Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de abril de 2008

"Pão de Ervas"










Priscila:
  1. Amei este pão. É um pão muito macio e fofo, além de ter o miolo bonito e fofinho, é cheiroso e muito saboroso. Aquele pão tipo pão de fôrma com sabor, se quiser comer ele puro saído do forno quentinho com café já é uma delícia!
  2. O bom que é um pão de 1 só tablete de fermento fresco ( 15 g ), uma receita maravilhosa! Entrou definitivamente para a lista de “ prediletas “. Caldo de legumes ou caldo de galinha? Já assei dos 2 jeitos, ambos ficam deliciosos! O segredinho de manter ele fofo por + tempo ( 2 a 3 dias ) é deixado completamente fechado em saco ou bem envolvido em filme plástico, para o ar da temperatura ambiente não transforma-lo em pedra.
  3. Este pão dura para nós aqui em casa só em 2 mesas de café, a 1.a geralmente é o Brunch ( mesa de café da tarde ) servido quentíssimo saído depois a sobrinha se tiver, vai parar na mesa de café da manhã.

Rendimento Testado pela Priscila:
  • são 2 pães de forma pequenos ( assados na fôrma de bolo inglês pequena n.o 1 )
  • 1 pão grande – assado em fôrma de pudim de 2,5 litros de capacidade


Pão de Ervas
Ingredientes:
Esponja ( levedo )
  • 15 g – 1 tablete de fermento fresco para pão ( 1 tablete só )
  • 200 ml – 1 xícara ( chá de 200 ml ) – “ água morninha “
  • ½ xícara ( chá ) farinha de trigo
  • 1 colher ( chá ) açúcar
Outros Ingredientes
  • 100 ml – ½ xícara ( chá de 200 ml ) – “ água morninha “
  • 1 tablete de caldo de legumes ( dissolver na água morninha e reservar )
  • 1 colher ( chá cheia ) sal
  • 2 colheres ( sopa ) óleo de milho
  • 1 gema de ovo
  • 3 colheres ( sopa ) cebolinha verde, em rodelinhas
  • 2 colheres ( sopa ) salsinha micropicada
  • 1 colher ( chá ) orégano
  • 1 colher ( chá ) alecrim
  • ± 4 xícara ( chá ) farinha de trigo

Pincelar a Massa Crua
  • 1 gema de ovo
  • desmanchada em 2 colheres ( sopa ) água
  • polvilhar queijo parmesão ralado fino - é opcional
Modo de Preparo da Priscila – Massa de Bacia – Quase sem Sovar:
Esse pão de ervas tem 3 crescimento ( descansos ): 1.o com a esponja, 2.o com massa de bacia preparada, 3.o o pão modelado dentro da fôrma.
Esponja – Dissolva na água morninha o fermento fresco, coloque o açúcar e ½ xícara ( chá ) de farinha de trigo, cubra com filme plástico e deixe a esponja triplicar de volume.
Massa de Bacia sem Sovar – Na esponja já levedada, adicione o caldo de legumes dissolvido ( em ½ xícara de água ), o óleo, a gema de ovo, o sal e as ervas ( salsinha fresca, cebolinha fresca, orégano e alecrim ). Misture bem. Vá adicionando farinha de trigo aos poucos. Adicione até obter um grude de massa pesada e pegajosa de colher. Cubra com pano e deixe descansar, dobrar de volume. A massa irá grudar levemente no pano de prato depois de crescida.
Formato do Pão ( Praticamente não é Sovada ) – Polvilhe só um pouquinho de farinha de trigo no granito. Despeje o grude de massa crescida pegajosa sobre ela. Polvilhe com farinha de trigo e trabalhe um pouco ela ( secando ela só um pouquinho ), o suficiente para conseguir formar o pão estando a massa pedindo ainda muito mais farinha de trigo. A textura desejada é se enfiar os dedos no interior dela gruda tudo ainda. Corte a massa ao meio. Com a mão mesmo abra cada pedaço e enrole apertado como um rocambole sem recheio, sem deixar colocar “ ar “ propositalmente, obtendo 2 filões. Coloque eles em 2 fôrmas de pão de fôrma, cubra com o pano e espere eles crescerem até a borda ( é praticamente o triplo do volume inicial ). Para crescer tanto vai levar de 45 minutos a 1 hora de descanso.
Forno – Pincele os pães com gema dissolvida em água. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC, se a massa estiver bem crescida como indicado ( o triplo praticamente, completamente cheia de ar ), será assado por 25 a 30 minutos. Caso contrario esse pão levará 40 minutos de forno.
Meu Pão de Ervas Boa Sorte ( Pão de Caldo de Legumes ) besuntado com o meu Requeijão Cremoso de Copo Caseiro receita da Maizena.


Fonte: A receita é aquele Pão de Ervas que vem publicado no saco ( no verso, sem foto ) da farinha de trigo Boa Sorte. Como eu tenho outras receitas com o nome Pão de Ervas, na minha mente eu me lembro dele como Pão de Caldo de Legumes.

Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiz e adorei tinha tirado essa receita da embalagem de farinha mas tinha perdido obrigada,você tem a receita de biscoitinhos amanteigados que vinha na embalagem de farinha boa sorte se tiver coloca pra mim perdi também obrigada.Ju

Anônimo disse...

Obrigada Priscila, fiz esse pao ontem usando fermento seco porque nao achei o fresco usei o mesmo processo e ficou otimo.
Parabens!!

Dirce