Total de visualizações de página

.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

"Frango Assado com Laranja e Bacon" - "assado no Suco de Laranja" da Palmirinha Onofre





Penosa Assada Domingueira Predileta da minha Família

Fonte: Receita da Palmirinha Onofre, ensinada no programa Tv Culinaria da Tv Gazeta no dia 05-10-2006. Ela ensinou este frango + um creme de milho verde preparado com sopa creme de queijo em pó. A mesa dela tinha arroz branco e salada de agrião e uma linha sobremesa desenformada de uma fôrma de bolo inglês.

Frango com Bacon da Palmirinha ou Frango Duquesa do Chef Álvaro Rodrigues? As duas receitas são parecidas, domingueiras e deliciosas. Ambas valem a pena assar.



Priscila:
Sabor – O sabor é ótimo, dá para sentir o saborzinho de laranja no interior da carne de frango assado, casando com o crocante do bacon por fora. Ele é um frango bonito, perfeito para almoços em família e para receber visitas em casa. O que + gostei foi da praticidade, dá para deixa-lo montado marinando 1 dia antes na geladeira. No almoço de domingo é só colocar no forno.
Sal – O bacon + 1 colher ( sobremesa rasa ) de sal na marinada, foi o suficiente para deixar o sal no ponto que a minha mãe gosta. Eu prefiro + salgadinho.
Marinada de Suco de Laranja – Quando se coloca 8 pedaços de frango na marinada parece que merecia espremer um pouco + de suco de laranja, não precisa, depois de 1 noite o frango dessora um pouco e tem um pouquinho + de líquido do que antes.
Bacon Fatiado – Tem da marca Perdigão, Seara e Sadia. Comprei 2 caixas para comparar, 1 da Sadia e outra da Seara ( as únicas marcas que estavam na geladeira do Carrefour ). Tem caixa dele fatiado com 250g ( é o da Sadia custou R$ 5,49 com 12 fatias, numa outra ocasião veio só 10 fatias ) e tem caixa com 200g ( é o da Seara o preço era R$ 4,29 ). Por fora as 2 caixas estavam bonitas e carnudas, escolhi a dedo, peguei um monte delas na geladeira para comparar, abrindo em casa foi uma surpresa. Realmente o da Sadia supera longe, tem muito + carne que o da Seara. Preços de 10/2006. O ideal é considerar em média 10 fatias por caixa de bacon fatiado.
Refratário – Eu assei no refratário todo forrado por dentro, laterais e bordas com ponta para fora de papel alumínio. Esta receita depois que sai do forno deixa ele muito sujo. Foi só transferir para outro prato de servir ( usei outro refratário transparente oval ) e levar a mesa. O refratário que foi ao forno, foi só levantar o alumínio sujo e jogar fora, o refratário estava todo limpinho, fácil, fácil de lavá-lo.



Frango:
· 1 kg partes prediletas ( a Palmirinha usou 1 kg de coxa com sobrecoxa, separadas em casa, algumas com pele e outras sem pele – para agradar os gregos e troianos do estúdio de tv dela )
· nós compramos 4 pernas de frango ( 8 coxas e 8 sobrecoxas ) – 1,600 kg.
· água com vinagre ou suco de limão ( para lavar elas cruas antes de temperar )

Marinada de Suco de Laranja da Priscila:
· 250 ml de suco de laranja puro coado ( exatamente o suco de 4 laranjas pêras de casca fina )
· 1 colher ( sopa cheia ) tempero verde mineiro de geladeira sem sal ( ou 4 dentes de alho grandes socados )
· 1 colher ( sobremesa rasa ) de sal
· 1 ponta da colher ( de sobremesa ) pimenta-do-reino preta moída
· 1 colher ( sobremesa ) orégano
· 8 fatias - bacon fatiado ( 1 fatia inteira comprida por peça de frango )

Marinada da Palmirinha:
· 250 ml de suco de laranja puro coado ( exatamente o suco de 4 laranjas pêras de casca fina )
· 1 colher ( sopa cheia ) tempero pronto pedaçudinho de vidrinho ( ela falou que tem cebola, alho, pimenta fresca, um pouquinho de azeite e orégano – eu acho que ela usou o da marca Receita de Casa da Sazón )
· sal
· pimenta-do-reino
· bacon fatiado ( 1 fatia inteira comprida - por peça de frango )



Pilotando o Fogão com Priscila:

Frango – Ela tirou a pele e lavou com água e vinagre. Depois furou a peça. Temperou o suco de laranja com o tempero pronto, sal e pimenta. Mandou deixar de molho sem bacon por 1 hora. Depois pode enrolar no bacon e deixar marinando o tempo que quiser ( o ideal é uma noite, ou como ela falou, tempera de manhã deixa pronto na geladeira para assar na janta ).

Refratário ou Tabuleiro – Já aviso o refratario vai sair muito sujo do forno, você terá que transferir a penosa assada para outra travessa ao levar a mesa. Por isso pode assar em tabuleiro se quiser. Eu prefiro assar sempre bem forrado com papel aluminio até na borda, para facilitar a limpeza depois. O importante pra valer é que em que escolher ( tabuleiro ou refratario pequeno ) que permitar colocar as peças, permitindo uma das outras, para a peça ficar quase submersa na marinada de suco de laranja. Ela falou para deixar tudo marinando, montadinho direto no refratário que você irá usar para assar. Ela usou um oval médio, ela teve que apertar para ajeitar, colocando todos dentro deitados. Durante a aula ela fez tudo no refratário oval transparente, no final da aula ela tirou do forno uma daquelas assadeirinhas de inox retangular com o frango pronto assado. 

Bacon – Ela pegou a peça crua de frango e enrolou com bacon ( a fatia inteira ) e acomodou num refratário, não é preciso prender com palito de dente que não desenrola. Acomode deitado no refratário, lado a lado, juntinho. Cubra com toda a marinada temperada de suco de laranja ( ficará nadando, semi submersas ). 

Forno - Leve ao forno até secar, sem cobrir. O bacon dela não torrou, ficou crocante e bonito em volta do frango dela. O frango ficou douradinho só com ajuda do suco de laranja e a gordura do bacon. Fica um ólezinho por baixo das coxas que saiu do bacon. Ela retirou deste refratário e montou um outro prato com eles assados ao lado o creme de milho diferente dela, salpicado com muita cebolinha verde.

Meu Frango com Bacon – Eu assei só 6 partes ( 4 coxas + 2 sobrecoxas ) em 1 refratário retangular pequeno + a receita da marinada de suco de laranja inteira. O meu frango ficou quase totalmente submerso na marinada. Coloquei no forno já bem quente desde o inicio. Como tinha muito marinada concentrada – quase 3 cm de altura de líquido, dentro um recipiente pequeno, até o meu caldo evaporar totalmente o meu frango ficou no ponto 1 hora e 10 minutos depois que coloquei no forno. Praticamente um forno ligado desde o inicio por 1 hora e 25 minutos.




Rendimento Testado pela Priscila:
· Frango – 4 pessoas – 8 partes de frango ( 2 peças por pessoa ). Este frango é muito gostoso assado, dá vontade de repeteco, tem considerar 2 peças por pessoa mesmo – nós compramos 2 bandejas de isopor com 2 pernas de frango em casa ( coxa com sobrecoxas ), que dá 8 pedaços de frango ( 4 coxas e 4 sobrecoxas ) – pesou 1,600 kg ( 800g cada bandeja com 2 pernas ).
· Marinada de Suco de Laranja – dá para assar tranquilo até 8 partes de frango se for de sobrecoxas ou 10 partes se for só de coxas, em refratário médio ( eu assei 6 partes só em refratário pequeno retangular com a marinada inteira )
· Bacon Fatiado Sadia – A caixa tem 250 g – veio com 12 fatias, numa outra ocasião veio só 10 fatias





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Nenhum comentário: