país) + cubinhos de carne seca (os gaúchos cozinham muito com carne seca, charque). Arroz fresquinho, colorido com os produtos de fazenda gaúcha, preparado por China bonita.
Teve um livro de Cozinha Brasileira que li assim: A família brasileira tem seus costumes, toda família gaúcha tem sua receita de casa de Arroz de China, toda família bahina tem sua receita de casa de Torta de Tapioca e toda família Paulista tem sua receita de casa de Nhoque.

Eta Brasil bonito!


Nenhum comentário: