Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 24 de maio de 2008

Pizza de Fermento em Pó - da Dona Lavínia

Esta é uma receita maravilhosa da minha sogra Dona Lavínia.

Pizzas caseiras são uma das delícias da Cozinha da Dona Lavínia, além da deliciosa massa caseira da Pizza Napolitana que ela faz (que leva banha de porco na massa de fermento fresco pão), ela já serviu em sábado a noite esta Falsa Pizza de Fermento em Pó, que é muito boa quanto uma massa clássica.

Fonte: Trata-se da receita da Pizza à Portuguesa da Enciclopédia Almoço e Jantar (que no final da década dos anos 80 e inicio dos anos 90 foi comercializada pelo Círculo do Livro). Livro 1 de Massas, receita sem foto da página 38.


Receita do tipo "engana que eu gosto": tem cara e cheiro pizza, a massa engana mesmo parece pizza fininha crocante.


Massa de Pizza de Fermento em Pó para Bolo
da Enciclopédia Almoço e Jantar - da Dona Lavínia
(receita de abrir no rolo -
rende massa para só 1 pizza das grandonas 10 fatias - falsa pizza):

  • 2 copos (requeijão cheio até a boca) farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa rasinha ) de sal (ou à gosto)
  • 1 colher (sopa normal) fermento em pó para bolo
  • 200 ml aproximadamente ( 3/4 copo de requeijão - menos 1 dedo) de leite (ir pingando aos poucos)

Pilotando a Cozinha com Priscila
: Numa tigela de inox misture os ingredientes secos. Vá pingando o leite até obter uma bola de massa homogenea. Tem que sovar ela na bancada do granito da pia. Cubra com pano de prato limpinho da gaveta e deixe ela descansar por 10 a 15 minutos sobre a pia mesmo. É o tempo do glutém relaxar, o que deixa ela fácil de abrir no rolo. Enquanto isso, unte com margarina a fôrma de Pizza grandona.

Vocês vão amar: " Não precisa pre-assar a massa crua". Abra no rolo e deite sobre a fôrma preparada.

A receita original é de uma Pizza Portuguesa com bastante molho.

Sobre a massa crua com bastante molho faça a Pizza que quiser. Eu preparei uma Marguerita à moda da Pri (com sorobas de queijo da nossa geladeira: mussarela + provolone). O forno é já preaquecido,mantenha a 180.o C, com 15 minutinhos já está bom. o tempo da cobertura derreter no ponto, colocando na grade do meio. A massa é tão fininha que assa ao mesmo tempo que a cobertura derrete. A massa não fica enxarcada com o molho, nasce do forno perfeito. Saiu do forno, na mesa sirva regado de azeite extra virgem (aquele verdinho gostosão) + Vinho tinto gelado, com Coca + rodelinha de limão dentro para as crianças.

Modus Operante da Pri: Eu faço 2 massas para 2 pizzas grandonas, que atende os repetecos de 3 adultos + 1 criança. Cada pizza de um sabor diferente. Só que para fazer eu prefiro sovar 1 receita por vez, não sei dizer porque, na minha mão dá mais certo. Sovo uma cubra com o pano, sovo outra, deito ao lado da 1.a bola debaixo do mesmo pano de prato. Então começo a untar 2 fôrmas Discos de Pizzas, só depois abro no rolo as 2 na sequencia. Cobriu com molho, vai ao forno. Eu monto de uma vez as 2 pizzas. Uma fica na grade do meio a outra fica na grade cima. Como tem 2 pizzas num forno de 4 bocas, por isso que a 1.a pizza vai ficar pronta só 15 minutos depois. Tirou a 1.a pizza, coloque a 2.a pizza para baixo na grade do meio. Cuidado, a 2.a pizza nasce rapidinho, rapidinho, por isso deixe a luz do forno acessa. Da mesa eu fico de olho para porta da cozinha do meu apartamento para dentro do forno acesso.

Essa receita é imperdível tem que estar no caderno de todo mundo.
Muito boa de fazer, melhor ainda de comer!

3 comentários:

Gisele disse...

Oi Pri!

Eu fiz uma bela portuguesa com muito recheio e apesar de não ter conseguido deixar a massa muito fininha ficou muito boa!!! Parabéns!!!

sandra disse...

Oi Pri, fiz sua receita ficou ótima,
que delicia!!!

sandra disse...

Oi Pri, fiz sua receita ficou ótima,
que delicia!!!