Total de visualizações de página

.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

"Arroz Tropeiro"

Arroz Tropeiro



Delicioso!







Arroz Tropeiro da Priscila:
· 500 g carne seca ( demolhada, cozida e desfiada em pedaços grosseiros )
· 1 gomo lingüiça defumada em rodelas finas ou em tirinhas ( portuguesa ou calabresa ) – 250 g ( eu prefiro a lingüiça portuguesa ½ gomo dela só, que equivale a 1 gomo inteiro de calabresa )
· 100 g de bacon
· 2 dentes de alho espremidos
· 1 cebola picadinha
· 2 xícaras ( chá ) arroz cru ( lavado, escorrido, quase seco de novo)
· 2 tomates, com tudo, picado em pedacinhos ( pique miudinho que ele não será refogado até desmanchar, será cozido junto com o arroz )
· 1 pimenta fresca, sem sementes, picada
· chaleira – água fervente
· suco de ½ limão verde Tahity ( espremido direto sobre a água do cozimento do arroz, coloque a mão por baixo para segurar qualquer sementinha que cair lá dentro)
· 1 tablete de caldo de carne, esfarelado
· cheiro verde picadinho ( misturar no arroz depois de cozido e polvilhar sobre ele)

Dicas da Pri:
o Suco de Limão – Nenhuma receita de arroz tropeiro ou arroz carreteiro pede suco de limão. Eu sempre coloco. É como na galinhada, não pode faltar suco de limão no cozimento do arroz da galinhada. O arroz fica mais gostoso, ele pronto, comendo não aparece que colocou limão. O limão suaviza o sabor da carne, principalmente estas carnes de boi e porco que tem sabor marcante, além de ajudar a deixar o arroz empregnado de ingredientes ficar mais soltinho, também ajuda a deixar o arroz + clarinho.
o Rendimento – Com 2 xícaras de arroz Prato Fino dá muito arroz, chega a encher uma fôrma de pudim de 2,5 litros e ainda sobra arroz na caçarola, ou quase enche um refratário de mesa grande de 3 litros de capacidade. Porém se for preparar um almoço para 9 pessoas, pode se quiser, eu acho que não precisa cozinhar 3 xícaras ( chá ) de arroz cru para a mesma quantidade do resto, não há necessidade de aumentar a carne seca. Não se preocupe a carne seca que sobra desfiado na tabua é pouquinho, pouquinho de 500g peça. Na receita pronta, parece que colocou um montão, ela incorpora muito sabor, mesmo sobrando só um pouquinho dela desfiada na tábua.



Rendimento Incrível - Testado pela Priscila:

· com 2 xícaras de arroz só Prato Fino = 22 colherzonas de servir arroz gordonas, mãezonas
( bem cheias mesmo ) de arroz tropeiro = quase encheu um recipiente marinex com 3 litros de capacidade ( o meu na foto era um oval enorme, fundo e alto, cabe muita comida dentro )

· 7 pratos / 7 pessoas – se for pensar em 3 colherzonas da minhas super gordas de arroz tropeiro
· 11 pratos / 11 pessoas – se for pensar em 2 colherzonas das minhas super gordas de arroz tropeiro ( que já é uma ótima porção de arroz por pessoa ) – não precisa fazer + arroz, do que a receita ( um refratário de 3 litros quase cheio de arroz ), se for servir junto uma outra carne de prato principal





Pré-preparo da Carne Seca:
1. Deixe de molho na véspera, trocando de água algumas vezes.
2. Se esqueceu de deixar de molho na véspera, faça 4 molhos seguidos de 15 minutos cada, sempre trocando de água por água fervente de chaleira, em todas as trocas.
3. Leve para cozinhar imerso na água na panela de pressão, cozinhe depois que chiar por 40 a 45 minutos. Ele estará desmanchando no ponto para trabalhar com ele na tabua, picado grosseiramente ou desfiado sem nenhuma gordurinha.

Pilotando o Fogão com Priscila:
1. Primeiro frite só o bacon até ficar crocante. Retire com a escumadeira os torresminhos de bacon e reserve, para colocar só no final depois do arroz pronto.
2. Na gordura que ficou na caçarola, frite as rodelas finas de lingüiça, deixando fazer uma leve casquinha crocante nelas. Retire com a escumadeira e reserve.
3. Na gordura que ficou no fundo da caçaroal refogue primeiro só o alho, depois a cebola.
4. Acrescente o arroz cru e refogue bem.
5. Coloque a carne seca, os tomates picados e a pimenta fresca picada junto ( ambos não serão refogados, acrescidos e imediatamente molhados com água fervente ), mexa bem.
6. Despeje a água fervente até cobrir.
7. Acrescente o tablete de caldo de carne + o suco de limão. Mexa bem até dissolver.
8. Devolva na panela todos dos gomos de lingüiça que foram reservados, mexa, deixando cozinhar junto.
9. Levantou fervura, abaixe a chama ao mínimo e abafe com a tampa. Cozinhe por 12 minutos. Desligue. Se não tiver pressa mantenha abafado por + 10 minutos desligado. Se tiver pressa retire a tampa, na mexa nele, sem tampa por 10 minutos.
10. Solte o arroz tropeiro sempre com o garfo dentro da caçarola, nunca com colher. Além de não machucar as rodelas de lingüiça defumada que estão finas e cozidas, o arroz fica fácil de deixa-lo soltinho.
11. Aproveite nesta etapa do garfo para misturar cheiro verde picado à gosto + os torresminhos crocantes de bacon.
12. Sirva quentinho!



Fonte: Esta receita é da Knorr.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Nenhum comentário: