Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 27 de abril de 2008

Pão-de-Ló de Leite Quente - da Dona Selma

Pão-de-Ló de Leite Quente é uma receita que está registrada no caderno de todo mundo.

Nos dias de hoje com um monte de opção de Bolo de Caixinha de Supermercado (mistura em pó) disponível, a preguiça fazem as pessoas esquecerem desta delícia.

Para quem não sabe o Pão-de-Ló de Leite Quente é delicioso! Perfeito para ser servido na mesa do café da família (brunch ou breakfast), puro ( sem cobertura e sem recheio).


O Leite Quente Fervente, aplicado na massa crua faz muita diferença. Nasce um sabor neutro, apesar de neutro é um sabor gostoso, naturalmente úmido.

Como sou Confeiteira, eu faço um monte de receitas pão-de-ló diferentes, nem o pão-de-ló chiffon que amo, nasce do forno assim naturalmente tão úmido. Todas a minhas os outroas receitas nascem do forno com o miolo mais seco.

Pão-de-Ló de Leite Quente é naturalmente de ùmido!

Antes da era Ana Maria Braga - Note & Anote, para nós Bolo de Aniversário feito em casa era preparado com duas massas: Pão-de-Ló de Leite Quente ( receita da Dona Selma ) ou Bolo de Leite Condensado ( receita da Dona Lavínia ). Pão-de-Ló de Leite Quente anos 70, 80 e inicio dos anos 90 sempre prestou para a confecção de bolos de aniversários. Mas dá probleminhas na montagem.

Como ele é naturalmente muito fofo e úmido, se presta apenas para ser cortado ao meio só, tentar cortar ele em 3 camadas é problemático, vira uma farofa pedaçuda . Mesmo cortando ao meio ele quebra na montagem. Aliás só de pega-lo é tão fofo que quebra. Se quiser umedece-lo pode, só que é pouquinho, pouquinho mesmo ( um garoa de nada ). Este Pão-de-Ló de Leite Quente molhado quase sempre fazer nascer um Bolo de Aniversário enxarcado.


O pessoal do Sul do Brasil que não vive sem Geléia na mesa que vai gostar. Dessa vez eu servi Pão-de-Ló de Leite Quente com Geléia de Morango Caseiro. Nasce o simples supreendentemente gostoso! Cada um comeu Pão-de-Ló com Geleia no pratinho na mesa como quis ( recheado, besuntando por fora ), eu não montei, apenas servi uma tigela de pedaços grandes de bolo e a a molheira de inox cheia de Geléia de Morango.

Pão-de-Ló de Leite Quente com Geléia ou Nutella (mania do Brasil) é bom demais!


A Cristine ( minha irmã ) é a pessoa que melhor faz o Pão-de-Ló de Leite Quente na família inteira. Você vai ler a receita, não tem segredo, não tem truque. Eu faço, minha mãe faz, minha tia Ceci faz, só que ninguém consegue fazer ficar do jeito que nasce o Pão-de-Ló da Cristine. Eu já fiquei do lado olhando a Cris fazer. Igualzinho do jeito que faço, mas não tem jeito. O que nasce do forno preparado pela Cristine é supreendente superior. Aquela estória é mão da pessoa... para algumas receitas é verdade mesmo. Parabéns Cristine!

Pão-de-Ló de Leite Quente:
  • 3 ovos inteiros ( tamanho jumbo, em temperatura ambiente )
  • 2 copos ( requeijão ) açúcar refinado ( esse recado é para as mineiras que fazem tudo com o cristal)
  • 1 copo ( requeijão cheio até a boca ) leite quente fervente - 250 ml
  • 2 copos ( requeijão ) farinha de trigo
  • 1 colher ( sopa ) fermento em pó para bolo
Fôrma:
  • tabuleiro n.o 3 ou refratario grande retangular Marinex transparente (com 3 litros de capacidade internos)
  • Se for servir a mesa puro, prefira assar em refratario, assim nasce do forno já dentro do serviço de mesa bonito.
  • Unte o fundo e 1 dedo só da lateral com margarina. A lateral toda ficará praticamente seca. Polvilhe farinha de trigo. Assim o pão-de-ló cresce grudando na lateral e termina assado com o miolo retinho, retinho ( nada de barriga alta ).
Pilotando a Batedeira com Priscila: Peneire o açúcar reserve. Peneire a farinha de trigo com o fermento reserve. Começe batendo sozinhos os 3 ovos inteiros até triplicarem de volume. Adicione 1 colher de sopa de açúcar por vez. Aquele jeito de um pouquinho de líquido e um pouquinho de seco, esqueça. Diminua a velocidade, com a batedeira ligada, despeje o leite quente fervente, em fio continuo. Desligue a batedeira. Seja rápida e esperta. " Manualmente vá adicionando colheradas de ingredientes secos, misture delicadamente, trabalhe com o fouet é melhor". O importante também é não ficar remexendo demais, só o suficiente para incorporar o pozinho de ingredientes secos. Terminou, imediatamente despeje no refratario. Leve para assar em forno preaquecido. Com 35 minutos de forno ele já está bonito. Pode conferir, espete um palito no centro dele que sai seco.

Vai para o forno baixinho dentro do refratario, ocupa a a metade da altura (refratario grande só 1,5 cm de altura de massa crua).

Nasce do forno assim ( massa com 3 ovos ) com 2,5 cm de altura assados, quase na borda ( esse refratario tem só 3 cm de altura ). Nessa receita, este bolo na mesa de café não é baixinho, pode ver nas minhas fotos que é um pedaço suculento e fofo.

Geléia de Morango da Priscila
( a minha geleia não é um mel, é adoçado no ponto, do tipo faz agora e acaba hoje mesmo na mesa):
  • 1 caixa de morango fruta - 250 g ( picado em 2 ou 3- é um pouquinho mesmo uma única caixinha )
  • 3 colheres ( sopa ) açúcar refinado ( se tiver muito azedo o morango eu coloco 4 )
  • 1/2 limão espremido ( quando a geléia sair do fogo )
Pilotando o Fogão com Priscila: Esta geléia ferve e cresce muito, use uma caçarola pequena de lateral alta. Lave os morangos e já vai picando direto dentro da caçarola. Misture 3 colheres de sopa de açúcar neles e leve ao fogo. Em 5 minutos ele se encheu de água. Abaixe a chama um pouco e mantenha no fogo até reduzir a metade e desligue. Se você achar que está pedaçuda demais neste ponto ainda, não tem problema, dê uma leve espremida no garfo e mais nada. Esprema o suco de limão fora do fogo. Vai estar muito líquida. Esqueça, espere esfriar que ela engrossa sozinha consideralmente.

Fonte: Receita da minha mãe Dona Selma. Ela aprendeu a fazer este bolo nos anos 70 acho, com a minha Tia Jenair (esposa do Tio Walter irmão do meu pai) de Bauru.







22 comentários:

Talita disse...

Priscila, anotei esse também! Pensei em fazer como muffins, será que dá certo ou eu acabo com a beleza natural do bolo em ser cortado assim em quadradinhos?

maravilhosos trabalhos disse...

Priscila,fiz ele hojeficou pronto antes dos trinta e cinco minutos.Como minha mãe gosta de bolo bem moreno deixar chegar aos trinta e cinco minutos.Ao cortar percebi que não ficou molhado.Deve ser devido ao tempo que deixei no forno?
abraços zileia

Cris disse...

Pri ..vou te enviar um e-mail tenho um monte de duvidas aki na minha cabeça., li seu tópico ..vc é sensacional hein amiga!!

Se puder um jeitinho de me ajudar agradeço desde já de coração!

bjokas

Joviane disse...

Você é maravilhosa, amei seu blog!
Entrei aqui p/ pedir socorro p fazer um bolo, pq os meus não crescem. E preciso fazer um p/ Maio, bem fofinho. De repente encontro essas maravilhas. Parabéns mesmo. Que Deus a abençoe sempre. Jô
(conheça meu perfil no Orkut, Arte e Aromas By Jô. Espero vc lá!). Bjks...

Solange disse...

Olá Priscila,

Antes quero parabenizá-la pelo excelente blog, estou sempre por aqui, na sexta passada eu procurava uma receita de pão de ló e gostei desse, fiz no domingo, foi mesmo 35 minutos de forno e ficou lindo, o melhor que já fiz até hoje,segui rigorasamente sua receita, só que o meu marido quando foi comer disse que cheirava ovo, comemos ainda morno, com cafezinho fresquinho, você sabe uma dica para não ficar o cheiro do ovo?

abrçs!
Solange

Priscila Beneducci disse...

Cheirar Ovo
------------

Solange boa noite. Cheirar ovo é muito comum nas receitas de pão-de-ló batidas nas batedeiras comuns. Quando vc usa a planetaria, até receita com 12 ovos (12 gemas), como também as profissionais, a gente sempre fica batendo + tempo que uma receita caseira, nao tem cheiro de ovo.

Essa receita eu bato na Planetaria da Arno, jogando o leite quente e tudo, não tem nada de cheiro de ovo, nem na massa crua, muito menos assada.

Alias tem um cheiro proprio, de massa de crua que é escaldado com leite quente, muito bom por sinal...


Tenta de novo, Priscila

Anônimo disse...

Priscila essa receita você aconselha para aniverssario

Priscila Beneducci disse...

Esta receita:

Pão-de-Ló de Leite Quente da Dona Selma
---------------------------------
Hoje, 2011, não é receita de bolo de aniversário.

Ja foi para amadora da minha mae por anos, aquele bolo de mae com 1 camada de recheio so, cobertura caseira, nada de especial confeitado.

Existe sim Receita de Trabalho para Bolo de Aniversário, as receitas de
Pão-de-Ló de Leite Quente, tem as versões de Água Quente.

Faz parte das minhas receitas de tabrabalho, e já ensinei aqui no blog, com alto rendimento assado. Este tipo de receita de trabalho, tem um proporção de ingredientes diferente da minha mãe, são excelentes para cortaar em fatias (3 ou 4 camadas) sem quebrar. Reconheço que as receitas de trabalho profissional de "leite quente ou água quente" puras com café preto, nao é o miolo e sabor gostoso de comer. Quando são molhadas com calda gostosa, recheios gostosos e coberturas gostosas, são deliciosas, perfeitas para cortar, montar e comer em festas de aniversarios.

Esta da minha mãe, indico "exclusivamente nos dias de hoje", para tomar café com bolo so, de arrasar, pela simplicidade e gostoso.

continua a conversa... abaixo



16 de setembro de 2011 20:43

Priscila Beneducci disse...

-----------------------------------
-----------------------------------
Bolo Festa de Aniversario
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje temos receitas modernas
para
projetos Bolos Festas diferentes.

Esta assim:

Bolo Festa - Torta Bolo Gelado
-------------------------------
confeitado com

. Chantilly (1.a linha do + caro de comprar de alta estabilização), tipo Buttercream comprado ou não
. Buttercream caseiro (que é outra receita nao tem nada a ver com o Chantilly Buttercream comprado)
. Marshmallows,
. Brigadeiros,
. Ganashes e
.Chocolate Glase (entremets),
usamos como receita de trabalho:

1) "Genoise" - Alta Confeitaria Fina - (receita massa trabalhosa,começa o trabalho na boca do fogão, onde ovos crus são pasteurizados caseiramente). Hoje se trabalha Genoise com 1 colher de cha de fermento em po para bolo para 1 receita basica de 4 ovos (antigamente, francesamente era sem).

2) "Pão-de-ló Chiffon" - O miolo + perfeito que já conheci para Torta Bolo Gelado. Já é Alta Confeiteira * da Fina - Dá + trabalho para fazer, gasta + ovos e rende menos assado,lava + louça na pia, e gasta + tempo de energia eletrica, só dá um excelente rendimento assado usando Planetarias da Arno (batedeira semi-profissional) ou Batedeira Profissional (de R$ 1.600,00 para cima), as batedeiras comuns, da para faze-la, dá, so que o rendimento assado é menor, ja testei algumas marcas de batedeiras baratas com a receita Chiffon (aquelas que vc compra por R$ 100,00 a R$ 350,00 só). Ela foi por anos exclusivamente Bolo Simples de Alta Qualidade o antigo q para café, foi parar dentro do Bolo festa de aniversario e revolucionou o gostoso. O pão-de-lo Chiffon ele dá alguns problemas nos projetos bonito bolo fora confeitado, ele deforma, se a superficie do bolo ficar muito pesada de confeitado. Nao é
uma deformidade instantanea, tipo terminou lindo e maravilhoso, 3 a 4 horas depois cria-se afundamentos leves ou profundos, depedendo do peso confeitado, o que foi utilizado la em cima, deixa de ser reto lisinho, que significa como confeiteira vc errou feio. Por isso o peso dos meus confeitados se concentram no Chiffon da borda para lateral... Coisa que ninguem me ensinou, essa eu tive que aprender descobrindo sozinha...

3)"Pães-de-Ló de Liquido Quente (agua ou leite) branca ou de chocolate" - Confeitaria Comum - Receita de 1 tigela só, se sequencia de preparo continuo.-Receita escolhida por Confeiteira Inexperiente, Confeiteira que quer vender so Bolo baratinho, e com toda a sinceridade, é a Receita de Trabalho de todas as Confeiteiras Preguiçosas, que querem fazer receita + vapt-vupt daquelas termino tudo numa tarde. Nao é Alta Confeitaria. De todo jeito reconheço, que são receitas boas para cortar 3 camadas.

3)"Pães-de-Ló Profissionais + Comuns" - Receita escolhida por Confeiteira Inexperiente, Confeiteira que quer vender so Bolo baratinho, e com toda a sinceridade, é a Receita de Trabalho de todas as Confeiteiras Preguiçosas, que querem fazer receita + vapt-vupt daquelas termino tudo numa tarde. Nao é Alta Confeitaria. Algumas sao boas para fatiar e outras nao.


continua nossa conversa abaixo....

Priscila Beneducci disse...

Bolo Festa Artistico em Pasta Americana
--------------------------------


1) "Genoise" - Alta Confeitaria Fina - (receita massa trabalhosa,começa o trabalho na boca do fogão, onde ovos crus são pasteurizados caseiramente). Hoje se trabalha Genoise com 1 colher de cha de fermento em po para bolo para 1 receita basica de 4 ovos (antigamente, francesamente era sem).


2) "Genoise Mousseline" - É Genoise Baunilha Massa Branca de 1.a linha - o mesmo estilo de receita que leva Amido de Baunilha - 2011 esta a receita preparada hoje com Amido aromatizado, aquele popular que conhecemos no Brasil: Flan Baunilha em po, ou Pudim de Baunilha em po (ambos de caixinha), que no Brasil são raros ingredientes de Baunilha, que resistem ao calor do forno, e estes produtos simples, resiste a baunilha com cheiro e sabor o calor da fornada. A marca faz diferença, assando vc perceberá que aquela marca + cara do supermercado, o a baunilha no bolo genoise frio e assado e aparece gostoso melhor.

3) "Genoise de Rosas" - Uma massa branca fina - Preparado com Chá de Rosas.

4) "Genoises de Chocolates" - Massas de Bolo de Chocolate com cor forte chocolate e com sabor de chocolate mesmo aparecendo. A maioria das + famosas Cakes Designers só assam ele com Cacau em Po (se usa menos na receita, caro de comprar, dá cor e sabor super forte, não deixa abaixar tanto o volume assado). Pode assar com chocolate em po a 50% pode sim. So que com Cacau vc perceber que ele nasce + alto do forno.

Genoise com fermento em po para bolo ou sem fermento. Qual é a receita certa? Tecnicamente Patisserie Frances é sem Fermento em Po. Os Chefs Franceses, competencia é competencia, Cake Designer ou Chef consegue assar bolo sem fermento em po industrial com qualidade. Aqui no Brasil com todas as professoras que passei "famosas Cakes Designers", todas que conversei informalmente colocam "1 colher de chá de fermento em po para bolo" na receita básica de Genoise de 4 ovos, seja ela qual for. É uma maneira de ficar + confiante com a fornada. Sem desmerecer seu trabalho de Cake Designer que quer se manter na Alta Confeitaria Brasileira.

Genoise no momente é unica receita de trabalho profissonal confiavel de verdade, para bolos de andares e casamento, de alto nivel de dificuldade para terminar, aqueles que vc vai ficar longo tempo de trabalho terminando o bonito por fora até hoje. Não azeda, com facilidade. Que esses bolos enormes, tem vez que a confeiteira fica de 3 a 4 dias para termina-lo, fora da geladeira.


continua nossa conversa abaixo...

Priscila Beneducci disse...

5) "Pão-de-Ló comum (com ou sem Liquidos Quentes, com ou sem Óleo ou Margarina derretida) nos Bolos Artistiscos de Pasta Americana" -

Nesta linha Pasta Americana o pão-de-lo não pode ser super fofinho tipo Chiffon, precisa ser uma Receita de miolo + pesado. Essas receitas basicas, costumam ganhar 4 xicaras de ingredientes secos, geralmente.

"Pão-de-Ló Comum na Pasta Americana". É a receitas das Confeiteiras Iniciantes, é a receita das Cakes Designer Inexperientes, que estao começando agora, e se sairam bem nos 1.os 10 bolos que ela fez, de 1 andar so (geralmente, batizado, e aniversarios), é a Receitas com toda sinceridade das Confeiteiras e Cakes Designers Preguiçosas e Desorganizadas com seu tempo de trabalho e execução, acabam caindo an receita de bolo vapt-vupt, correndo, muitas ate com conhecimento dos problemas, os "altos ricos de azedamento dos bolos de temperatura ambiente, fora da geladeira, que sao os Bolos Artisticos em Pasta Americana".

Essas receitas de Pães-de-Ló Comum são ovo cru direto na batedeira (sem pasteurizar), de 1 tigela para lavar, de 1 etapa so fazendo, de preferencia rapido la na batedeira ligada. É sempre a receita de trabalho das que vendem Bolo de Pasta Americana baratinho de comprar, quase sempre custa 1/3 do preço ou a Metade do preço de 1 Cake Designer Famosa.



continua nossa conversa abaixo...

Priscila Beneducci disse...

Eu já assei muitas vezes, antigamente. Alias as 1.as receitas que aprendi com Professoras Famosas eram assim.
Ai eu descobri, a maioria Professora famosa Cake Designer que ensina Bolo com este tipo de receita, em curso, em televisao e revista, não usa esta receita como receita de trabalho com o cliente dela. Incrivel nao?

A checagem é simples, so vc entrar no site de trabalho dela, ou solicitar um orçamento para ela, com os sabore e receitas de bolo para escolher, e vc vera, a receita da Tv, da Revista, do Curso que ela ensinou, e inferior, ela mesmo nao trabalha com aquela receita. Ela so trabalha com a tecnica francesa original: Receitas Genoises na Pasta Americana.

Por isso fique esperta, porque a Cake Designer famosa que tem um baita sucesso, nao quer ensinar pra valer o segredo da massa dela.


Aqui em Belo Horizonte em Buffets, já cortamos bolos de andar todo verdadeiro, montando com este tipo de receita, que já estava com leve " com gostinho de azendando", e alguns bolos lindos aqui de Belo Horizonte (de Buffet famosão), estavão " ja azedados de verdade"...

Para Bolo Festa Artistico de Festa de Criança de 1 andar só, aquele vc dá conta de fazer e terminar em 2 dias só, este tipo de Receita serve.
Por isso que se usa muito, ai quando entra uma encomenda especial enorme. Missao Enorme, de Andares, super trabalhoso fora, a encomenda que deveria ser seu melhor trabalho de bolo, comendo todos descobrem, deu vechame, reclamação: Azedou.

Confiavel para Pasta Americana, ainda não apareceu outra, são ainda as
"Receitas Genoises"
(ovos crus pasteurizados caseiramente antes de começar a receita).

"Essas receitas não são Segredo", estão disponiveis na Internet de diversos jeitos.

Tem algumas receitas ja ensinei aqui no
meu blog, registradas em receitas de bolos e sobremesas,

a Internet esta cheia destas receitas free,de graça para aprender, são
- videos you tube, orkut, sites de gastronomia e blogs
- passo-a-passo,tutoriais, revelando todos os macetes em foto
- e as simples escrito, que precisa ler, mesmo sem foto, foi nestas receitas escritas que aprendi muita coisa.
- nao esqueça de ler os comentarios, como aqui, muitos explicam macetes importantes.

Navegue pesquisas em portugues e idiomas estrangeiros: Genoise Cake, Chiffon Cake Birthday, Bolo Genoise, Bolo Chiffon, que vc irá encontra-los, descobrir qta tecnica importante para os + diferentes Projetos de Bolos Diferentes (que pedem validade sem estragar diferentes)...

De graça, tudo ensinado miudinho na mão, não tem, no minimo vc precisa dedicar horas em frente, para caçar este conteudo que ensinei acima, copiar, assistir os videos, ler tudo com atenção aos detalhes dos macetes, ensinados por blogs, sites e profissionais diferentes. Que cada um conta informações pulos de gato diferentes para estas receitas modernas. E claro, se organizar, que aprender, nao tem jeito, é fazendo voce mesma no minimo 1 vez, para ver se na sua mão, com sua batedeira, com seu forno, a fornada nasce perfeita, igual a minha.

Eu mesma, teve receita que nao acertei na 1a. A insistencia de repetir Receitas profissionais ate conseguir acertar a fornada, faz parte do ocio da Cake Designer.

Para isso vale a regra principal:

"Vc só vende para o Cliente o que vc foi realmente competente de reproduzir antes, nas festas da sua familia."

Bem vinda ao mundo profissonal 2011/2012:

Patisserie Birthday Cake
Patisserie Bolo Festa

Priscila Beneducci
confeiteira profissonal

Robertinha disse...

Fiquei maravilhada com seu comentário acima! Resolvi que quero aprender a fazer bolos de aniversário, mas não quero estes bolos comuns que como vc disse, de uma massa só, c/ uma bacia p/ lavar. Quero fazer a diferença, mas gostaria de tentar sem precisar, no início, de participar de algum curso, pois inda não tenho tempo suficiente, quero pegar mais o jeito antes de investir em cursos.
Qualidade para mim é fundamental, ontem mesmo saí do carrefour sem comprar a planetária pq estava cara e já vi aqui na net preços melhores e minha mãe queria que eu pegasse uma comum, comum eu já tenho!
Vou revirar seu blog, aprender muito aqui.
Depois postos os resultados!
obrigada por compartilhar sua sabedoria!!!!
Roberta
robmatbru@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/robertinha.nunes.1

Anônimo disse...

ja fiz 2 vezez o teu bolo pão de ló ficou uma porcaria , seco mesmo molhando com calda de pessego não adiantou voce mente a receita ate agora não confiei em minguem

vane disse...

este teu bolo é mentira já fiz 2 vezes ficou uma porcaria , mesmo molhando com pessego não prestou , ficou uma borracha

Priscila Beneducci disse...

Vane
-----

Boa tarde.

Esta receita é um classico,
alem estar no caderno de receitas de diversas familias que conheço e
tb é receita de aula de iniciante para confeitaria.

Vc assou 2 vezes com insucesso.
Muito estranho...
Reveja o que vc esta fazendo.
Anime-se
Faz até acertar.

Vc foi a 1.a que vi reclamar.

Esta receita nao tem erro.

As demais receitas de bolos de aniversarios profissionais são fornadas com etapa de maior trabalho comparando com a simplicidade desta receita de pao-de-ló de leite quente.


Só coloco receitas certeiras aqui no blog.

Se precisar telefone, podendo ajudar por telefone estamos aqui.

Priscila Beneducci


Anônimo disse...

Olá Priscila
Gostei muito dos seus comentários a respeito de receitas de bolos,os tipos de bolos que as doceiras usam.Foi muito interessante saber tais detalhes que até então desconhecia.Muito bom compartilhar no blog.Parabéns.Pena que não tenho oportunidade de experimentar uma receita sua,pois resido no interior da Bahia,um pouco distante de você.Amei o bolo de aniversário da sua filha, o de frutas com chantilly e recheios de mousse.É pena que não posso degustá-lo.Felicidades.
Denise-Ubaitaba-Bahia

Cris disse...

Fiquei chateada, fiz a receita mas o bolo ficou bem seco, não cresceu, ficou fininho e nada fofo. Usei até o mesmo refratário de vidro, mas... nada...
Pensei q fosse o fermento, mas testei e ele estava perfeito.
Não sei o q houve :-(

Priscila Beneducci disse...

Cris

oi tudo bem. Fornada é dose e mao dos outros.

Faz de novo, que esta receita é um classico, é uma receita de bolo maravilhosa, "fofissima e umida naturalmente", sempre deu certo comigo e com todos que conheço da familia e ate das minhas ajudantes de cozinha.

Esta receita é um classico, e apareceu em revista de bolos de aniversarios de festa de banca de jornal, que agora recentemente encontrei ela registrada nas paginas la.

Pessoalmente tem receita moderna hoje para bolo de aniversario, que esta receita nao permite o corte em 3 camadas.....

Faz de novo,
quem trabalha comigo, no minimo tem que dominar, fazer nascer com sucesso, esta receita simples,
esta receita é maravilhosa de bolo
é o famoso a anos
Pão-de-Ló de Leite Quente

Priscila Beneducci


Priscila Beneducci disse...

Cris

oi tudo bem. Fornada é dose e mao dos outros.

Faz de novo, que esta receita é um classico, é uma receita de bolo maravilhosa, "fofissima e umida naturalmente", sempre deu certo comigo e com todos que conheço da familia e ate das minhas ajudantes de cozinha.

Esta receita é um classico, e apareceu em revista de bolos de aniversarios de festa de banca de jornal, que agora recentemente encontrei ela registrada nas paginas la.

Pessoalmente tem receita moderna hoje para bolo de aniversario, que esta receita nao permite o corte em 3 camadas.....

Faz de novo,
quem trabalha comigo, no minimo tem que dominar, fazer nascer com sucesso, esta receita simples,
esta receita é maravilhosa de bolo
é o famoso a anos
Pão-de-Ló de Leite Quente

Priscila Beneducci


Luciana Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Borges disse...


Priscila, porque não posso cortar esse bolo em 3 camadas?
Posso acrescentar chocolate na massa? Se sim, quanto?